Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Existe um canteiro, junto ao bufete da escola, que tem apenas uma árvore. Este carece de solo fértil.
Junto ao canteiro, há oito bancos de cimento.
Há um bebedouro e uma papeleira em cimento que se encontram desativados e danificados.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Neste espaço existem ainda mais quatro canteiros relvados, onde estão três árvores de folha persistente ( Thuya occidentalis ) e árvores de folha caduca (Prunus cerasifera Ehrh, Cercis siliquastrum ) que oferecem alguma sombra.
Junto às grades de vedação da escola, há um canteiro relvado.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
17 700 m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
680 m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
No canteiro central é necessário colocar solo fértil e plantar algumas plantas de baixo consumo de água para tornar este espaço mais agradável, atrativo e sustentável.
Os oito bancos de cimento serão pintados para tornar o espaço mais apelativo de forma a facilitar o convívio das crianças.
A papeleira e o bebedouro serão transformados em floreiras. Serão pintadas e plantadas suculentas.
No canteiro, junto às grades de vedação, pretende-se colocar arbustos ou árvores de pequeno porte, autóctones de folha persistente, para que estas proporcionem alguma frescura ao lugar e mitiguem os ruídos do exterior.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de carácter permanente. O espaço é para continuar a ser preservado de acordo com o projeto.
Explicite:
Aumento do número de espécies vegetais e animais no local.
O aumentar o número de árvores ou arbustos de folha persistente, contribui para a produção de oxigénio e diminuição do efeito de estufa.
Os arbustos/árvores plantados junto à grade de vedação da escola minimizam o ruído e a poluição vinda do espaço exterior (estrada e via férrea).
Sendo um espaço de utilização livre, as crianças podem utilizá-lo para brincar livremente, ouvir música, dançar, utilizar jogos estruturados, lanchar em grupo ou partilhar lanches, contribuindo para melhorar a integração, a socialização e o respeito pelo outro.
Utilização do espaço para a realização de algumas aulas ao ar livre, nomeadamente de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Artística.
É um espaço de excelência para promoção de interação social entre pares. Pretende-se reduzir o uso do telemóvel e evitar comportamentos disruptivos.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos, com a orientação dos docentes, devem manter o espaço limpo, retirar as ervas dos canteiros e regar as plantas quando necessário.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos com orientação dos docentes pintarão os bancos, floreiras e o muro à volta do canteiro.
A Junta de Freguesia colocará a terra no canteiro e abrirá as covas para plantar os arbustos/árvores.
Os alunos no Dia Mundial da Árvore plantarão os arbustos (um por turma) e as restantes plantas no canteiro e floreiras.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O espaço será um lugar mais aprazível para todos e facilitará a tranquilidade das crianças nos intervalos, nomeadamente nos dias com condições atmosféricas favoráveis. Nos dias quentes, será um espaço mais fresco e perfumado.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O projeto terá início em fevereiro e término em junho.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A Junta de Freguesia de Esgueira colocará o solo no canteiro e abrirá as covas para plantar os arbustos. A Câmara Municipal de Aveiro e a Escola Agrária de Coimbra poderão contribuir com algumas plantas.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiro:
- Compra de tintas e ecopontos;
- Compra de substrato;
- Compra de plantas.
Recursos humanos:
- Funcionários da Junta de Freguesia;
- Professores e alunos do 3º e 4ª anos;
- Assistentes operacionais
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Aumento da utilização do espaço de forma adequada;
- Embelezamento do espaço;
- Aumento da frescura do espaço.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Dificuldade em obter verba para a aquisição das tintas, plantas, substrato/solo e ecopontos.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: