Escola Básica de Esgueira (Aveiro)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Exterior da escola sem espaços dinâmicos para explorar e sem recursos/materiais ideais para a sua realização. Espaço pouco atrativo e cuidado.
Só nos intervalos é que as crianças vão ao exterior e quando as condições climatéricas o permitem. No tempo da chuva, as zonas menos cuidadas ficam lamacentas devido às poças da chuva.
Após a realização de um inquérito, constatou-se que as crianças brincam muito pouco ao ar livre.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Parafraseando Carlos Neto: “Se uma criança não brinca, não pode ser feliz, se não é feliz não pode aprender, e se, por sua vez não pode aprender, não poderá crescer de forma autónoma”. É urgente requalificar o magnífico espaço exterior que a nossa escola possuí. Este apresenta potencialidades para ter “mais vida”.
Temos muitas árvores, espaços amplos livres e telheiros. Há que os manter e rentabilizar com a criação de atividades/materiais que promovam o brincar e o aprender no exterior.
As atividades, inseridas em espaços naturais, têm proveitos na saúde mental e na motivação pelo cumprimento de programas e atividades por parte de quem os frequenta e explora. Para além disso, a valorização deste espaço confere uma componente prática e dinâmica à aprendizagem!
A escola está inserida numa zona onde o cimento é rei. A maioria das crianças vive em apartamentos e, por conseguinte, as atividades de lazer reduzem-se ao computador, aos videojogos e à ida aos centros comerciais e supermercados!
Temos um espaço exterior magnífico, que tem potencial para se tornar num espaço privilegiado para a ação educativa. Urge repensá-lo e torná-lo atrativo, de forma a que as crianças o possam explorar, fazendo a gestão do risco e desenvolvendo a coordenação motora e a criatividade.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
A área exterior é a grande mais valia desta escola e não vai ser toda intervencionada, pois queremos deixar, também, espaços de exploração livre e autónoma para as crianças.
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
cerca de 200m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Como foi referido, anteriormente, o recreio é muito amplo, mas sem opções para os dias de chuva. Nos telheiros, não há nenhuma atividade a explorar, pelo que as crianças se aglomeram e este “ócio” desencadeia, muitas vezes, conflitos entre os mesmos.
No espaço descoberto há, apenas, um campo para jogar futebol.
O recreio deve ser um espaço descontraído e relaxante, que permita às crianças socializar, descansar (do trabalho de sala de aula) e brincar. Deve permitir, aos alunos, extravasar energias, brincar de forma criativa, promover a sociabilidade e diminuir conflitos. Acreditando nesta realidade, o corpo docente desta escola e a Associação de Pais resolveram unir esforços para a poder proporcionar.
Com este intuito, foram criadas várias frentes de ação, a saber:
- Destinados à fase mais lógica: jogos de tabuleiro (damas, dominó, simetrias, tangrans, …). Quando disponibilizados e aplicados, permitem aos alunos desenvolver a sua atenção, raciocínio lógico, interação e linguagem verbal;
- Destinados ao movimento: futebol, voleibol, macaca, trepar, jogos de equilíbrio…. Permitem aos alunos a exercitação da sua locomoção, a criação de estratégias e o fundamental, a interação para obter o resultado esperado dos jogos;
- Destinados à expressão corporal e à socialização: a dança e a música. Ambas possibilitam, à criança, desenvolver o ritmo e aspetos afetivos e sociais, pois envolvem o corpo, o espírito, a mente e as emoções, enriquecendo a aprendizagem através de uma ação livre e prazerosa;
- Destinados à preservação: jogos tradicionais (o jogo da glória, três em linha, macaca, pião…);
- Destinados ao gosto pela leitura: ler no exterior (uma experiência prazerosa);
- Destinados à expressão através da arte: quadros de vários materiais para desenhar/pintar: acetato, papel de cenário, lousa e quadro branco.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente, embora alguns materiais possam ser transportados para uma escola nova. Mas isto, a acontecer, será num futuro ainda incerto.
Explicite:
Promovem a biodiversidade pois as crianças como exploradores natos que são, irão encontrar uma infinidade de seres vivos, observá-los e compreender a sua interdependêcia, proteção do solo, e do clima. Os recreios são sempre momentos de muito ruído, com opções lúdico/didáticas iremos certamente colmatar esta situação.
Iremos promover a economia circular com a reutilização de materiais para a construção de jogos/equipamentos.
Iremos promover a inclusão com o direito, de todos, poderem usufruir doo mesmo estando previstos jogos diferenciados.
As condições de aprendizagem serão certamente beneficiadas pois o brincar ao ar livre é um grande promotor para a imunidade, memória, sono, e consequentemente para a capacidade de aprendizagem.
É-o também para a melhoria da qualidade dos tempos livres que muitas vezes, por diversos fatores, é dada preferência por jogos e dispositivos eletrônicos.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos visualizaram algumas sugestões de ideias, previamente selecionadas pelos docentes, escolheram as que mais gostariam de ver implementadas e, depois, construíram as maquetas das mesmas. Estas ficaram expostas a toda a comunidade escolar.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Posteriormente, a Associação de Pais, com a colaboração do Pessoal docente e não docente e os alunos, irá apetrechar os espaços.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Os benefícios do projeto já foram enunciados no ponto 2.1, por categorias de equipamentos, resumindo numa frase diria que estar na natureza ajuda as crianças a relaxar, promovendo a tranquilidade e o bem-estar mental. importa inverter os seguintes realidades:
- Dependência cada vez maior dos meios audiovisuais;
- Comprometimento das relações sociais;
- Envolvimento de toda a comunidade escolar;
Importa dar a conhecer e vivenciar para gostar e cuidar
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Depois da 1ª interrupção letiva
Tratando-se de um projeto muito abrangente apontaríamos para cerca de 3/4meses.
O primeiro passo aconteceu aquando da partilha das ideias/sugestões na 1ª reunião do Conselho Eco- Escolas.
O segundo passo integrou a construção das maquetas por todas as turmas da escola (num total de dez).
O terceiro passo, construção e pinturas a iniciar depois da 1ª interrupção letiva.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A Presidente da Junta de Freguesia, presente na 1.ª reunião do Conselho Eco-Escolas, e posta ao corrente das ideias para a implementação deste projeto, mostrou a sua total aderência ao mesmo, no que diz respeito à parte económica e à cedência do pessoal e carrinha do município.
A Representante dos Pais/Encarregados de Educação deu conhecimento do projeto à Associação de Pais, que aderiu ao mesmo e se comprometeu, junto de parceiros locais, arranjar alguns materiais recicláveis, nomeadamente: pneus, paletes, construção de casinhas e reutilização de frigoríficos para “guardar/expor” livros, caanas da Índia para construçãao das cabanas...
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros:
Tintas e pinceis - 80€
Cola prego e pistola - 30€
Redes de corda de juta - 50€
Esparguete de piscina (para criar túneis) - 20€
Coluna para jogo musical - 70€
Ganchos para prender cordas - 10€
Napa - 30€
Tábuas de madeira- 10€
TOTAL- 300€
Recursos Humanos:
- Pais/E.E.;
- Pessoal Docente e Não Docente;
- Alunos;
- Pessoal da Junta de Freguesia (para eventual transporte de materiais e abertura de covas no terreno do recreio da escola).
Recursos Materiais:
- Redes de corda de juta;
- Cordas de sisal grosso;
- Pneus reciclados e napa para sofás;
- Madeira para as casinhas da biblioteca exterior;
- Frigoríficos reciclados para pintar (para a biblioteca exterior);
- Paletes de madeira;
- Canas-da-índia e rede fina para cabanas;
- Piões;
- Tintas e trinchas para a pintura de jogos;
- Caixas de iogurte grego e tampas coloridas (para enterrar e construir percursos);
- Pistola para cola prego;
- Esparguete de piscina para criar túneis;
- Madeira para molduras para colocar materiais para arte;
- Ganchos para prender cordas;
- Panelas, testos e outros para painel musical;
- Coluna para jogo musical.
-
- (…)
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Envolvimento de toda a Comunidade Escolar;
- Rentabilização de espaços;
- Uso efetivo e dinamizador dos recursos criados.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
A comunidade está envolvida, isso é o nosso grande trunfo.
Algum equipamento, a reutilizar, já começou a chegar e a sua construção/aplicação na zona descoberta poderá estar condicionada por condições climatéricas adversas.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: