CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica de Camarate (Loures)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A escola precisa de um espaço adequado para atividades ao ar livre, principalmente, para atividades de aprendizagem (aulas/ formações) ou atividades de lazer (celebrações/ convívios).
Para esse mesmo espaço, precisa de mobiliário de exterior, acessos para alunos com mobilidade reduzida, telheiro(s) para a época de inverno e alguns recursos materiais para a sua dinamização e manutenção.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Deve ser mantida a diversidade de plantas do pátio da escola, deve ser potenciado o acesso dos alunos à grande área de espaço exterior que a escola tem e deve ser mantida/ potenciada a participação dos vários elementos da comunidade escolar no espaço exterior da escola.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
31900

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
4010

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A intervenção pretende reabilitar um espaço exterior, um terreno que fica entre os pavilhões e um muro que circunda a escola. Ao longo do tempo foram realizadas várias atividades neste espaço, nomeadamente, foi criado um charco com rãs, uma horta pedagógica, um jardim de ervas aromáticas e um local de abrigo para animais domésticos (galinhas, patos,...). Devido à instalação do charco, a comunidade batizou este terreno como "Quinta do Charco". Sempre foi um espaço muito querido pela comunidade escolar, por exemplo, a Associação de Pais chegou a criar uma horta dos pais, cuja manutenção era feita pelos mesmos ao fim de semana e os produtos colhidos eram entregues a famílias carenciadas. Nas disciplinas de Ciências Naturais/ Cidadania, muitas aulas foram aí realizadas, para observação de plantas espontâneas, algumas árvores de fruto (plantadas pela comunidade escolar), para aprender sobre as metamorfoses das rãs do charco e para observar algumas espécies de animais, como perdizes e ouriços-cacheiros, que sazonalmente visitam esta parte da escola. Chegou a ser criado um clube para a manutenção deste espaço, com a participação de vários alunos com necessidades educativas especiais da Unidade de apoio à multideficiência. Várias vezes se organizaram momentos de leitura promovidos pelo departamento de línguas e pela biblioteca da escola, atividades de lazer, momentos de formação e reuniões ao ar livre.
Muitas vezes imaginámos este terreno como uma "pequena Quinta pedagógica" ao serviço da comunidade local e de todo o Agrupamento de escolas.
Estes são exemplos do potencial que este espaço exterior da escola tem, mas ao longo dos últimos anos, por falta de verba não tem sido possível dinamizá-lo como gostaríamos.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Melhorar o desempenho ambiental da escola.
Contribuir para a educação ambiental e desenvolvimento sustentável da comunidade escolar.
Contribuir para a harmonização da relação entre vários grupos étnico-culturais.
Contribuir para envolver mais a comunidade escolar.
De salientar, que esta é uma escola degradada, localizada num subúrbio nos arredores da cidade de Lisboa, uma zona urbana, com vários bairros carenciados a nível social e económico.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Reativação da horta – participação dos alunos na plantação e na manutenção; realização de campanhas de doação de produtos hortícolas.
Melhoramento do charco - observação por parte dos alunos do desenvolvimento das rãs nas aulas de Ciências naturais; participação dos alunos na manutenção do charco.
Criação de paredes verdes – plantação de espécies de plantas em estruturas verticais junto do muro do terreno; manutenção.
Melhoramento do abrigo de animais domésticos – observação do desenvolvimento destes animais, estudo da reprodução de animais ovíparos, participação na manutenção do abrigo.
Criação de uma sala de aula ao ar livre coberta – participação dos alunos no design e construção deste espaço, através de workshops; participação dos alunos em aulas de grupo/ eventos; utilização livre.
Instalação de um depósito para recolha da água da chuva – instalação do depósito por parte de alunos da oficina de pequenos arranjos; utilização da água na rega da horta e outros espaços; contabilização dos litros de água aproveitados; realização de uma campanha de sensibilização à comunidade sobre a utilização sustentável de água.
Instalação de uma casa para arrumação de ferramentas e utensílios – manutenção por parte dos alunos.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
I Diagnóstico: participação em reuniões/ workshops, preenchimento de questionários, votação/seleção de medidas a implementar.
II Co-design: participação em reuniões/ workshops; divulgação das intervenções.
III Concretização intervenções: angariação de verbas e parceiros; construção.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Promoção de relacionamento interpessoal entre vários membros da comunidade educativa (alunos, famílias, docentes e não docentes), trabalho em grupo/ equipa.
Promoção de atividades ao ar livre, manualidades e convívio com a biodiversidade.
Realização de atividades práticas relacionadas com os conteúdos de diferentes disciplinas.
Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
Mitigação da poluição atmosférica que caracteriza a zona.
Doação de produtos para famílias carenciadas (ovos, hortícolas, aromáticas).
Responsabilização sobre o espaço escolar, sentimento de pertença, aumento da auto-estima dos vários elementos da comunidade escolar (alunos, famílias, assistentes operacionais).

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
2023 - 2025
Consideramos 2023 como a data de início, uma vez que nesta data, através de um diagnóstico feito junto da comunidade escolar (com reuniões, questionários e votações), o "Projeto da Quinta do Charco" foi escolhido como uma medida a implementar.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Câmara Municipal de Loures - aprovação das intervenções (Departamento de educação/obras); realização de atividades de formação e sensibilização ambiental (Departamento do ambiente, energia e sustentabilidade); fornecimento de espécies de plantas (Viveiros da Câmara Municipal); limpeza do terreno.
Junta de freguesia - doação de ferramentas e utensílios, terra, gravilha; participação em reuniões do Conselho Eco-escolas.
Associação de pais – colaboração na manutenção, envolvimento das famílias e partilha dos resultados através de reuniões e internet.
Instituto Superior Técnico/CITUA (Centro para a inovação em território, urbanismo e arquitetura) – apoio técnico na área da arquitetura e sustentabilidade; dinamização de workshops/ ações de co-design com alunos, famílias, docentes e não docentes.
Gráfica de São Francisco – impressão de sinalética e placas de identificação de árvores.
Escuteiros - construção de estruturas de suporte.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos humanos: alunos, docentes, não docentes, associação de pais, técnicos da Câmara Municipal de Loures.
Recursos financeiros/ materiais:
Reativação da horta – canteiros de madeira; terra; produtos hortícolas; ferramentas; placas de identificação. (100 euros)
Melhoramento do charco - vedação de madeira. (50 euros)
Criação de paredes verdes – estrutura de madeira para suportar as plantas; plantas. (50 euros)
Melhoramento do abrigo de animais domésticos – abrigo de animais com comedouro e bebedouro. (150 euros)
Criação de uma sala de aula ao ar livre coberta – mobiliário de exterior; estrutura de cobertura. (350 euros)
Instalação de um depósito para recolha da água da chuva - depósito 1000L (150 euros)
Instalação de uma casa para arrumação de ferramentas e utensílios (150 euros)

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Número de atividades realizadas neste espaço (plano anual de atividades).
Grau de satisfação da comunidade escolar sobre a utilização deste espaço (aplicação de um questionário).
Registo e monitorização de dados: litros de água da chuva recolhidos no depósito, quantidades de produtos hortícolas, quantidade de ovos, ... (brigadas de alunos).

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de recursos humanos/ estabilidade de recursos humanos, nomeadamente, assistentes operacionais.
Falta de verbas para manter este espaço.
Falta de apoio técnico.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: