Colégio de Nossa Senhora da Esperança (Porto)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Pretende-se revitalizar um espaço exterior muito frequentado pelos alunos do 1.° Ciclo. É um espaço amplo que tem zonas de sombra muito reduzidas. Quando o sol aparece, torna-se impossível permanecer nesse espaço, mesmo com chapéu.
A proposta para o projeto será construir:
- um alpendre/pérgola para criar uma zona de sombra. A construção terá de ser no lado direito do espaço de modo a aproveitar o muro e a estrutura de telha que há no local. Terá todo o comprimento do muro;
- montar um novo sistema de coleta de água da chuva;
- o patamar, junto ao muro, também precisa de intervenção, fazendo pequenas reparações;
- pintura da parede, com a possibilidade de fazer novo mural.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Sendo um espaço muito utilizado e destinado, principalmente, aos alunos do 1.° Ciclo, gostaríamos de ver lá desenvolvidas muitas atividades, para além de ser um local de permanência para os alunos, ao longo de todo o ano letivo.
O espaço tem muito potencial para ser palco de atividades e lazer. Deve ser mantido o piso de relva e a porta que dá acesso ao ginásio. É uma porta secundária, mas importante para a saída de pessoas.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
400
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
60
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
-estrutura de sombra, com heras decorativas, para criar ambiente mais confortável e saudável para os alunos;
-mural alusivo ao ambiente, que irá embelezar e fomentar o incentivo a boas práticas ambientais;
-bebedouro para os alunos, que irá colocar à disposição dos alunos água potável, evitando gastos desnecessários;
-matrecos de exterior, para aumentar a qualidade de convívio, afastando-os do uso excessivo das tecnologias;
-3 sofás feitos com paletes, para tornar o momento do lanche dos alunos mais confortável e propício ao convívio, podemos colocar alguns pneus como bancos e mesas.
- colocação de eco-pontos para a separação dos resíduos.
-colocação de bebedouros e comedouros para pássaros.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de caráter permanente. Não se trata de uma questão pontual. Para além disso, esta reformulação afigura-se de extrema importância para a segurança dos nossos alunos ( evitar, por exemplo, a desidratação) e proporcionará mais momentos ao ar livre.
Explicite:
Reforçar a importância da natureza nos espaços (oxigénio e sombra) - Colocação de plantas em vasos suspensos, heras/trepadeiras na estrutura de madeira.
Promover a convivência e o cuidado com os animais - Colocação de comedores e bebedores para pássaros.
Promover a importância da poupança e armazenamento de água - Aproveitar a água da chuva para regar vasos e canteiros, para limpeza de espaços….
Promover a importância da ingestão de água no dia a dia.
Reforçar a importância da qualidade do ar - incentivar os alunos, que já passam muitas horas dentro de quatro paredes (ambiente contaminado) e escolher espaços exteriores, com níveis de ar mais favoráveis ao crescimento.
Promover a economia circular - incentivar a uma separação correta dos resíduos, utilização de embalagens reutilizáveis, conservar todos os objetos do espaço, trazer objetos/materiais para serem reutilizados/renovados e serem utilizados no espaço escolar.
Promover a inclusão e a qualidade dos tempos livres - convívio na hora do lanche e recreios, a socialização e interação nestes momentos promove aprendizagens, crescimento pessoal, respeito e potencia amizades.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
As principais medidas são:
cuidar/alimentar as plantas e aves;
limpeza dos ecopontos e da cisterna;
aplicação de verniz nas estruturas de madeira e a limpeza do espaço;
Implementação de um mapa de serviço aos alunos, para a manutenção das medidas referidas.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos estarão envolvidos na pintura do mural, colocação das plantas, construção dos bebedouros/comedouros para pássaros, personalização dos eco-pontos e do bebedouro, pintura e impermeabilização das paletes/mesas.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Os principais aspetos são: espaço mais seguro, mais confortável e saudável para os alunos; espaço para aumentar o convívio/socialização dos alunos, afastando-os das tecnologias e a valorização dos espaços exteriores.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início: março/abril
Fim: abril/maio
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Possibilidade de parceiros: pessoas especializadas pela construção/colocação da estrutura da madeira - alpendre), sistema de coleta da água da chuva. Envolvimento da Câmara Municipal para o fornecimento de plantas.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Os recursos financeiros estão relacionados com a reparação de certas partes do patamar de pedra, construção da estrutura de madeira, tintas/materiais para a pintura do mural e aquisição do sistema de coleta de água.
Os recursos humanos estão relacionados com a disponibilidades dos professores e dos alunos do clube Eco-escolas, como também da colaboração da comunidade escolar.
Relativamente aos materiais inerentes à concretização do projeto, precisamos de materiais usados. A título de exemplo: paletes de madeira, vasos, pneus, mesas, bancos, almofadas…
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Aproveitamento da área exterior nos momentos de calor, salvaguardado o bem estar dos alunos;
Cuidar de todo o espaço e dos objetos envolventes;
Valorização da biodiversidade.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Orçamento insuficiente para a sua concretização e a recusa de elementos pedidos a parceiros.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: