CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Alcobaça)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Na zona onde está a ser criada uma quinta pedagógica na escola, há necessidade de intervenção na construção de novas gaiolas para aves e pequenos mamíferos, assim como é necessário criar caminhos ao longo do espaço que permitam o acesso a todas as pessoas, mesmo em situações de mobilidade reduzida.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A EPADRC é uma escola com formação na área agrícola, pelo que dispõe de uma área natural, rural inserida no espaço de uma quinta. A quinta pedagógica que está a ser criada insere-se numa zona de mata com um "percurso verde" que identifica espécies de árvores autóctones, que vai dar a uma eira antiga (já recuperada), que já é utilizada para diversas atividades pedagógicas e de animação artística. É este espaço que já é utlizado para a receção de grupos diversos que visitam a ainda pequena quinta pedagógica, que pretendemos aumentar. Pretende-se posteriormente instalar um depósito para aproveitamento de águas das chuvas de alguns edifícios próximos, através de um sistema com algerozes, para reutilização numa pequena horta biológica que irá ser criada com vista a realizar experiências sensoriais com visitantes mais pequenos.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
28 hectares

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
410 m2

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção é a criação de caminhos ao longo do espaço da quinta pedagógica que permitam o acesso a todas as pessoas, mesmo em situações de mobilidade reduzida, pois estes acessos não existem, encontrando-se o piso ainda em terra ou com relva. Além disso, a outra prioridade é a (re)construção de algumas gaiolas para aves e pequenos mamíferos, de forma a criar melhores condições para o bem-estar animal.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de caráter permanente, uma vez que se pretende melhorar as condições quer de uma parte da quinta pedagógica, quer das acessibilidades, permitindo aos visitantes terem uma melhor experiência nas atividades a realizar, mas também será um espaço que toda a comunidade escolar poderá usufruir, pois também tem uma vertente de lazer interligado com a animação artística.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
A criação de caminhos que permitirão melhorar os acessos facilitarão a qualquer pessoa visitar a quinta pedagógica e usufruir mais das atividades aí desenvolvidas; com a construção de mais algumas gaiolas maiores, com melhores condições de bem-estar para os animais, poderemos ter maior diversidade de animais, o que enriquecerá as aprendizagens dos nossos alunos, em especial do curso CEF de tratadores de animais em cativeiro, através da partilha desses conhecimentos e cuidados com outras pessoas (comunidade escolar e grupos visitantes); na preparação da horta pedagógica será utilizado um substrato biológico existente na escola (criado na nossa compostagem) e será utilizada a água da chuva recolhida para regar as plantas aí criadas. Estas águas serão também utilizadas para "alimentar" durante mais tempo um espaço com um charco temporário, que permite realizar diversas atividades científicas de exploração de microrganismos e alguns animais e plantas aí existentes. Nesta zona já foi também readaptado um antigo depósito de água para rega para instalação de um pombal (abertura de porta e janelas e cobertura superior de proteção com rede.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos do curso CEF de tratador de animais em cativeiro irão acompanhar e participar na construção das novas gaiolas e no reforço de manutenção de 3 gaiolas móveis que já existem nesse espaço. Além disso, irão realizar todas as atividades diárias de manutenção e limpeza dos espaços e das instalações dos animais, em interligação com os funcionários da escola afetos a essa área.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos do curso CEF de tratador de animais em cativeiro diretamente estiveram envolvidos na criação do esboço/ desenho da área a intervencionar para participação neste concurso. Irão também criar todas as placas informativas de identificação das diversas espécies da quinta pedagógica, necessárias às atividades pedagógicas com os grupos visitantes (em especial crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo, assim como grupos de crianças e jovens portadores de deficiência). Pretende-se também dinamizar com esta turma alguns eventos destinados à comunidade escolar diretamente ligados às questões da educação ambiental e do bem-estar animal.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Estando a zona a intervencionar inserida numa área de espaço natural (mata) junto a uma eira, onde já existem alguns elementos de mobiliário externo construído na escola, com a colaboração de alunos, com reaproveitamento de madeira de paletes, a intervenção prevista possibilitará uma significativa melhoria das condições de saúde e bem-estar, quer para todas as pessoas que utilizem o espaço, quer para os próprios animais que irão habitar as gaiolas com área alargada. Irá também potenciar as atividades pedagógicas realizadas na quinta pedagógica com grupos externos, que terão assim a possibilidade de conhecer e usufruir do espaço.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A primeira fase da construção das gaiolas, com profissionais de construção, já começou no início deste mês de outubro. Logo que as estruturas estejam concluídas, os alunos irão preparar o interior das gaiolas com todas as condições necessárias para acolher os animais (ex. palha, ramos, poleiros, tocas, etc.). A construção dos acessos está prevista para terminar entre janeiro e fevereiro 2025, mantendo-se as condições climáticas favoráveis.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A nossa escola, sendo ainda uma escola não agrupada, realiza parcerias com os agrupamentos de escolas e IPSS próximos, no sentido da promoção das atividades a realizar na quinta pedagógica, de forma gratuita, para grupos de crianças do pré-escolar e 1º ciclo. Este ano letivo a parceria com o Agrupamento de Escolas de Cister em Alcobaça envolverá também a inclusão de um grupo de crianças e jovens portadores de deficiência em visitas regulares para realizar atividades específicas (estimulação sensorial) na quinta.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
recursos financeiros estimados para construção de 4 gaiolas fixas - 20.000 euros (financiamento do FSE para cursos profissionais/via profissionalizante CEF)
recursos financeiros estimados para construção de caminhos/ acessos à quinta - 300 euros
recursos humanos necessários - externos: construtores/pedreiros; internos: professores da área técnica do curso TAC e 1 ou 2 funcionários afetos à área da quinta
Materiais necessários - construção das gaiolas: betão, madeira e redes reforçadas; para os caminhos de acesso - tuvenan compactado (20 m3)

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- número de atividades desenvolvidas diretamente pela turma TAC3 ao longo do desenvolvimento do projeto (construção e manutenção de gaiolas e caminhos de acesso)
- número de atividades organizadas e dinamizadas pelos alunos da turma TAC3 para outras turmas da comunidade escolar
- número de visitas de grupos externos à quinta pedagógica ao longo do ano letivo (preenchimento de questionário de satisfação pelo responsável do grupo no final de cada visita)

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- atrasos na fase de construção das gaiolas novas e dos caminhos de acesso (devido a tempo chuvoso ou de demora na entrega de matérias-primas para as construções)
- atrasos na preparação dos espaços destinados aos animais ou na realização das placas/ cartazes identificativos das espécies de animais
- dificuldades na capacidade de comunicação por parte dos alunos da turma TAC, responsáveis por serem os monitores/ guias na visita à quinta pedagógica por grupos externos

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: