Escola EB 2,3/S Cunha Rivara (Arraiolos)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- Falta de espaços verdes planeados e cuidados no recinto escolar;
- Muito calor registado na zona da escola - Ilha de calor.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- Localização da escola;
- Espaço rural envolvente à escola.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1337,65
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
530
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Considerando a forma retangular do espaço a intervencionar e a tradição existente, propõe-se a construção de um jardim tradicional, com a exemplificação de uma barra de um tapete de Arraiolos utilizando as plantas tintureiras autóctones usadas no tingimento das lãs.
Sendo o terreno ligeiramente inclinado, pretende-se plantar um canteiro de Buxus sempervirens com 60 cm de largura por 60 cm de altura, ondulante e curvilíneo, com ramos que rematam com círculos, formas esféricas com 60 cm de diâmetro, em Photinia vermelha em forma de globo.
Cada raminho apresenta 3 estruturas esféricas. Duas estruturas serão preenchidas com Photinia e a terceira que se situa no meio destas, será preenchida com um canteiro de plantas tintureiras (Garança - Rubia tinctorum L.; Lírio-dos-tintureiros – Roseda luteola L.; Trovisco – Daphne gnidium; Indigo – Indigofera tinctoria L. e Isatis tinctoria L.). O chão é preenchido com tela, para evitar o crescimento de infestantes, sobre a qual será colocada casca de pinheiro.
Para facilitar o trabalho de manutenção do jardim, o espaço descrito anteriormente será delimitado por paus dispostos horizontalmente.
No limite inferior serão semeados canteiros de plantas aromáticas.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de caráter permanente, sendo necessária a substituição periódica das plantas tintureiras que têm ciclo anual.
Explicite:
Pretende-se valorizar e recuperar as plantas autóctones que eram utilizadas no tingimento das lãs dos tapetes de Arraiolos;
Criar mais espaços verdes cuidados e ordenados no recinto escolar, de forma a mitigar a ilha de calor urbano e complementar o espaço educativo da escola.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos ficarão responsáveis pela manutenção dos canteiros de aromáticas e pela monda de possíveis infestantes que vão surgindo.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Será solicitada a colaboração dos alunos e da Associação de pais e Encarregados de Educação da escola, na plantação do jardim.
Para semear as aromáticas contamos com a colaboração dos alunos do 2º Ciclo e de familiares.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O projeto tornará a escola num espaço mais agradável em termos visuais, permitirá recuperar plantas autóctones com interesse patrimonial e pretende amenizar a temperatura da zona da escola.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Inicio da intervenção - Início de setembro;
Final da intervenção - previsivelmente no final do ano letivo.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O Município de Arraiolos colaborará na marcação do terreno, plantação do jardim, aquisição de algumas plantas e no corte (poda artística) de manutenção do Buxus sempervirens e da Photinia vermelha.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Materiais necessários - Corda para marcação do terreno; Tela preta com aproximadamente 500m de comprimento por 100m de largura; casca de pinheiro; 80 paus de madeira com 1,5m; grampos; rede verde fina; plantas tintureiras (Garança - Rubia tinctorum L.; Lírio-dos-tintureiros – Roseda luteola L.; Trovisco – Daphne gnidium; Indigo – Indigofera tinctoria L. e Isatis tinctoria L.); Buxus sempervirens
Photinia vermelha; sementes de plantas aromáticas; mangueira para rega gota-a-gota; programador para rega.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Aspeto visual do espaço exterior frontal da escola;
Conhecimento e recuperação de flora autóctone com interesse patrimonial;
Temperatura no espaço intervencionado.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de recursos financeiros.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: