Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- área de recreio extensa
- falta de atividades lúdicas/entretenimento para os alunos
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- zona ao ar livre
- alguma área coberta
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2500
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
250
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
- criação de espaços/atividades com vista à promoção de diversas atividades de entretenimento
- melhorar o conforto e bem-estar dos alunos no recreio
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
- permanente para que outros alunos, de anos vindouros, possam usufruir
Explicite:
- minimizar o ruído dado que os alunos estarão envolvidos em atividades específicas, concentradas numa dada área de recreio, havendo, por isso, um ambiente mais saudável e alegre;
- promover a inclusão dado que se destina a todos os alunos, desde os mais novos aos mais crescidos, promovendo o gosto por conviver/socializar na escola, evitando as saídas na hora do almoço para o espaço exterior à escola.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
- zelar pela correta utilização e manutenção dos vários espaços, promovendo a autonomia e a responsabilidade na sua utilização
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
- os alunos (neste caso do 3º ciclo) estão envolvidos planificação, construção e manutenção dos diversos equipamentos
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
- os alunos vão usufruir de algo pensado e construído por eles
- uso de materiais reciclados diversos
- os jogos físicos/tradicionais são uma mais valia em detrimento de jogos digitais, para os quais há um uso excessivo do telemóvel
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
- início: novembro
- fim: meados de fevereiro
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
- uma empresa local (estamos em conversações) irá disponibilizar paletes de madeira, necessárias à construção dos materiais
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
- estamos ainda numa fase embrionária pelo que não conseguimos estimar os recursos financeiros;
- recursos humanos: alunos, professores e pessoal não docente;
- materiais: estamos ainda numa fase de recolha
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- número de alunos que irão efetivamente utilizar o espaço
- controlo do número de alunos que ficará na escola na hora do almoço em vez de se deslocar ao espaço exterior
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- degradação dos materiais pela exposição aos elementos
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: