Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Existe uma vasta área verde e de lazer que carece de manutenção (reparação de mesas e bancos de cimento, rega, poda, limpeza do solo, replantação de canteiros, limpeza de sebes); sendo uma área frente a uma das portarias da escola, funciona como um hall de entrada da instituição, muito procurada pelos alunos e a primeira área de contacto para quem nos visita.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Devem ser mantidas algumas espécies mais resistentes e potenciadoras de polinização, de forma a criar/manter corredores para os insetos. devem ser mantidas e restauradas as mesas e bancos que são usados pelos alunos diariamente. Os imensos muretes existentes neste espaço necessitam de reparação e pintura de forma a embelezar toda a área.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
30000
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
5400
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Limpeza do solo.
Poda da vegetação existente.
Seleção das sementes (exemplo sementes para prados, de espécies nativas (de origem nacional))
Replantação de espécies escolhidas (silvestres e autóctones…).
Reparação e pintura de mesas, bancos e muros.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Pretende-se que seja uma intervenção permanente ao longo do ano letivo e seguintes.
Explicite:
Promover a biodiversidade para o ambiente urbano: escola e bairro.
Minimizar os impactos das alterações climáticas ao sequestrar CO 2 atmosférico.
Reduzir a poluição do espaço e conferir equilíbrio térmico e hídrico ao pátio;
Beneficiar a saúde humana;
Valorizar a escola e melhorar o bem-estar e a educação, melhorando as condições de aprendizagem, permitindo aliar a componente de biodiversidade e envolvimento comunitário à educação e sensibilização ambiental.
Promover a inclusão envolvendo as turmas na sua execução.
Melhorar a qualidade dos tempos livres, aumentando o bem-estar físico e psicológico da comunidade escolar (promoção da saúde).
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos farão a limpeza e monda regular dos espaços, planificarão a plantação de novas espécies de acordo com o desenho da área por si idealizada (projeto turma/grupo), assegurarão a rega regular e a poda pontual necessárias nas plantas, de acordo com a estação do ano.
Os alunos verificarão anualmente a diversidade das plantas e, caso haja diminuição, deverão realizar mais sementeiras.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Planificação - será feita no grupo turma para cada um dos canteiros projetados.
Execução - será feita pelos alunos, em aulas de diversas disciplinas (Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas, DAT, entre outras) e nos tempos livres, sob supervisão dos docentes.
Manutenção/ Monitorização ou Acompanhamento - será feito pelos alunos, supervisionados pelos docentes.
Avaliação - será feita por cada uma das turmas intervenientes, em paralelo com uma avaliação da equipa Eco-Escolas e demais elementos da comunidade educativa.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto
Espaços verdes limpos, tratados e embelezados criam um ambiente acolhedor, de beleza e bem-estar que convida à contemplação, ao convívio, ao cuidado e proteção do espaço comum. Do ponto de vista pedagógico e didático, aumenta a motivação e favorece o ambiente de aprendizagem; permite aliar a componente de biodiversidade e envolvimento comunitário à educação e sensibilização ambiental.
Funcionando este espaço como o hall de entrada na nossa escola, potenciará um acolhimento mais agradável, amistoso e intimista para quem nos visita (e, diariamente, a toda a comunidade educativa).
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início- ao longo do primeiro período - limpeza total do espaço e em particular dos canteiros.
2º período - recuperação de mesas, muros, muretes e pinturas.
Final do 2º período e 3º período - plantação.
Fim - Final do ano letivo (Regas mantidas em agosto e retoma do projeto em setembro).
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Câmara Municipal da Moita e
Junta de União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira - profissionais, nomeadamente pedreiros para as obras de recuperação e plantas para a plantação dos canteiros.
Mata da Machada - Centro de Educação Ambiental - Cedência de plantas.
Viveiros da Secil - Cedência de plantas.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros- tintas de exterior e material de pintura - 500€ ; plantas - 200€; estrume e composto 100€; mangueiras de rega - 200€.
Recursos humanos - Docentes e alunos, encarregados de educação, assistentes operacionais e profissionais da autarquia.
Recursos materiais - Para além dos materiais adquiridos, será necessária maior número de plantas, materiais de construção para a recuperação de mesas, bancos e muros, bancos de jardim, material de proteção para as pinturas, sacos para recolha durante a limpeza dos espaços,
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Número de atividades promovidas pela implementação do projeto consideradas momentos letivos e /ou de aprendizagem.
- Momentos de atividades lúdicas / tempos livres levados a cabo por grupos de alunos, docentes, não docentes e outros elementos da comunidade educativa.
- Inquérito de satisfação feito à comunidade educativa na fase final do projeto.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Condições climáticas adversas poderão atrasar o desenvolvimento do projeto.
Insuficiência de recursos materiais e/ou humanos.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: