Escola Básica e Secundária Miguel Torga (Sabrosa)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O “Parque das Aves”, outrora vibrante, agora sofre com a degradação causada por agentes climáticos. A falta de manutenção agrava a situação, com piso esburacado e vegetação invasora. Além disso, a utilização descuidada de alguns alunos contribui para o abandono, tornando o espaço menos acolhedor e seguro.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
O parque é um refúgio de biodiversidade, onde plantas e animais coexistem em perfeita harmonia. As árvores fornecem sombra e abrigo, enquanto pássaros cantam entre os galhos.
Pretende-se incentivar a comunidade docente e discente a estabelecer uma interação harmoniosa com a natureza, garantindo a preservação deste espaço.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
4200
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
120
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A intervenção passa pela limpeza do local, remoção das espécies invasoras e do equipamento danificado, seguida da criação de espaços de lazer e de convívio entre alunos, com a construção de bancos e mesas, criação de espaços verdes e de espaços para a realização de jogos tradicionais, construção de comedouros e bebedouros para aves, garantindo um convívio salutar com a natureza.
Pretende-se promover a reutilização, sempre que possível, de materiais como paletes de madeira, pneus, recipientes de plástico, …, reduzindo o desperdício e contribuindo para minimizar a pegada ambiental.
Registe-se ainda a ambição de que este espaço possa vir a ser utilizado para a realização de aulas ao ar livre, no convívio com a natureza.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Trata-se de uma intervenção de caráter permanente. A ideia de reaproveitar materiais e criar áreas verdes para enriquecer a flora e a fauna não se limita a uma ação temporária; é uma iniciativa que estabelece uma mudança cultural na escola, fomentando a consciência ecológica de maneira contínua. Com a devida manutenção, promover-se-á o aumento da biodiversidade, bem como a melhoria da qualidade do ar.
Explicite:
Com a criação de espaços verdes pretende-se incentivar o cultivo de plantas nativas, atraindo polinizadores e promovendo a biodiversidade local. Para além disso, poderão realizar-se oficinas e atividades para conscientizar os alunos sobre a importância da biodiversidade e como protegê-la. A implantação de áreas verdes permite ajudar a purificar o ar, produzindo oxigénio e reduzindo o dióxido de carbono no ar, e a regular a temperatura local.
A coleta e reutilização de materiais (pneus, paletes de madeira, recipientes de plástico, …) visa promover a economia circular.
A criação deste espaço aponta integrar espaços ao ar livre na escola, onde os alunos possam aprender sobre ciências e ecologia de forma prática, conectando-se com questões ambientais.
Por último, a promoção de eventos e atividades que incentivem a interação com a natureza, como caminhadas, piqueniques e oficinas de jardinagem, bem como o desenvolvimento de áreas de lazer que utilizem materiais sustentáveis e ofereçam oportunidades para atividades ao ar livre, promove a melhoria da qualidade dos tempos livres dos alunos.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
As principais medidas de manutenção previstas passam por garantir que o espaço esteja sempre limpo e organizado, sendo os alunos responsáveis pela limpeza, promovendo o cuidado e a responsabilidade pelo espaço. Organizados em ecobrigadas, farão a verificação periódica dos equipamentos, relatando qualquer problema e, posteriormente, com supervisão, realizando pelos reparos e ajustes em itens que apresentem desgaste. Poderão ainda vir a ser implicados na implementação de ações de sensibilização sobre a importância da conservação do espaço.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Este projeto foi pensado tendo como premissa “criar um espaço de e para os alunos”. Nesse sentido, numa articulação estreita com a Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, pretende-se que a grande maioria das tarefas seja por eles desenvolvida, com supervisão dos docentes responsáveis, desde a limpeza, à construção de equipamentos e à manutenção do espaço. Excluem-se do envolvimento dos alunos, as tarefas que envolvam perigos significativos e/ou complexidade considerável, salvaguardando a segurança dos mesmos. Estas tarefas serão asseguradas pelos assistentes operacionais e pessoal docente.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Os benefícios deste projeto passam pela saúde mental, dado que ambientes agradáveis e bem cuidados contribuem para a redução do stress e da ansiedade, proporcionando um espaço para relaxamento e socialização; pela promoção da atividade física ao ar livre e em harmonia com a natureza; pela coesão social, promovendo a criação de laços sociais, fortalecendo a rede de apoio e criando um sentimento de pertença; e pela educação e conscientização uma vez que projetos educativos sobre saúde, bem-estar e sustentabilidade ajudam a comunidade a adotar hábitos mais saudáveis e conscientes.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início: novembro de 2024, com a recolha dos materiais a (re)utilizar.
Fim: maio de 2025.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Câmara Municipal e APPACDM de Sabrosa: com empréstimo de ferramentas e com mão de obra especializada, para tarefas que o requeiram; e com eventual ajuda financeira.
Associação de Pais e Encarregados de Educação: com a recolha dos materiais a serem reutilizados (paletes de madeira, pneus, recipientes de plástico, …).
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros: 1100€ para aquisição de lixas de madeira, tintas, pincéis, cordas, plantas, vasos, colas, ferragens (pregos, parafusos, dobradiças, …).
Recursos humanos: alunos, docentes, assistentes operacionais.
Recursos materiais a reutilizar: paletes de madeira, pneus, recipientes de plástico, para além dos materiais a adquirir referidos nos recursos financeiros.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Grau de satisfação dos alunos.
- Registo semestral/anual do número de espécies (plantas e animais) no espaço verde.
- Grau de envolvimento dos alunos na preservação/manutenção do espaço.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Dificuldades em garantir recursos financeiros adequados para a implementação e manutenção do projeto.
- Condições climáticas adversas podem afetar a vegetação e os equipamentos.
- Risco de vandalismo ou comportamento antissocial no espaço.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: