Escola/JI Fernando Teixeira Lopes (Cascais)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- Os pontos fracos identificados são a inexistência de equipamentos lúdicos naturais na escola
e espaço arborizado no logradouro na entrada da escola;
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- As áreas de grande interesse das crianças são a caixa de areia, o equipamento lá existente e o
campo de jogos;
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
200m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
100m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Aquisição de ferramentas para a construção de equipamentos lúdicos e de espaços verdes que
permitam uma aproximação entre os alunos e o espaço exterior. A construção dos
equipamentos vai desenvolver uma apropriação e, naturalmente, um maior cuidado e respeito
pelo uso e manutenção.
- Um dos espaços a ser intervencionado é vazio mas onde as crianças gostam de estar. É um lugar
procurado pelas crianças porque tem uma árvore de grande porte e, por isso, é bastante fresco
no verão e abrigado no inverno. O outro é o espaço de logradouro e entrada da escola que é
muito árido e seco.
No primeiro espaço apresentado pretende-se construir uma cozinha de lama e construir
“sofaletes” para ser um lugar de estar e de brincadeira.
No segundo espaço indicado pretende-se construir um espaço verde vertical.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção proposta é de caráter permanente porque se pretende que sejam
utilizados a longo prazo.
Explicite:
- Promover a biodiversidade – Pela diversidade de plantas e animais que nelas vão coabitar;
- Minimizar o impacto das alterações climáticas – Através da construção dos equipamentos em
madeira e da plantação de novas plantas;
- Um uso mais eficiente da água – As regas verticais permitem um maior aproveitamento da água;
- Melhorar a qualidade do ar – A construção de uma área verde vai apoiar a melhoria da qualidade do ar, assim como, no uso de madeira para a construção dos equipamentos lúdicos reduz a libertação de vapores face aos de plástico.
- Promover a economia circular – A reutilização de madeiras de paletes para a construção das “sofaletes”, cozinha de lama e vasos para a área verde promove a economia circular;
- Melhorar as condições de aprendizagem – Um equilíbrio de qualidade entre o tempo de estudo e de brincar é fundamental para a regulação do aluno. Para além de que, a construção de todos os equipamentos promove os saberes das diferentes áreas curriculares;
- Melhorar a qualidade dos tempos livres – Os espaços de lazer ao ar livre e em contato com a natureza são espaços mais ricos e fundamentais para o equilíbrio intelectual saudável das crianças;
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos terão um papel fundamental no processo de construção. O facto de existir uma apropriação, o cuidado no uso e dedicação na sua manutenção é maior.
As medidas de manutenção previstas são:
- Pintura dos equipamentos;
- Reparação de madeiras.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Também para este desafio, a nossa metodologia de projeto será aplicada.
A. Espaço de lazer com “sofaletes” e cozinha de lama:
- O projeto será apresentado a toda a comunidade escola;
- Os alunos irão desenhar como gostariam de construir os equipamentos;
- De acordo com os critérios estabelecidos, os desenhos vão a concurso e, em voto secreto, seleciona-se o mais votado;
- Faz-se uma recolha de madeiras necessárias para o projeto;
- Constrói-se em conjunto com os alunos os equipamentos;
B. Espaço verde vertical
- O projeto será apresentado a toda a comunidade escola;
- Os alunos terão um período de pesquisa para se selecionar que plantas poderão estar nos vasos;
- Os alunos irão desenhar como poderão ser os vasos, assim como, a disposição dos mesmos da forma mais eficiente;
- De acordo com os critérios estabelecidos, os desenhos vão a concurso e, em voto secreto, seleciona-se o mais votado;
- Faz-se uma recolha de madeiras necessárias para o projeto;
- Constrói-se em conjunto com os alunos os equipamentos;
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O projeto apresentado diferencia-se pelo caráter de cooperação na envolvência da comunidade escolar, mas principalmente dos principais intervenientes e interessados, as crianças. O pressuposto do projeto, a aquisição de ferramentas necessárias para a construção, nomeadamente, pregos, martelos, serrotes, alicates pretende que a envolvência será fundamental, necessária e essencial para pôr em prática todos os objetivos estabelecidos para a melhoria das áreas a intervencionar.
Não se pretende comprar novo, este projeto tem como principal objetivo envolver, planificar, construir, cuidar, manter e arranjar, todas as propostas.
A dedicação para criação de espaços verde e espaços de lazer no exterior é porque estamos convictos que nestas áreas as crianças brincam de forma mais cooperativa e criativa, convivem
entre si, aprendendo a partilhar, a relacionar-se com os outros, a mediar situações. O contato com a natureza permite valorizar, apreciar e a respeitar o que está à sua volta.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Janeiro – Início do projeto
Março – Finalização do projeto
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O parceiro local de acordo de colaboração é a Junta de Freguesia de Alcabideche.
Enquanto parceiro apoiará na manutenção dos espaços verdes criados.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos humanos: alunos, famílias, professores, assistentes operacionais.
Recursos financeiros:
Martelos 10 -15€
Serrote recto de costas 5 - 14€
Serrote de carpinteiro 45cm 5 - 13€
Pregos kg - 30€
Lixas 30 - 10€
Plantas - 30€
Substrato hidropónico 50 L - 27€
Terra – Bio terra mix 15L 20 - 150€
Recursos Materiais:
Martelos
Serrote recto de costas
Serrote de carpinteiro 45cm
Pregos
Lixas
Paletes
Madeira
Alguidar
Panelas
Frigideiras
Utensílios de cozinha
Plantas
Terra
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Os três indicadores que permitirão avaliar são:
- O número de crianças e famílias envolvidas na construção do projeto;
- O número de famílias que farão recolha de paletes e outras madeiras;
- O número de crianças que utilizam o espaço de lazer e brincadeira
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
A principal dificuldade que possamos encontrar será a demora na recolha de paletes necessárias.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: