Colégio Sra Boa Nova (Cascais)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Espaço não utilizado: a área externa destinada ao projeto é atualmente um espaço de mato inutilizado, apresentando características de aridez e falta de propósito específico, o que limita seu potencial educativo e recreativo para a comunidade escolar.
Falta de biodiversidade e verde: a ausência de vegetação diversificada impede o desenvolvimento de habitats para a fauna local e reduz as oportunidades de aprendizagem ambiental prática.
Ausência de espaços de interação sustentável: o local carece de infraestrutura que promova o contato com a natureza e atividades ecológicas, prejudicando o envolvimento dos alunos em práticas de sustentabilidade e biodiversidade.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Potencial para sustentabilidade e biodiversidade: A área possui características que permitem criar um espaço de biodiversidade, com oportunidades para a plantação de espécies nativas e desenvolvimento de habitats para fauna local.
Espaço pedagógico e de cidadania: Existe um grande potencial para desenvolver atividades pedagógicas ao ar livre, incentivando a cidadania ativa e o pensamento crítico dos alunos.
Envolvimento comunitário: O Colégio está inserido no Centro Paroquial do Estoril, o que facilita o uso do espaço por mais de 1000 pessoas, incluindo crianças, jovens e idosos da comunidade, reforçando o compromisso com a inclusão social e o acesso a atividades ecológicas.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
11000
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
2300
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Transformação da área inutilizada numa floresta educativa, incluindo limpeza do terreno, remoção de invasoras (erva das pampas, silvas e acácias), renaturalização com espécies nativas e criação de trilhos pedagógicos e áreas de aula ao ar livre. Para proteger o espaço e garantir a segurança, será também instalada uma vedação, além da implementação de hotéis de insetos e uma horta biológica.
Esta intervenção visa combater a aridez e falta de biodiversidade da área, promovendo um espaço rico em espécies nativas que servirá como recurso pedagógico e apoio à sustentabilidade.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de caráter permanente. O projeto visa a criação de uma floresta educativa que requer manutenção contínua para assegurar a biodiversidade e a sustentabilidade. A plantação de espécies nativas e as estruturas, como os hotéis de insetos e a horta biológica, são planeadas para terem impacto duradouro no espaço escolar, proporcionando benefícios a longo prazo para a comunidade escolar e local
Especificar:
Momentos de lazer dos idosos do Centro de Dia, Clubes de Leitura e Banda desenhada.
Explicite:
- Promover a biodiversidade: Plantação de árvores autóctones e criação de habitats para pequenos animais.
- Minimizar o impacto das alterações climáticas: Plantação de árvores para sombra e redução da ilha de calor.
- Uso eficiente da água: Captação de água da chuva para irrigação sustentável.
- Melhoria da qualidade do ar e do ruído: Vegetação para filtrar poluentes e criar barreiras naturais contra ruídos.
- Inclusão e cidadania ativa: Espaço acessível a todos os alunos, promovendo interação e inclusão.
- Condições de aprendizagem: Melhoria nas condições para o estudo prático da ecologia e sustentabilidade.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Medidas de manutenção: A manutenção contínua inclui monitorização do crescimento das plantas, remoção de espécies invasoras e cuidados com os hotéis de insetos e a horta biológica. Será necessário também realizar tarefas periódicas para garantir a sustentabilidade do espaço, como a captação e o uso eficiente de água.
Papel dos alunos: Os alunos terão um papel ativo na manutenção do espaço, participando em atividades práticas de monitorização, plantação, e conservação da biodiversidade, promovendo a cidadania ativa e o respeito pelo meio ambiente
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O projeto envolve a comunidade escolar desde a fase inicial com a remoção de invasoras e limpeza do terreno, de plantação, com a participação de alunos, professores e membros da comunidade. Ao longo do ano, haverá atividades práticas de manutenção e monitorização da biodiversidade, permitindo que os alunos apliquem conhecimentos de sustentabilidade e cidadania ativa. Esta abordagem incentiva o sentimento de responsabilidade ambiental e promove a aprendizagem prática contínua.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Benefícios para saúde e bem-estar: O espaço renaturalizado proporciona um ambiente relaxante e saudável, com áreas sombreadas e melhoria da qualidade do ar, reduzindo o stresse e favorecendo o bem-estar físico e mental.
Aspetos diferenciadores e inovadores: Inserido no Centro Paroquial do Estoril, o projeto servirá não apenas aos alunos, mas também a uma comunidade diversificada, incluindo crianças da creche, jovens, idosos do Centro de Dia e famílias, promovendo inclusão e interação social em atividades ecológicas e pedagógicas.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Janeiro de 2025 a Julho 2025 (previsão).
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Cascais Ambiente e ONG's: Fornecem orientação técnica para garantir a correta implementação das práticas de sustentabilidade e biodiversidade. Assim como exemplares de espécies autóctones para plantação.
Câmara Municipal de Cascais: Oferece suporte logístico e ajuda na coordenação de recursos e infraestrutura, facilitando a execução das atividades e o acesso ao espaço pela comunidade.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros: Orçamento estimado de 5000-6000€, destinado a cobrir custos com plantas, materiais de construção e infraestrutura sustentável.
Recursos humanos: Equipa composta por voluntários, alunos, professores e colaboradores do colégio, que se encarregarão da manutenção, plantação e monitorização do espaço.
Recursos materiais: Inclui plantas nativas, ferramentas de jardinagem e mobiliário reciclado, necessários para o desenvolvimento sustentável do espaço
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
1.Aumento da biodiversidade: Monitorização do número e variedade de espécies de plantas e fauna presentes na área intervencionada.
2.Melhoria do microclima: Avaliação de redução de temperatura e qualidade do ar na área intervencionada, observando os efeitos do espaço verde.
3.Participação da comunidade: Medição do envolvimento da comunidade escolar e local, incluindo o número de atividades realizadas e a frequência de utilização do espaço.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
• Falta de verbas: Limitações financeiras podem comprometer a execução completa do projeto, especialmente para manter os materiais e as estruturas planejadas.
• Sustentabilidade a longo prazo: Garantir a manutenção contínua e o envolvimento da comunidade escolar ao longo do tempo pode ser um desafio.
• Controlo de espécies invasoras: A presença de espécies invasoras pode dificultar a renaturalização e o crescimento de espécies nativas
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: