CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB 2,3 Dr. Flávio Gonçalves (Póvoa de Varzim)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
•Reabilitar a área do lago desativado com a criação de um Charco, potenciando um novo espaço e uma nova biodiversidade;
•Área envolvente do charco pouca atrativa para a frequência dos alunos e fraca ligação à natureza.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
•Criação de recursos (charco, hotel de insetos, abrigos para pássaros, plantação de arbustos com flores) potenciando a observação da biodiversidade;
•Promover valor estético e paisagístico importante na envolvência da escola.
•Realização de atividades de carácter lúdico-científico, como a observação de anfíbios, aves e outros animais, etc.
•Continuação do projeto da identificação, catalogação e informação das novas espécies arbóreas dentro do recinto escolar com a utilização da tecnologia QR Code que cria uma imagem com a ligação ao site com a informação. A imagem de QR Code será inserida nas placas de identificação que serão colocadas junto das espécies. Esta informação está em português e inglês.
•Plantação de novas espécies da área envolvente ao Charco, com o contributo das plantas germinadas na Estufa da Escola.
•Criação de um novo espaço complementando, assim, o pomar, a estufa e o jardim de ervas aromáticas já existentes.
•Participação em concursos sobre o tema biodiversidade.
•Utilizar o exterior da escola para projetos de aprendizagem ativa em trabalho de campo.
•Incentivar a ligação à natureza pela comunidade educativa.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
7202

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
700

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
O projeto em desenvolvimento designa-se “A Biodiversidade da Flávio Gonçalves”, consiste: na criação de um Charco, de carácter permanente; criação de abrigos para pássaros e insetos; colocação de mesas com bancos anexos junto aos espaços de lazer; criação de um jardim sensorial; plantação de novas espécies autóctones com a colaboração da Estufa existente na Escola; e continuação do projeto da identificação, catalogação e informação das novas espécies arbóreas dentro do recinto escolar com a utilização da tecnologia QR Code que cria uma imagem com a ligação ao site com a informação. A imagem de QR Code será inserida nas placas de identificação que serão colocadas junto das espécies. Este projeto está em português e inglês (algumas espécies também estão traduzidas para francês).

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de carater permanente pois implica a construção do charco e cuidados relacionados com a limpeza do charco e plantação de novas espécies.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
2.3.1-Como vai ser utilizado:
– atividades pedagógicas - trabalho de campo nas disciplinas de Estudo do Meio 1º ciclo e Ciências Naturais 5º ao 9º ano (observação da biodiversidade existente num meio aquático e área envolvente); Educação Visual desenho das espécies da área específica para a participação dos concurso sobre o tema biodiversidade; disciplina de Cidadania participação dos alunos na manutenção do espaço e na disciplina de Educação Tecnológica construção de maquete de pontes, hotel de insetos, abrigos para pássaros, espanta espíritos emandalas para o jardim sensorial. Continuação de pesquisa de informação e tradução para inserir no site que terá a ligação às placas com o Qrcode.
– atividades lúdicas – utilização da mesa com bancos e usufruir do jardim sensorial, nos momentos de recreio. Realização de peddy-paper sobre as espécies arbóreas existentes na escola.
– espaço de utilização livre – o charco é vedado com pequenas estacas de madeira de proteção permite a observação, mas sem interferir no ecossistema.
2.4-O projeto contribui para (selecione 1 ou mais e explicite):
– promover a biodiversidade. Com a criação do charco, hotel de insetos, abrigos para pássaros, plantação de espécies arbóreas pretende-se criar um espaço que permita o surgimento de um novo espaço para a observação da biodiversidade.
– minimizar os impactos das alterações climáticas. A zona criada para a promoção da biodiversidade é também um espaço de abrigo/refúgio para espécies. A diversidade de plantas a colocar na área envolvente ao charco vai permitir o aumento de polinizadores.
– um uso mais eficiente da água. O charco reutiliza a água da chuva.
– melhorar a qualidade do ar. Uma pequena zona verde é um pequeno contributo para a melhoria do ar.
– minimizar o ruído. Criação de um jardim sensorial que permite minimizar o ruído dos carros, mas também ativar os sentidos sensoriais dos alunos.
– promover a economia circular. Plantação de plantas germinadas na Estufa de escola e oferta de plantas já existentes no jardim dos alunos, docente e assistentes operacionais e técnicos.
– promover a inclusão. A promoção da inclusão de alunos já está inserida nas atividades da Estufa, com a criação e manutenção deste novo espaço será também uma atividade a ser desenvolvida por alunos de necessidades educativas especiais.
– melhorar as condições de aprendizagem. A criação deste espaço permite desenvolver as competências inerentes à aprendizagem baseada em projetos e conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que nos espaços exteriores da escola.
– melhorar a qualidade dos tempos livres. A implementação de mesas com bancos anexos e o jardim sensorial permite uma ligação à natureza carater lúdico-científico.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Participação no arranjo paisagístico do charco e da área envolvente.
Pesquisa de informação sobre as espécies para inserir a informação no site do Jardim botânico.
Reportagens para as redes sociais.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Na fase de arranjo paisagístico são utilizadas as plantas germinadas na estufa e será pedido à comunidade escolar a oferta de plantas autóctones que já têm no jardim de casa, tentando, assim, conciliar a cidadania com a sustentabilidade.
Os alunos com algum tipo de dificuldade na aprendizagem ou no acompanhamento do currículo escolar são convidados a cuidar da manutenção do espaço e no projeto paisagístico. Estes alunos já colaboram no espaço estufa, pomar e jardim de ervas aromáticas.
Os alunos do Eco-Escolas são convidados a realizar o projeto paisagístico e a colaborar na manutenção da área envolvida. Serão também responsáveis pela disseminação das várias atividades nas redes digitais do Agrupamento com a realização de reportagens, convidando assim outros alunos para a participação ativa no projeto.
Os alunos na disciplina de Educação Tecnológica realizam a construção de maquetes de pontes que serão expostas na área envolvente. São construídos abrigos para pássaros, espanta espíritos e mandalas para o jardim sensorial.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
•Um dos impactos do projeto será o aumento da promoção na comunidade escolar da ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar.
•Aumentar a realizar de sessões de observação de flora e fauna no recinto escolar.
•Remoção de Plantas Exóticas Invasoras.
• Permitir o convívio de alunos na utilização do jardim com o objetivo de melhorar, do ponto de vista holístico, a sua presença na escola.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O projeto já foi iniciado em 2021/2022 com a pintura do mural lançado no desafio "Muros com vida", a escolha do local foi pensada já na envolvência futura da construção do charco para reabilitar a zona.
Este ano no mês de outubro foi iniciada a remoção de entulho e a limpeza geral do leito do tanque do lago existente pela parte da Câmara Municipal. Prevê-se a colocação de estacas de madeira de proteção e a limpeza do terreno existente.
Prevê-se ao longo do ano realizar a impermeabilização de toda a superfície do tanque existente. Colocação de seixos/calhaus de média dimensão no fundo lago, instalação de kit de plantas aquáticas e arranjo paisagístico da área ajardinada envolvente.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Câmara Municipal - Pelouro do Ambiente – Colaboração na execução de: limpeza geral do leito do tanque do lago existente, para remoção de entulhos e terras existentes, sem danificar a base de betão existente; arranjo paisagístico da área ajardinada envolvente, através da limpeza do terreno existente.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Tela de PVC ou EPDM para a impermeabilização de toda a superfície do tanque existente 500€
Plantas aquáticas e arranjo paisagístico da área ajardinada envolvente 400€
Mesa com bancos anexos 800€
Placas de identificação que serão colocadas junto das espécies 100€

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
•Frequência do espaço pelos alunos de forma lúdica permitindo, assim, o convívio de alunos na utilização do jardim com o objetivo de melhorar, do ponto de vista holístico, a sua presença na escola.
•Frequência do espaço por docentes e alunos para desenvolver as competências inerentes à aprendizagem ativa em trabalho de campo nas disciplinas de Estudo do Meio, Ciências Naturais, Educação Visual e Cidadania.
•Surgimento e aumento de plantas, anfíbios, répteis, aves e outros seres vivos.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de verba financeira.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: