Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Os espaços exteriores da escola são escassos, com uma predominância de cimento, o que contribui para a falta de áreas verdes e de conforto. A falta de elementos naturais adicionais, como árvores e zonas de sombra, reduz também o seu potencial para se tornar um local atrativo e funcional, limitando a diversidade de atividades que ali poderiam ser desenvolvidas. A ausência de mesas e locais adequados para os alunos se reunirem dificulta a promoção de convívios significativos e estimula o uso excessivo de telemóveis, em vez de incentivar interações pessoais.
Existe, uma áreas inclinada, que já tem um pequeno banco e uma mesa, feitos em troncos de árvore (elaborado no ano letivo anterior), para descanso, mas revela algumas limitações na sua utilização. A inclinação acentuada do terreno torna o local pouco acessível e seguro para um maior número de alunos, especialmente para atividades que exijam mais movimento ou espaço. Além disso, o espaço disponível ao redor do banco é reduzido, limitando a possibilidade de convívio e descanso de forma confortável para mais estudantes.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
O espaço exterior da escola possui poucos locais favoráveis à criação de zonas de lazer e de ambientes pedagógicos ao ar livre. Apresenta alguns bancos de pedra ao redor do edifício, algumas pinturas de jogos no chão e uma zona coberta. Tem uma horta em crescimento;
A área onde queremos intervir, (área inclinada) tem um banco de madeira e uma mesa (tronco de árvore), que será de manter, pois é utilizado pelos alunos como um ponto de descanso, promovendo o convívio e proporcionando um ambiente para leitura e relaxamento. Além disso, a área inclinada oferece uma oportunidade única para integrar vegetação adicional, como árvores de fruto, que enriqueceriam o ecossistema local e aumentariam a biodiversidade. A proximidade da horta escolar e a possibilidade de acrescentar mais bancos e mesas de madeira com assentos tornarão o espaço acessível e acolhedor, melhorando as condições para momentos de estudo, de convívio e lazer ao ar livre.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
3210
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
286
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A intervenção principal consiste em transformar a área inclinada num espaço de lazer e convívio para os alunos, complementado por uma zona com muro destinada à plantação de árvores de fruto e outras plantas. Este projeto visa resolver problemas de acessibilidade e falta de atratividade, criando um ambiente natural e acolhedor que contribua para o bem-estar dos alunos. A área encontra-se em frente à horta escolar, permitindo aos alunos observar e acompanhar o desenvolvimento da horta. No espaço adjacente, serão acrescentadas mesas de madeira com bancos, criando um local ideal para momentos de estudo, convívio e atividades pedagógicas ao ar livre. Para valorizar ainda mais o local e sensibilizar para a importância da biodiversidade, será realizada uma pintura no muro com temas ambientais, promovendo uma ligação visual e educativa com o meio natural.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de carácter permanente, pois a criação de uma zona de lazer e a plantação de árvores de fruto têm como objetivo proporcionar um espaço duradouro para o convívio, descanso e atividades pedagógicas ao ar livre. As árvores de fruto requerem vários anos para atingir o pleno desenvolvimento e produção, sendo um investimento a longo prazo que beneficiará gerações futuras de alunos. Além disso, o mobiliário exterior, como as mesas e bancos, e a pintura mural ambiental pretendem ser elementos fixos, contribuindo para uma melhoria contínua do ambiente escolar.
Especificar:
Atividades pedagógicas: O espaço será utilizado para atividades práticas relacionadas com temas ambientais, como a observação da horta, a aprendizagem sobre o cultivo de árvores de fruto e a prática de economia circular, como compostagem. Também pode ser usado para aulas ao ar livre, promovendo o contacto direto com a natureza e facilitando o ensino de temas de ciências e sustentabilidade.
Atividades lúdicas: A área de lazer com mesas e bancos oferece um ambiente onde os alunos podem relaxar, conversar e brincar de forma segura e tranquila, incentivando o convívio e momentos de recreação que vão além do espaço habitual do recreio.
Espaço de utilização livre: Será um espaço acessível aos alunos durante os intervalos e em momentos livres, para que possam utilizá-lo como um local de leitura, convívio e descanso, promovendo a redução do uso de telemóveis e incentivando interações presenciais e a contemplação do ambiente natural.
Outras utilizações: no futuro, o espaço poderá ser utilizado para colheitas de fruta, que os alunos podem ajudar a apanhar e distribuir pela comunidade escolar. Também poderá ser palco de atividades organizadas pela escola, como encontros de sensibilização ambiental ou oficinas para a comunidade.
Explicite:
Biodiversidade: As árvores de fruto atraem polinizadores e criam um mini-ecossistema.
Alterações climáticas: A vegetação ajuda a mitigar o calor e sequestra CO₂.
Uso eficiente da água: este projeto inclui a instalação de depósitos ou bidões para recolher a água das chuvas, que será posteriormente utilizada para a rega da horta escolar e das árvores de fruto e outras plantas na área intervencionada. Este sistema de recolha e reaproveitamento de água reduz o desperdício e promove a sustentabilidade, educando os alunos sobre a importância de um uso consciente e eficiente dos recursos hídricos.
Qualidade do ar: Plantas melhoram a qualidade do ar ao redor.
Minimizar o ruído: a organização do espaço com mesas de madeira, bancos e áreas verdes pode ajudar a distribuir os alunos de forma mais dispersa, evitando grandes concentrações num só local. Esta divisão favorece um ambiente mais calmo e reduz o nível de ruído. Ao fornecer uma zona onde os alunos podem relaxar, conversar e ler, o projeto cria um ambiente propício para atividades tranquilas, incentivando um comportamento mais calmo em comparação com as zonas mais movimentadas do recreio.
Promover a economia circular: o projeto não só embeleza o espaço escolar, mas também educa os alunos sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar, reforçando os valores da economia circular. Os bancos e outros elementos da área de lazer serão construídos com materiais reciclados ou reaproveitados, como troncos de árvores, madeira de paletes, o que incentiva o uso de recursos de forma consciente. Ao plantar árvores de fruto e incentivar os alunos a cuidar da sua manutenção, apanha e distribuição, o projeto cria um pequeno ciclo de produção e consumo sustentável dentro da escola. Os frutos podem ser consumidos pelos alunos ou incorporados em atividades como piqueniques, promovendo a ideia de que os recursos naturais devem ser cultivados, colhidos e utilizados localmente.
Promover a inclusão: Espaço de convívio acessível a todos que encoraja o convívio e a interação entre estudantes de diferentes turmas e idades, promovendo uma comunidade mais coesa. Este projeto, ao proporcionar espaços de lazer e atividades acessíveis e variadas, cria um ambiente onde todos os alunos podem participar e se sentir valorizados, promovendo um ambiente inclusivo e solidário.
Condições de aprendizagem: O espaço será ideal para atividades educativas.
Bem-estar e tempos livres: O ambiente promovido melhorará a qualidade do tempo de pausa dos alunos.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
As principais medidas de manutenção incluirão a poda regular das árvores, a limpeza da zona de lazer, o cuidado das plantas, a limpeza dos depósitos de água, tarefas que serão realizadas com o apoio dos alunos, promovendo o sentido de responsabilidade e o cuidado pelo espaço escola. As mesmas serão orientadas por professores e assistentes operacionais. No futuro, os alunos também serão responsáveis pela apanha da fruta, assim como pela gestão da sua distribuição, o que permitirá promover práticas de sustentabilidade e envolver a comunidade escolar no aproveitamento dos recursos naturais da área.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O envolvimento da comunidade escolar e dos alunos será promovido em várias fases do projeto:
1. Planeamento e Criação: Desde o início, os alunos serão convidados a partilhar ideias para o projeto, incluindo sugestões para a escolha das árvores de fruto e plantas e para o design da pintura mural, que refletirá temas ambientais. Esta fase permitirá que sintam o projeto como sendo deles e os tornará responsáveis pela sua criação e impacto.
2. Implementação e Plantação: Durante a fase de instalação e plantação, os alunos, com o apoio de professores e parceiros da comunidade, participarão na plantação das árvores de fruto e das outras plantas, bem como na instalação dos depósitos para recolha de água da chuva. Esta participação ativa oferece uma aprendizagem prática sobre a importância do cuidado ambiental.
3. Manutenção e Sustentabilidade a Longo Prazo: Após a conclusão, os alunos estarão diretamente envolvidos na manutenção do espaço. Serão responsáveis por tarefas como a rega (utilizando a água recolhida), apanha e distribuição da fruta e limpeza da área de lazer. Este envolvimento contínuo assegura a sustentabilidade do projeto e educa para a responsabilidade e o cuidado com o ambiente escolar.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O projeto traz vários benefícios para a saúde física e mental da comunidade escolar:
O contacto com o espaço verde e o ambiente natural comprovadamente ajuda a reduzir o stress, melhora o humor e promove o relaxamento. O espaço de lazer ao ar livre oferece aos alunos um local para se descontraírem, conversarem e desfrutarem da natureza, melhorando o seu bem-estar emocional. A disposição do espaço e as áreas verdes incentivam o movimento e a exploração ao ar livre, promovendo uma alternativa saudável às atividades sedentárias e ao uso excessivo de dispositivos eletrónicos. Com a plantação de árvores de fruto e a participação ativa dos alunos na colheita, o projeto promove uma ligação direta com alimentos frescos e incentiva hábitos alimentares saudáveis. Esta experiência prática pode contribuir para a sensibilização sobre o valor de uma alimentação nutritiva e sustentável. As zonas de convívio com mesas e bancos convidam ao encontro e diálogo entre os alunos, reforçando os laços sociais e promovendo a inclusão. O espaço permite que todos participem em atividades conjuntas, fortalecendo o sentimento de pertença e cooperação.
A recolha de água da chuva para rega e a manutenção das áreas verdes ensinam práticas sustentáveis e sensibilizam para a importância da preservação ambiental, aumentando o sentido de responsabilidade ecológica entre os alunos.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A iniciar no mês de novembro e a terminar em 31 de maio de 2025.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O Município, através do Pelouro do Ambiente, fornecerá apoio técnico e logístico para a implementação do projeto, incluindo a orientação sobre boas práticas de sustentabilidade e a possível disponibilização de recursos, como materiais e plantas, necessários para a criação do espaço verde. Este apoio institucional reforça o compromisso com a sustentabilidade e com a melhoria dos espaços escolares.
A Associação de Pais terá um papel fundamental no envolvimento da comunidade escolar e no apoio às atividades de implementação e manutenção do espaço. Poderá colaborar na organização de eventos de plantação e manutenção, bem como na recolha de materiais, mobilizando voluntários e contribuindo com recursos e ideias.
Biobrássica, especializada em produtos e práticas de agricultura biológica, poderá contribuir com orientações sobre o cultivo sustentável das árvores de fruto e outras plantas, promovendo a adoção de práticas ecológicas. A Biobrassica, também nos pode dar orientação técnica sobre o cuidado das plantas.
A Casa da Ciência/ Planetário de Braga, terá um papel educativo essencial, promovendo sessões de sensibilização ambiental no local. Estas sessões, focadas em temas como biodiversidade, uso eficiente de recursos e preservação ambiental, envolverão os alunos de forma ativa, contribuindo para a compreensão dos benefícios ambientais e para a formação de uma consciência ecológica entre os participantes.
A colaboração dos encarregados de Educação, será essencial para assegurar a continuidade e a valorização do espaço verde, tanto através da mobilização de recursos materiais como pelo incentivo à participação ativa dos seus educandos. A presença e o contributo dos pais fortalecem o vínculo entre a escola e a comunidade, promovendo um sentido de responsabilidade partilhada na manutenção e preservação do espaço.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Mesas de jardim = 500€
Pérgula para a zona de mesas de jardim = 265 € (6m x 3m)
Abre buracos, cabo de madeira = 34,09€
Tesoura de poda = 10€
Tesoura profissional de poda tipo Califórnia - 38 cm = 16,01€
Corda = 16€
Depósito de água = 120€
Mangueira 40€
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Redução da erosão na área inclinada. (área com declive de 6m aproximadamente)
Crescimento e vitalidade das árvores ao longo dos anos.
Bem-Estar e Participação da Comunidade Escolar
Grau de envolvimento dos alunos, professores, assistentes operacionais nas atividades de manutenção e uso dos espaços criados.
Biodiversidade Aumentada
Consciencialização e Educação Ambiental
Nível de conhecimento e sensibilização dos alunos em relação a temas ambientais e de sustentabilidade, com foco em biodiversidade, preservação e impacto ecológico.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
A falta de financiamento adequado para a implementação e manutenção do projeto pode dificultar a aquisição de materiais necessários, como ferramentas, mudas e sistemas de rega. Isso pode levar a uma execução incompleta do projeto ou a uma diminuição da qualidade do espaço.
Se os alunos não se sentirem envolvidos ou responsáveis pelo espaço, isso poderá comprometer a sua manutenção e utilização adequada.
O sucesso da plantação de árvores de fruto e outras plantas pode ser afetado por condições climáticas adversas, como secas prolongadas ou chuvas excessivas. A falta de água durante certos períodos pode comprometer o crescimento das plantas e, por conseguinte, a sustentabilidade do espaço.
Erosão do terreno inclinado, manutenção das árvores e a necessidade de irrigação contínua podem ser desafios a considerar.
Pinturas no muro com o tempo sofrerem alterações na cor
Desgaste do material de jardim, nomeadamente as mesas de madeira com bancos.
Garantir a manutenção contínua do espaço após a implementação inicial pode ser um desafio.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: