Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O espaço exterior da escola não está devidamente organizado para que a atividade pedagógica e bem-estar dos alunos estejam acautelados, de forma condigna e proficiente. Especificamente no que respeita às artes visuais o ambiente exterior é de grande riqueza para a disciplina e tem grande impacto na motivação e bem-estar dos alunos.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Alguns passos já foram dados nesse sentido. Os professores já reciclaram paletes para criarem bancos e mesas funcionais paras as atividade dos alunos, em contexto pedagógico como em outra atividade lúdica ou recreativa. As estruturas serão mantidas, mas tornou-se evidente que sem cobertura a utilização pelos alunos é diminuta.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
3874
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
60
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretendemos construir uma cobertura retrátil, por forma a potenciar a dinamização de um LABORATÓRIO DE ARTES exterior, uma lona retrátil que pode ser recolhida em caso de intempérie, como pode ser aberta para permitir condições de sombra apropriadas ao desenvolvimento de atividade lúdico-pedagógicas ao ar livre. A construção implica a construção de uma estrutura metálica e guias em cabo de aço, estrutura que suportará a lona retrátil.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção tem caráter permanente e pretende fomentar a prática de atividades pedagógicas ao ar livre para todas as disciplinas, além das artes. O laboratório de artes será o projeto pioneiro que dará vida e induzirá novas abordagens de ensino, esperando que decorra efeito mimético em outras áreas.
Explicite:
A desconstrução da atividade letiva em ambientes formais e clássicos tem-se demonstrada limitada para cativar a atenção e empenho dos alunos. A tecnologia tem ganho algum destaque, mas acreditamos que esse também não seja um fator diferenciador para a motivação dos alunos, pelo menos a longo prazo. Praticar ensino em ambiente informal e fora de portas tem um impacto significativo na melhoria das condições de aprendizagem, pois a teoria científica mostra evidências de ganhos a nível da motivação, concentração, empenho e resultados que os alunos obtêm quando expostos a ambientes de aprendizagem fora de portas. Uma vez que o espaço poderá ser usado para lanchar, trabalhar, jogar ou conviver, também se espera a melhoria da qualidade dos tempos livres.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos serão envolvidos na decoração e melhoria do material pré-existente, nomeadamente as mesas e bancos construídos com paletes. No que respeita à cobertura, serão os alunos a estender a cobertura sempre que a mesma seja necessária e também a recolherão em caso de não utilização para permitir a maior longevidade do equipamento nas melhores condições. No fim de cada ano letivo a lona será desmontada pelos funcionários para lavagem e manutenção, sendo remontada para o início do novo ano letivo.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
A concretização do projeto será precedida pela projeção mais precisa da estrutura. Nessa fase alguns professores, encarregados de educação e alunos serão envolvidos num projeto de planeamento e execução que pretende dar maior pormenor ao desenho artístico. Como antes dito, alguns alunos serão responsáveis pela requalificação e embelezamento do mobiliário, enquanto uma equipa constituída pelo mestre da escola, docentes e alunos serão responsáveis por adquirir as calhas metálicas, os cabos de aço, a lona e acessórios necessários à execução do projeto.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O benefício no bem-estar é evidente pela desconstrução do ambiente formal de aprendizagem em sala de aula. Uma vez que a área escolhida está pensada para ser usada em contexto pedagógico e lúdico, temos aí uma condição diferenciadora, pois a escola é vista como um contínuo de espaço em que a aprendizagem pode acontecer em qualquer zona e em qualquer momento.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O mobiliário em paletes já existe há dois anos. Agora propomos a construção de uma cobertura retrátil em lona, a qual tem o prazo previsto de um mês para planeamento e aquisição de matérias, mais um mês para a execução. Prazos que começam a contar após a viabilidade da proposta apresentada.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A associação de pais será envolvida na fase de planeamento e aquisição de materiais, fomentando uma comunidade educativa participante e envolvente, onde todos colaboram para a aprendizagem e desenvolvimento das melhores condições que a escola pode oferecer aos alunos.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Os recursos financeiros necessários à aquisição de materiais para a lona retrátil (calhas galvanizadas, cabos de aço, lona impermeável, solda, acessórios) que permitirá o laboratório de artes ao ar livre, são estimados em 950€. Os recursos humanos são compostos pelos docentes, alunos, encarregados de educação e mestre da escola.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Indicadores que permitirão avaliar o impacto do projeto são: a utilização diária do espaço em contexto pedagógico; o envolvimento da comunidade educativa na projeção e execução do projeto; a pré-existência de mobiliário, reveladora do desejo em aprender fora de portas, em contexto descontraído, como a alma dinâmica dos professores e alunos que já começaram a desenvolver o projeto, mas a falta de recursos financeiros não permitiu a finalização do projeto.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
O principal risco do projeto poderá ser a derrape financeiro perante a estimativa do projeto e o galopante aumento de preços dos materiais de construção, todavia a associação de pais da escola mostra-se disposta a suprir algumas necessidades e por esse motivo faz parte do projeto. O maior risco à não execução deste projeto será a razão de não vencermos este concurso.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: