CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica Quinta dos Castelos (Vila Nova de Gaia)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Área pouco cuidada: O espaço é atualmente irregular, com solo em terra e vegetação escassa, o que o torna desconfortável e pouco atrativo para atividades educativas e de convivência.
Ausência de um espaço abrigado para leitura e atividades pedagógicas: A escola carece de uma estrutura protegida para incentivar a leitura ao ar livre e atividades de educação ambiental.
Falta de biodiversidade: O local apresenta poucas plantas nativas e abrigo para fauna local, o que limita o contacto dos alunos com a natureza e a aprendizagem sobre o ambiente.
Necessidade de áreas para convivência e resolução de conflitos: Falta um espaço dedicado à convivência e ao desenvolvimento de competências socio-emocionais, como a resolução de conflitos de forma harmoniosa.
Falta de mobiliário sustentável e inclusivo: O local não possui assentos que permitam aos alunos utilizar o espaço de forma inclusiva e educativa.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Sombras naturais proporcionadas pelas árvores existentes, que ajudam a criar um ambiente mais fresco e agradável para atividades ao ar livre.
Muro de suporte ao longo de um dos lados do espaço, que permite a criação de jardins verticais e a colocação da Roda do Ubuntu para atividades de convivência social.
Espaço amplo e versátil, que oferece a possibilidade de desenvolver diferentes áreas funcionais, como zonas de leitura, de reflexão e de biodiversidade.
Presença de algumas áreas verdes, que podem ser expandidas para aumentar a biodiversidade e a sustentabilidade do espaço.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
3 795 m²

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
+/- 400 m²

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção do projeto “Esplanada Cultural” consiste na criação de um espaço multifuncional ao ar livre que integra uma biblioteca, uma área de convivência e uma zona de biodiversidade. Esta intervenção procura resolver os seguintes problemas:
Falta de um espaço educativo e sustentável no exterior:
Atualmente, o espaço exterior da escola carece de uma área onde os alunos possam ter contacto direto com a natureza enquanto realizam atividades pedagógicas.
Intervenção: A criação da “Casinha de Leitura”, uma biblioteca em forma de casinha construída com madeira reciclada, onde os livros e jogos estarão sempre disponíveis e protegidos do clima. Esta estrutura oferece um ambiente acolhedor para a leitura e atividades educativas, proporcionando um local permanente para estimular o gosto pela leitura e a aprendizagem ao ar livre.
Ausência de vegetação e de áreas verdes adequadas:
O local apresenta pouca vegetação e superfícies impermeáveis, o que limita o contacto com a natureza.
Intervenção: A renaturalização do espaço, com o plantio de relva, canteiros de plantas nativas e arbustos ao longo do muro. Estes elementos verdes ajudam a criar um micro-ecossistema, promovem a biodiversidade e reduzem a sensação de calor, proporcionando um espaço mais fresco e agradável para os alunos.
Necessidade de promover a convivência e a resolução pacífica de conflitos:
O espaço exterior atualmente não oferece uma área específica para atividades de convivência social e resolução de conflitos, fundamentais para o desenvolvimento social e emocional dos alunos.
Intervenção: Criação da zona da “Roda do Ubuntu” junto ao muro, onde será colocada a Roda das Soluções. Este espaço, com assentos em círculo feitos de troncos de árvore, será dedicado a atividades de diálogo, convivência e resolução de conflitos, promovendo valores de empatia, respeito e cooperação entre os alunos.
Falta de um espaço que valorize a reutilização e o espírito comunitário:
Não existe na escola uma área onde os alunos possam participar em atividades que envolvam a reutilização de materiais ou que promovam a economia circular.
Intervenção: O sub-projeto “Tens livros? Já não os queres? Reutiliza! Traz que eu leio” incentiva a comunidade escolar a doar livros que já não usam, reforçando o compromisso com a economia circular e permitindo que os alunos tenham sempre acesso a novas leituras.
Em resumo, esta intervenção transforma o espaço num ambiente educativo e sustentável, que promove o contacto com a natureza, a leitura e o convívio saudável, respondendo a necessidades tanto pedagógicas como ambientais da escola.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
As estruturas e áreas criadas foram projetadas para permanecer de forma duradoura no espaço exterior da escola. A Casinha de Leitura, construída com materiais resistentes e reciclados, foi idealizada para servir continuamente como uma biblioteca ao ar livre. As zonas verdes, como os canteiros de plantas nativas e os arbustos ao longo do muro, foram pensadas para crescer e se desenvolver ao longo do tempo, promovendo a biodiversidade de forma contínua. Além disso, o espaço da Roda do Ubuntu é uma estrutura fixa, destinada a ser um ponto constante de convivência e resolução de conflitos.
Esta intervenção permanente visa criar um espaço educativo, sustentável e inclusivo que beneficiará os alunos e a comunidade escolar a longo prazo, reforçando o compromisso da escola com a sustentabilidade e a educação ambiental.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
O espaço será utilizado para atividades de leitura e educação ambiental, proporcionando aulas e momentos de aprendizagem ao ar livre. Também servirá para atividades lúdicas e de convivência, onde os alunos poderão relaxar, brincar e interagir com o ambiente natural. Nos intervalos e tempos livres, funcionará como um espaço de utilização livre para leitura, convívio e observação da natureza.
Além disso, com a Roda do Ubuntu, o espaço será usado para atividades de convivência e resolução de conflitos, promovendo valores de empatia e respeito entre os alunos.

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Promover a biodiversidade: O projeto inclui a criação de canteiros com plantas nativas e a instalação de casas para pássaros e abrigos para insetos, promovendo um ecossistema onde diferentes espécies de fauna e flora podem coexistir e prosperar.
Minimizar os impactos das alterações climáticas: A adição de áreas verdes, como relva e arbustos, ajuda a reduzir a temperatura no espaço, atenuando o efeito de ilha de calor. O uso de plantas nativas, que exigem menos água e manutenção, contribui para a resiliência climática do espaço escolar.
Melhorar a qualidade do ar: As novas plantas e arbustos melhoram a qualidade do ar, absorvendo dióxido de carbono e libertando oxigénio, o que beneficia a saúde e o bem-estar dos alunos e da comunidade escolar.
Promover a economia circular: A utilização de materiais reciclados, como pneus, restos de tecidos, enchimento de edredons e almofadas velhas para os puffs e tábuas para as mesas de piquenique assim como o incentivo ao reaproveitamento de livros no sub-projeto “Tens livros? Já não os queres? Reutiliza! Traz que eu leio”, reforça a economia circular e sensibiliza os alunos para a reutilização de recursos.
Promover a inclusão: O espaço oferece zonas acessíveis e acolhedoras para todos os alunos, independentemente das suas habilidades, incentivando o convívio e a interação entre crianças de diferentes origens e idades.
Melhorar as condições de aprendizagem: A Casinha de Leitura e os espaços de convivência proporcionam locais confortáveis e estimulantes para atividades pedagógicas e educativas, incentivando a leitura, o contacto com a natureza e a aprendizagem sobre sustentabilidade.
Melhorar a qualidade dos tempos livres: Nos intervalos e tempos livres, os alunos podem usar o espaço para relaxar, ler, brincar e interagir com a natureza, desfrutando de um ambiente saudável e enriquecedor.
Um uso mais eficiente da água: A instalação de recipientes para recolha de águas pluviais e o uso de sistemas de rega gota a gota nos canteiros e junto aos arbustos promovem o uso responsável da água, educando os alunos sobre a importância da conservação dos recursos hídricos.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Para garantir a sustentabilidade e a preservação do espaço ao longo do tempo, foram definidas várias medidas de manutenção, nas quais os alunos terão um papel fundamental:
Cuidados com a vegetação e rega sustentável:
Rega com sistema sustentável: Serão utilizados recipientes para recolha de água da chuva, posicionados junto à casinha de leitura ou ao muro, para aproveitar a água da chuva na rega das plantas. Esta prática reduz o consumo de água potável e educa os alunos sobre a importância da gestão sustentável de recursos.
Rega gota a gota: Nos canteiros e junto aos arbustos, será instalado um sistema de rega gota a gota, que distribui a água diretamente nas raízes das plantas, evitando desperdícios.
Cuidado das plantas nativas: Como o projeto inclui plantas nativas e adaptadas ao clima local, os alunos participarão na sua manutenção, aprendendo a valorizar espécies que necessitam de menor consumo de água.
Organização da Casinha de Leitura:
Reorganização e cuidado dos livros: Os alunos, com a orientação da professora, terão a responsabilidade de organizar os livros na casinha, cuidando para que se mantenham em boas condições e incentivando o respeito pelo material de leitura.
Limpeza da casinha: Os alunos também participarão na limpeza da casinha, garantindo um espaço acolhedor e bem cuidado.
Manutenção dos puffs e mobiliário reciclado:
Verificação dos puffs e mobiliário: Os alunos podem ajudar a manter os puffs e outros elementos decorativos, reportando aos professores qualquer necessidade de reparação ou ajuste.
Reabastecimento dos comedouros para pássaros:
Os alunos terão a tarefa de encher os comedouros e bebedouros para os pássaros regularmente, com o apoio dos professores, contribuindo para o cuidado com a fauna local.
- Estas medidas de manutenção asseguram a funcionalidade e sustentabilidade do espaço, envolvendo os alunos ativamente na preservação do ambiente e educando-os sobre práticas de gestão sustentável da água e cuidado ambiental.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O projeto “Esplanada Cultural” promove o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em todas as suas fases:
Fase de Planeamento e Preparação: Os alunos, juntamente com professores e familiares, foram incentivados a contribuir com ideias para o design do espaço e a participar na seleção de materiais reciclados. A comunidade será também convidada a doar livros e plantas para enriquecer o espaço.
Fase de Implementação: Durante a instalação do espaço, alunos, professores e voluntários da comunidade terão a oportunidade de colaborar na construção da casinha, pintura dos puffs e plantio dos arbustos e canteiros. Esta fase promove o espírito de equipa e a cooperação entre alunos e comunidade.
Fase de Manutenção e Uso Contínuo: Os alunos terão papéis regulares na manutenção do espaço, cuidando das plantas, organizando os livros e mantendo os comedouros para pássaros abastecidos. As professoras poderão organizar atividades de leitura e convivência, promovendo a utilização contínua do espaço como extensão das atividades educativas.
Estas fases asseguram que o projeto seja não só um espaço educativo, mas também uma iniciativa colaborativa, fortalecendo os laços entre alunos, professores e comunidade.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Benefícios do Projeto para a Saúde e Bem-Estar da Comunidade
O projeto “Esplanada Cultural” oferece inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar da comunidade escolar, promovendo um ambiente natural, educativo e inclusivo:
Promoção de um ambiente saudável: A introdução de áreas verdes, como relva, arbustos e plantas nativas, melhora a qualidade do ar, reduz a temperatura ambiente e cria um microclima mais fresco e agradável. Estes elementos naturais proporcionam um espaço de convívio ao ar livre, que contribui para o relaxamento e para a redução do stress.
Incentivo à leitura e ao convívio: A Casinha de Leitura cria um ambiente acolhedor onde os alunos podem ler e partilhar histórias. Este espaço incentiva o gosto pela leitura e o contacto com os livros, reduzindo a dependência de dispositivos eletrónicos e promovendo o convívio social.
Fomento da inclusão e do desenvolvimento emocional: A Roda do Ubuntu oferece um espaço dedicado à resolução de conflitos e ao diálogo, incentivando o respeito mútuo, a empatia e o fortalecimento de laços sociais. Este aspeto promove a convivência harmoniosa e o desenvolvimento emocional dos alunos.
Contacto direto com a natureza: As zonas verdes e os comedouros para pássaros proporcionam oportunidades de observação da fauna e flora, o que desperta a curiosidade e o apreço pela natureza, promovendo hábitos de vida mais sustentáveis e respeitadores do meio ambiente.
Aspetos Diferenciadores e Inovadores
Integração de materiais reciclados: A reutilização de pneus e materiais doados promove a economia circular e sensibiliza os alunos para a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento.
Sub-projeto de leitura “Tens livros? Já não os queres? Reutiliza! Traz que eu leio”: Este sub-projeto cria uma biblioteca participativa, onde a comunidade é convidada a doar livros, reforçando o valor da partilha e da reutilização de recursos culturais.
Espaço multifuncional e educativo: A combinação de uma área de leitura, um espaço de resolução de conflitos e zonas verdes cria um ambiente educativo único e completo, que atende às necessidades pedagógicas, emocionais e ambientais dos alunos.
Este projeto diferencia-se por transformar o espaço escolar num local de bem-estar, aprendizagem e convivência, fortalecendo a saúde física, emocional e social da comunidade.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Data de Início: Janeiro de 2025
Data de Conclusão: Abril de 2025
- Estas datas foram planeadas para assegurar a implementação completa do projeto, incluindo a construção da Casinha de Leitura, o plantio de vegetação e a criação das áreas de convivência e reflexão.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Associação de Pais e Encarregados de Educação: Os pais e encarregados de educação terão um papel essencial na doação de materiais reciclados e na angariação de livros para a biblioteca ao ar livre. Além disso, poderão participar ativamente nas fases de instalação e manutenção do espaço, colaborando em atividades de plantio e decoração. Para conseguirem verbas, estão a dinamizar algumas atividades: feira do outono, feira da “Vandoma”, etc…
Eco-Escolas: A Eco-Escolas será uma parceira fundamental na orientação sobre práticas sustentáveis e na integração do projeto nas atividades pedagógicas da escola, reforçando a educação ambiental entre os alunos.
Empresas Locais: Empresas da comunidade serão convidadas a apoiar o projeto com doações de materiais necessários, como tinta ecológica, lonas impermeáveis, e plantas nativas. Algumas empresas podem também contribuir com o financiamento parcial da construção, promovendo a responsabilidade social na comunidade.
Suldouro (Projeto Ecovalor): A Suldouro, através do Projeto Ecovalor, contribuirá com ações de sensibilização para a reciclagem e sustentabilidade. Este parceiro ajuda a educar os alunos sobre a importância da separação de resíduos e do impacto positivo da reciclagem.
Parque Biológico de Gaia: O Parque Biológico de Gaia será parceiro no fornecimento de arbustos e outras plantas para a requalificação do espaço, promovendo a biodiversidade e reforçando o contacto dos alunos com a flora nativa.
Voluntários da Comunidade: Membros da comunidade, como familiares e residentes locais, podem atuar como voluntários, oferecendo apoio nas atividades de construção e no plantio de canteiros e arbustos. Este envolvimento comunitário fortalece o sentimento de pertença e cuidado com o espaço.
- Estes parceiros desempenham papéis variados e complementares, contribuindo com recursos, apoio logístico e orientação educativa, assegurando o sucesso e a sustentabilidade do projeto “Esplanada Cultural”.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos Financeiros
Orçamento para Materiais Reciclados e Sustentáveis: Alocação de fundos para a compra de tinta ecológica, madeira reciclada para a casinha, base de suporte à casa, pneus para os puffs e lona impermeável para cobrir o telhado da casinha. Estimativa: 1 000€ a 1500€.
Aquisição de Plantas e Relva: Compra de algumas plantas nativas e relva natural para renaturalizar o espaço e aumentar a biodiversidade. Estimativa: 200€ a 300€.
Financiamento para Manutenção: Reserva de um fundo para eventuais reparações e substituições de materiais ao longo do tempo. Estimativa: 100€ a 200€ anuais.
Recursos Humanos
Equipa de Implementação: Professores, pais, alunos e voluntários da comunidade para a instalação da casinha, o plantio de arbustos e relva, a colocação de puffs e a criação do mural da Roda do Ubuntu.
Encarregados de Manutenção: Um grupo rotativo de alunos e professores, responsável por tarefas regulares de manutenção, como rega das plantas, organização dos livros e limpeza do espaço.
Parcerias com Empresas Locais, Parque Biológico e Eco-Escolas: Parcerias para doação de materiais, apoio logístico e orientação sobre práticas sustentáveis, envolvendo empresas e iniciativas como a Eco-Escolas.
Recursos Materiais
Materiais para a Casinha de Leitura: Madeira para estrutura e prateleiras, lona impermeável para o telhado, tinta ecológica e pregos ou parafusos.
Materiais para os Puffs: Pneus reciclados, tinta para personalização, almofadas resistentes para conforto, tecidos, enchimento de edredons e almofadas.
Material para o sistema de rega: O material e a instalação está já assegurada. Um encarregado de educação irá oferecer o material e a instalação.
Elementos para a Renaturalização: Plantas nativas, relva, arbustos, recipientes reciclados para floreiras e casinhas de pássaros para as árvores.
- Estas sugestões garantem que o projeto tenha os recursos adequados para uma execução eficaz e sustentável, promovendo a durabilidade e o envolvimento contínuo da comunidade escolar.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Nível de Utilização do Espaço: Avaliação da frequência com que os alunos utilizam a Casinha de Leitura e as áreas de convivência ao ar livre, medindo o número de atividades pedagógicas e lúdicas realizadas semanalmente. Este indicador mostrará o impacto do projeto na promoção da leitura e da aprendizagem ao ar livre.
Participação na Manutenção e Cuidados Ambientais: Número de alunos e membros da comunidade envolvidos nas atividades de manutenção do espaço (rega de plantas, organização dos livros e limpeza). Este indicador reflete o envolvimento da comunidade escolar e a sensibilização para a sustentabilidade.
Aumento da Biodiversidade Local: Observação da presença de espécies de fauna e flora nas áreas renaturalizadas, como pássaros, insetos e plantas nativas. Este indicador permite avaliar o sucesso do projeto na criação de um ecossistema mais biodiverso e equilibrado no espaço escolar.
- Estes indicadores ajudam a medir a eficácia do projeto em termos de uso educativo, envolvimento comunitário e impacto ambiental.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Manutenção Contínua do Espaço Verde: A necessidade de cuidados regulares, como a rega das plantas e a limpeza da área verde, pode representar um desafio, especialmente durante períodos de férias escolares. O envolvimento constante da comunidade escolar será essencial para assegurar a preservação do espaço.
Sustentabilidade das Estruturas Recicladas: Elementos utilizados para criar os puffs , as mesas e a casinha de leitura, podem exigir reparações ao longo do tempo. A exposição aos fatores climáticos pode comprometer a durabilidade destes materiais, sendo necessário prever ações de manutenção ou substituição.
Continuidade do Envolvimento da Comunidade: A participação dos alunos e da comunidade é fundamental para o sucesso do projeto. No entanto, manter este nível de envolvimento a longo prazo pode ser desafiante, o que pode afetar a manutenção e o dinamismo do espaço.
- Estas dificuldades representam riscos que podem ser mitigados com planeamento adequado e envolvimento contínuo da comunidade escolar.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: