CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Complexo Escolar dos Arcos (Óbidos)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Os Pátios da escola carecem de uma melhoria. Vamos destacar o pátio exterior do piso superior que pretendemos melhorar. Pontos fracos são, ausência mesas de convívio; paredes a necessitarem de pintura/arte; necessidade de vasos e plantas. Este pátio dá acesso ao exterior da escola, onde já existiu um pequeno charco que pretende-se requalificar.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Acesso ao charco exterior que se pretende reativar como espaço de aulas de Ciências Naturais.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
3000

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
190

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Dinamização de espaço de convívio para os alunos do 2ºCEB, colocando uma mesa de exterior e cadeira; Reutilizar jogos de tabuleiro a fim de ser serem usados neste espaço nos momentos dos intervalos; Dinamizar pequenas hortas verticais no gradeamento; Decoração e embelezamento das paredes no âmbitos das aulas de EV e ET, recorrendo ao Projeto "Os museus" que irá ser dinamizado ao longo do ano.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Pretende-se dinamizar este espaço ao longo do ano, tornando-se a intervenção permanente.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
A melhoria deste pátio irá proporcionar a criação de atividades que promovam a construção de hortas verticais; Promover e melhorar os espaços e a qualidade dos tempos livres dos alunos, bem como promover a inclusão.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos já identificaram as necessidades para este espaço: Mesas e cadeiras de exterior; Decoração das paredes e necessidade de plantas.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Associação de Pais e Junta de Freguesia Sta Maria, S- Pedro e Sobral da Lagoa já se reuniram com a coordenação da escola, a fim de colaborarem no apoio de aquisição de uma mesa; colaboração na angariação/reutilização de jogos de tabuleiro; marcação do chão com jogos; Elaboração de um painel com motivos do património da Vila de Óbidos.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Projeto que envolve a interdisciplinaridade;
Valorização do Património da Vila de Óbidos;
Criação de espaços verdes com a criação de hortas verticais;
Apoio e articulação com a comunidade escolar.
Articulação com o Projeto do Atelier de olaria da escola e as aulas de EV e ET. para a construção do painel do património.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
As reuniões com as entidades afetas à comunidade escolar já tiveram início no mês de outubro. Pretende-se dar início ao Projeto em meados de Novembro até ao final do Ano letivo. A apresentação desta reabilitação será apresentada a todos os alunos no dia Eco-Escolas a desenvolver no final do mês de novembro na reunião do conselho Eco-Escolas.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Parceiros: Junta de Freguesia de Sta Maria S. Pedro e Sobral da Lagoa e Associação de Pais: Aquisição de mesas e cadeiras para o exterior; Aquisição de pneus e madeiras para construção da horta vertical; Aquisição de plantas e vasos; Moldes para pintura de jogos no solo.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos Humanos: Docentes de EV-ET; Docentes de Ciências Naturais; Coordenadora de estabelecimento; Docentes; Auxiliares.
Recursos Financeiros: Associação de Pais; Junta de Freguesia; Forno da escola de olaria.
Estimativa de aquisição de duas caixas de azulejos para a criação do painel de parede. Estimativa do valor de 80euros e de 20euros para as tintas. O forno para a cozedura dos azulejos encontra-se na escola.
Os pneus e madeiras para a construção das hortas ficará a cargo das entidades externas à escola e da comunidade.
Aquisição de plantas que serão pedidas junto de um horto ou com o apoio da Junta de Freguesia.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Melhoria dos espaços de tempos livres, convívio e de lazer.
- Melhoria do pátio com recurso a uma interdisciplinaridade Ciências Naturais, EV-ET e História e Geografia de Portugal.
- Melhoria da biodiversidade.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Aquisição de material.
- A manutenção das hortas verticais ficará a cargo dos alunos que frequentam o ATL durante os períodos de férias.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: