Escola Básica com Secundária Padre António Morais de Fonseca - Centro Escolar da Saldida (Murtosa)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Breve enquadramento do projeto.
Numa terra em que, durante muitos anos, a bicicleta foi o principal meio de transporte dos seus habitantes, este projeto procura resgatar e valorizar essa tradição, fomentando uma cultura de deslocações ecológicas e conscientes.
Na Murtosa, andar de bicicleta é tão natural como viver
Município acaba de ser considerado pelo Bike Friendly Index “o mais amigável” para andar em duas rodas. Percebe-se: na Murtosa, as bicicletas parecem estar em toda a parte.
Maria José Santana 15 de abril de 2019 “Jornal Publico”
Os censos de 2022 vieram contrariar o que até então se defendia. “Em dez anos, a Murtosa perdeu um terço dos utilizadores da bicicleta. Era a campeã nacional a pedalar e continua no topo da tabela, nos modos suaves de deslocação, mas novos hábitos e novos habitantes estão a reforçar a utilização do carro.”
Camilo Soldado 9 de janeiro de 2023 “Jornal Publico”
Como já mencionado a bicicleta foi, durante muitos anos, o principal meio de transporte dos seus habitantes, incluindo os alunos do 1.º ciclo, na deslocação para a escola.
No entanto, apesar do significativo investimento em ciclovias ao longo dos anos, o uso da bicicleta tem vindo a diminuir nas deslocações diárias dos cidadãos.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
O espaço exterior do Centro Escolar da Saldida reúne todas as condições para a implementação de um circuito de prevenção rodoviária, proporcionando a aprendizagem da condução da bicicleta e a prática das regras de circulação rodoviária e a prática do exercício físico.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
mais de 800m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
cerca de 400m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Com o projeto Eco Pátios – CES by BIKE, queremos criar um espaço de cidadania ativa, onde a aprendizagem e a promoção da mobilidade sustentável estejam no centro das nossas ações.
Todos os dias, observamos um elevado número de automóveis estacionados em frente à escola para deixar os alunos, o que, por sua vez, contribui para o aumento da poluição.
Com o objetivo de promover uma cidadania ativa, através da aprendizagem prática, vamos implementar um circuito de prevenção rodoviária (pintado na zona alcatroada da escola, intervenção de caráter permanente), que permitirá trabalhar a educação rodoviária.
• Com este projeto, pretende-se ensinar e motivar os alunos mais jovens para o uso da bicicleta nas suas deslocações, desenvolvendo as suas capacidades motoras.
Numa segunda fase do projeto, pretendemos projetar as atividades para o exterior da Escola, elaborando 3 percursos cicláveis, procurando utilizar as ciclovias existentes na vila.
Um dos principais objetivos deste projeto é promover o uso consciente da bicicleta, tanto pelos alunos como pelos seus pais. Acreditamos que os alunos podem ser agentes de transmissão de conhecimento, sensibilizando os pais para a importância do uso da bicicleta fora do contexto escolar, seja nas deslocações para o trabalho (para aqueles que têm essa possibilidade), seja nas deslocações dos próprios alunos para a escola.
Os objetivos específicos deste
• Criar um espaço de aprendizagem onde as competências adquiridas na escola possam ser aplicadas na via pública e partilhadas com a família;
• Fomentar a utilização da bicicleta
• Minimizar o ruído e a poluição em frente à escola, reduzindo o número de automóveis nesta zona;
• Promover a inclusão através da aprendizagem de habilidades motoras, como a utilização regular da bicicleta.
• Melhorar a qualidade dos tempos livres, especialmente durante os intervalos, incentivando o uso da bicicleta e ensinando as regras de circulação pedonal através de circuitos adequados.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Implementação de um circuito de prevenção rodoviária, pintado na zona alcatroada da escola, intervenção de caráter permanente, que permitirá trabalhar a educação rodoviária, as aptidões motoras dos alunos.
Especificar:
O espaço será utilizado para atividades pedagógicas, orientadas pelo professor, com a elaboração de um plano de trabalho para as 11 turmas da escola.
Às terças-feiras, das 13h30 às 15h, os alunos do pré-escolar estarão em atividade, e às quartas-feiras, das 13h30 às 15h30, será a vez dos alunos do 1.º ciclo. As turmas serão distribuídas de forma rotativa ao longo do ano letivo.
Durante alguns intervalos, o mesmo também poderá ser utilizado para melhorar a ocupação dos tempos livres dos alunos no recinto escolar.
Também pretendemos realizar algumas atividades orientadas para os encarregados de educação.
Explicite:
Um dos principais objetivos deste projeto é promover o uso consciente da bicicleta, tanto pelos alunos como pelos seus pais. Acreditamos que os alunos são agentes de transmissão de conhecimento, sensibilizando os pais para a importância do uso da bicicleta fora do contexto escolar, seja nas deslocações para o trabalho (para aqueles que têm essa possibilidade), seja nas deslocações dos próprios alunos para a
Os objetivos específicos deste
• Criar um espaço de aprendizagem onde as competências adquiridas na escola possam ser aplicadas na via pública e partilhadas com a família;
• Fomentar a utilização da bicicleta.
• Minimizar o ruído e a poluição em frente à escola, reduzindo o número de automóveis nesta zona;
• Promover a inclusão através da aprendizagem de habilidades motoras, como
• Melhorar a qualidade dos tempos livres, especialmente durante os intervalos, incentivando o uso da bicicleta e ensinando as regras de circulação pedonal através de circuitos adequados.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos do 4º ano terão um papel ativo no apoio à marcação e pintura do circuito. Durante as aulas práticas, todos serão responsáveis pela montagem dos sinais nos locais corretos.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Desde a fase inicial do projeto, os alunos terão uma participação ativa, mesmo antes da pintura do circuito.
As turmas do 1º ciclo serão desafiadas a produzir os sinais de trânsito que serão usados no circuito, promovendo o envolvimento prático e criativo.
As crianças do pré-escolar terão o primeiro contato com as bicicletas sem pedais desde o início do projeto, permitindo uma introdução lúdica e segura ao mundo das bicicletas. Aos alunos do 1º ciclo será realizada uma avaliação das capacidades motoras, para verificar se os alunos sabem andar de bicicleta, garantindo que o processo de aprendizagem seja personalizado e adequado a cada nível de desenvolvimento.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Este projeto traz benefícios ao nível da saúde e do bem-estar dos alunos, promovendo uma vida mais ativa e saudável. Ao cultivar a prática do ciclismo desde a tenra idade, contribuindo para o desenvolvimento motor, o equilíbrio, a condição física e o fortalecimento muscular das crianças. A prática regular de exercício físico tem um impacto positivo na saúde mental, ajudando a reduzir o stress e a melhorar a concentração e a autoconfiança.
Este é um projeto inovador, pois a sua abordagem inicial centra-se nos alunos dentro do ambiente escolar, através do desenvolvimento de atividades relacionadas com a aprendizagem da mobilidade suave (andar de bicicleta).
Numa segunda fase, o projeto expande-se para fora da escola, com a criação de 3 percursos cicláveis que permitam aos alunos deslocarem-se para a escola em segurança, utilizando a bicicleta como meio de transporte. Este projeto, promove não apenas a atividade física regular, mas também a mobilidade sustentável, incentivando hábitos de deslocamento mais saudáveis e seguros.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A partir do dia 3 de novembro as turmas do 1º ciclo serão desafiadas a produzir os sinais de trânsito que serão usados no circuito, promovendo o envolvimento prático e criativo.
As crianças do pré-escolar terão o primeiro contato com as bicicletas sem pedais desde o início do projeto, permitindo uma introdução lúdica e segura ao mundo das bicicletas. Aos alunos do 1º ciclo será realizada uma avaliação das capacidades motoras, para verificar se os alunos sabem andar de bicicleta, garantindo que o processo de aprendizagem seja personalizado e adequado a cada nível de desenvolvimento.
As atividades práticas - avaliação das habilidades motoras dos alunos iniciarão no dia 5 de novembro.
1. A pintura da 1ª fase do circuito de prevenção rodoviária está previsto começarmos a pintura no final do mês de novembro e término o mais tardar no inicio do 2º período.
2. A pintura da 2ª fase do circuito ficar concluída até ao inicio do 3º período.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Contamos com a colaboração da Junta de Freguesia do Monte, da Junta de Freguesia da Murtosa, do Ciclopedal, da Câmara Municipal da Murtosa, do Agrupamento de Escolas da Murtosa, GNR Escola Segura e do comércio local como parceiros na implementação do projeto.
A Junta de Freguesia do Monte da Murtosa ofereceram 3 Balance Bikes e 3 capacetes cada, para desenvolvermos o projeto no Pré escolar.
Na fase inicial, o Agrupamento emprestará as bicicletas e capacetes aos alunos do 1.º ciclo. Numa fase posterior, trabalharemos para alcançar a autossuficiência, garantindo os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto.
A GNR fará um acompanhamento do projeto e irá realizar algumas ações de prevenção.
A empresa Ciclopedal acompanhará o projeto tecnicamente.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros –
Apoio Junta de Freguesia do Monte na compra das 3 Balance Bike mais 3 capacetes - Pré escolar (já adquirido) – 330€
Apoio Junta de Freguesia do Murtosa na compra das 3 Balance Bike mais 3 capacetes - Pré escolar (já adquirido).
Bicicleta – oferta ciclopedal mais capacete (1º ciclo) – 100€
Agrupamento de Escolas – empréstimo de 10 bicicletas e capacetes. 0€
Apoio Câmara Municipal – tintas para a pintura dos circuitos. 150€
Recursos humanos:
Professor coordenador do projeto, professoras das turmas e um técnico da Ciclopedal.
Recursos materiais:
6 balance bikes / 6 capacetes – 11bicicletas mais capacetes – sinais de transito (construídos pelos alunos).
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Aumento do conhecimento das regras e dos sinais de trânsito.
Melhoria da autoconfiança e do equilíbrio nas atividades com utilização da bicicleta - medição da utilização da bicicleta nos tempos livres.
Número de alunos que utilizam a bicicleta no final do ano para se deslocar no trajeto casa/escola/casa.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Uma das maiores dificuldades previstas na primeira fase do projeto é a pintura do circuito, que só poderá ser realizada sem chuva. O tempo disponível para a execução das tarefas, especialmente a pintura, é limitado
Na segunda fase, será marcada uma data (sábado) para a apresentação dos circuitos exteriores aos alunos e encarregados de educação, sem coincidir com as atividades com as atividades desportivas do fim de semana.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: