CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB1/JI de Águeda (Águeda)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O terreno à frente da Escola só é aproveitado algumas vezes durante o ano. A maior parte do tempo apresenta um aspeto "descuidado", o que a meu ver não abona a favor de uma Escola que todos os anos recebe a Bandeira do Eco-Escolas.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Nem todas as escolas têm a sorte de ter um espaço exterior com terra na sua fachada. Claro que poderá ser uma "dor de cabeça" manter esse espaço limpo, funcional e atrativo. Mas este espaço acaba por ser uma mais-valia, não só para a escola, mas também para toda a comunidade educativa e para os próprios aguedenses, uma vez que a Escola se situa no centro de Águeda, numa rua movimentada e com vários serviços públicos e particulares. Visto que se trata de um edifício já com alguns anos e com uma arquitetura muito simples e bonita, este espaço exterior, sendo bem cuidado e aproveitado, poderá enriquecer ainda mais a fachada da Escola e ser um motivo de orgulho para toda a comunidade educativa e para os próprios aguedenses.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
30 m2

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
13 m2

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Limpar o terreno e enriquecer o solo com compostagem doméstica.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de carater temporário numa fase inicial.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Seriam plantadas flores de várias espécies e cores, que perfumariam o ar com diferentes aromas. O espaço seria cuidado com a ajuda dos professores, assistentes operacionais e alunos, envolvendo assim toda a Comunidade Escolar. Com este Projeto os alunos poderiam aprender diversos conteúdos abordados na disciplina de Estudo do Meio, promovendo ainda a interdisciplinaridade e a motivação dos alunos e dos próprios professores.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A manutenção do espaço contaria com a ajuda dos professores, assistentes operacionais e alunos, na remoção de ervas daninhas, na rega das flores e no cuidado geral a ter com as flores plantadas.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Inicialmente, as assistentes operacionais preparariam a terra, removendo todo o lixo e pedras existentes no local e adubariam o solo com compostagem doméstica. Depois de o solo estar pronto, cada turma ficaria responsável por plantar uma espécie de flores no seu canteiro e cuidar da sua manutençao.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O envolvimento de toda a Comunidade Escolar neste Projeto, especialmente dos alunos, iria contribuir para o seu bem-estar físico e emocional, bem como para capacitar os alunos da necessidade de preservar os espaços que nos rodeiam, consciencializando-os para a necessidade de preservação do meio ambiente. Este Projeto cujo tema seria "Arco-Íris em Flor", iria ao encontro do Projeto dos "Guarda-Chuvas Coloridos" implementado pela Câmara Municipal de Águeda, uma vez que cada espécie de flor teria uma das sete cores do arco-íris. Iria também ao encontro de outro Projeto, também ele promovido pela autarquia, que são as rotudas do concelho de Águeda serem embelezadas com lindíssimas flores de diferentes espécies e cores. Em suma, em vez de guarda-
-chuvas coloridos que são o ex-líbris da cidade de Águeda, teríamos um jardim colorido que formaria as sete cores do arco-íris.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O Projeto teria início em março e estender-se-ia até ao final do ano letivo.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Este Projeto contaria com o apoio da Câmara Municipal de Águeda no fornecimento das flores e com o apoio da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Águeda, no fornecimento da compostagem doméstica.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Se a Câmara Municipal de Águeda apoiasse este Projeto no fornecimento das flores a Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Águeda, no fornecimento da compostagem doméstica, não haveria custos financeiros para a nossa Escola. Os recursos humanos para a concretização do Projeto "Arco-Íris em Flor", ficaria a cargo da Comunidade Escolar da nossa Escola: assistentes operacionais, professores e alunos.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Indicador de desempenho, indicador de efetividade e indicador de impacto.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Este projeto estará muito dependente das condições climatéricas. O excesso de chuva, frio ou até muito calor, poderão prejudicar s
eriamente o desenvolvimento do Projeto "Arco-Íris em Flor".

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: