Escola Básica do Castro (Trofa)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Na escola:
• existência de poucos espaços ao ar livre destinados à realização de atividades pelos alunos;
• existência de poucas zonas propiciadoras de convívio;
• necessidade de se recuperar alguns canteiros.
A área escolhida é pouco apelativa para a maioria dos alunos e que merece uma intervenção.
Está próxima de um espaço onde estão localizados contentores de lixo, que são desagradáveis ao olhar.
É delimitada do exterior por grades que precisam de ser pintadas ou revestidas de plantas que as camuflem.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A escola possui:
- muitos espaços verdes que podem ser melhorados
- grande variedade de árvores, arbustos e outras plantas nos canteiros da escola
- grande área de recreio
- alguns espaços com mesas de exterior
- vários recantos ajardinados com potencialidades para pequenos pátios.
A área escolhida é um espaço delimitado, retangular, na qual se encontra, mais ou menos, ao centro, uma árvore de grande porte que vai ser o mote da recuperação. Possui alguns arbustos que podem ser recuperados e espaço para instalar um pequeno recreio diferenciado do que existe na escola.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
3535
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
49,69
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Neste espaço, pretende-se criar uma área de lazer, convívio, leitura, piquenique, ... A intervenção constará de(a)
• Instalação de mobiliário construído a partir de materiais reutilizáveis (pneus, madeira, cordas,...),
• Recuperarão da sebe que se encontra junto ao gradeamento, replantando-a;
• Poda dos arbustos;
• Criação de uma sebe de separação dos caixotes do lixo e os isolar da área em causa
• Criação de um pequeno jardim de plantas aromáticas
• Pintura das grades ou instalação de vasos com plantas perenes e pouca necessidade de água
• Instalação de um “abrigo para livros” e um “abrigo para pássaros
• Instalação de um baloiço na árvore
Mobiliário: bancos feitos de pneus, mesa de piquenique, baloiço, “abrigo dos livros” e “abrigo para pássaros”
Plantio: sebes, plantas aromáticas, catos, ...
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Pretende-se a que intervenção seja de caráter permanente para que várias gerações de alunos possam usufruir do espaço, desenvolvendo o gosto pela sua preservação e sempre que possível, melhoria. E, a partir deste pequeno “pátio” poder, no futuro, revitalizar outros espaços da escola.
Explicite:
Todos os alunos serão convidados a partilhar o “pátio” e, no futuro, contribuir para a sua preservação e melhoria. Sempre que haja oportunidade, poderá ser usado para ações específicas, organizadas pelos alunos ou pelos professores. Será, também, um espaço indicado para trabalhar com alunos de Educação Especial e com alunos estrangeiros para exercitarem a Língua Portuguesa.
Melhorar a qualidade dos tempos livres: fomentar nos alunos a vontade da utilização dos espaços ao ar livre para interagir com a natureza, para promover o convívio e socialização, em detrimento da utilização de telemóveis e sistemas eletrónicos.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Manter o espaço limpo; atualizar o “abrigo dos livros”; fazer os trabalhos de jardinagem que venham a ser necessários; repintar as grades; substituir ou reparar equipamentos.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos serão responsáveis pela construção e pintura dos bancos, pela jardinagem, pelo fornecimento de livros e revistas, pela limpeza do espaço e sua preservação, organização de atividades no “pátio” depois de intervencionado.
Os pais e encarregados de educação contribuem com materiais, e ajudam na execução de alguns equipamentos e tarefas entre as quais a construção do baloiço, do “espaço dos livros” e do abrigo para pássaros.
• Baloiço ( tamanho-0.6m2 )
• bancos feitos de pneus e algumas almofadas (tamanho-0,53m2, por cada pneu).
• mesa de picnic (tamanho-2,41m2)
• Uma pequena estante de livros exteriores com uma porta de vidro para proteger da chuva e, mesmo assim, dar para ver os livros(tamanho-0,54m2)
• Uma pequena sebe para completar a sebe atrás da mesa de picnic( tamanho-9,35m2)
• Uma pequena fileira de sebes para complementar uma porta(tamanho-1,5m2)
• E acrescentar uma pequena casa para pássaros (0,06m2)
Direção, assistentes operacionais e professores colaboram agilizando tarefas, coordenando e assegurar a execução plena pelos vários intervenientes no projeto.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
• Promoção de atividades ao ar livre, desconectadas das tecnologias, favorecendo a vida comunitária, a partilha, a atividade física e a interação social (melhorar o bem-estar da saúde mental e física);
• Criação de laços entre os alunos e o espaço (seus habitantes vivos – plantas e animais) promovendo o cuidado, o respeito e a consciencialização pela preservação da natureza (melhorar o bem-estar da saúde mental e física);
• Estimular a prática dos “banhos de floresta” (adaptados) em torno da nossa árvore (melhorar o bem-estar da saúde mental e física);
• Promoção do livro e da leitura num espaço diferenciado (melhorar o bem-estar da saúde mental e física)
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Pretende-se iniciar os trabalhos de jardinagem ainda no 1.º período. As restantes tarefas serão executadas ao longo dos períodos seguintes. A inauguração do “pátio” acontecerá no dia 5 de junho – Dia do Ambiente, data escolhida pelo Agrupamento para apresentação dos trabalhos realizados quanto ao tema escolhido para este ano letivo: Educação Ambiental e Sustentabilidade.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Parceiros:
alunos de outras turmas, pais e encarregados de educação, assistentes operacionais, direção.
Tal como mencionado no ponto 2.6 Os alunos serão responsáveis pela construção e pintura dos bancos, pela jardinagem, pelo fornecimento de livros e revistas, pela limpeza do espaço e sua preservação, organização de atividades no “pátio” depois de intervencionado.
Os pais e encarregados de educação contribuem com materiais, e ajudam na execução de alguns equipamentos e tarefas entre as quais a construção do baloiço, do “espaço dos livros” e do abrigo para pássaros.
Direção, assistentes operacionais e professores colaboram agilizando tarefas, coordenando e assegurar a execução plena pelos vários intervenientes no projeto.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
• Recursos Financeiros:
o Materiais de jardinagem (plantas, sementes, terra): €200
o Mobiliário reutilizável (pneus, madeira): €300
o Pintura e materiais de acabamento: €100
o Pano e vidro material de desgaste: €100
Total estimado: €700
• Recursos Humanos:
o Alunos: Envolvimento em atividades de jardinagem, construção e manutenção.
o Professores: Coordenação das atividades e supervisão.
o Pais e Encarregados de Educação: Apoio na execução e fornecimento de materiais.
• Recursos Materiais:
o Ferramentas de jardinagem (pás, ancinhos, luvas).
o Materiais para o abrigo dos livros e pássaros (madeira, vidro, pregos).
o Mobiliário (bancos, mesas, baloiço).
Reutilização de pneus
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Indicadores para Avaliar o Impacte do Projeto
1. Número de alunos que utilizam o espaço: avaliar a frequência de uso do novo espaço por parte dos alunos.
2. Participação em atividades de manutenção: medir o envolvimento dos alunos em atividades de jardinagem e preservação.
3. Feedback da comunidade escolar: realizar questionários para avaliar a satisfação dos alunos e professores com o novo espaço.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Principais Dificuldades (Riscos) do Projeto
• Clima: condições meteorológicas adversas podem atrasar as atividades de jardinagem.
• Envolvimento dos alunos: dificuldade em manter o interesse e a participação contínua dos alunos nas atividades de manutenção.
• Recursos financeiros limitados: possibilidade de não conseguir todos os materiais necessários devido a restrições orçamentais.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: