Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Subaproveitamento dos espaços exteriores ajardinados, falta de estruturas que promovam a prática de atividade física/atividades lúdicas de ocupação dos tempos livres, falta de locais exteriores de convívio e utilização pedagógica com sombra.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Manter os jardins e árvores existentes, mas realizar cortes e podas necessárias.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
26 000
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
140
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Eliminar a pequena vegetação e manter as árvores de grande porte;
Preparar o terreno/área a intervencionar;
Colocar uma estrutura de ténis de mesa, para exteriores, criando um espaço de atividade física e de convívio, com a instalação de bancos de jardim;
Construir um pequeno anfiteatro, aproveitando o declive já existente, para a prática pedagógica e cultural;
Fazer marcações que permitam a realização de jogos tradicionais, no espaço circundante pavimentado.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente.
Explicite:
A escola carece de espaços específicos no exterior que proporcionem o convívio e uma saudável ocupação de tempos livres. O local, a implementar a mesa de ténis e o anfiteatro encontra-se desaproveitado quando pode ser uma mais valia.
A orientação de alunos para o espaço permite que aquele local seja alvo de maior cuidado, promovendo o desenvolvimento de competências sociais, culturais e desportivas, contrariando desta forma o sedentarismo.
O espaço está afastado das salas de aulas, pelo que não perturbará o normal funcionamento das mesmas.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Criação de uma equipa de alunos, Eco Conselheiros, que fará regularmente a monitorização e manutenção do espaço.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
A comunidade escolar estará envolvida em todas as fases do projeto.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
- Melhorar as condições de aprendizagem
- Ocupação dos tempos livres de forma ativa
- Promover a prática da atividade física
- Fortalecer as relações sociais
- Desenvolver o espírito de interajuda e cooperação
- Preservar tradições culturais
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início – dezembro
Fim - julho
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O município – preparação da área a intervencionar.
Comunidade escolar – ajuda na construção do anfiteatro; pintura/marcação do espaço para realização dos jogos tradicionais.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Mesa de ténis exterior - 1199 €
Banco de jardim - 139,48 €
Material de menor custo - pinceis, tintas, etc
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Melhoria do espaço exterior
- Melhoria da saúde e bem-estar
- Melhoria das condições aprendizagem
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Custo financeiro.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: