Colégio Helen Keller (Lisboa)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A zona de um antigo canteiro com terreno inclinado que se situa na entrada da escola (portaria) de acesso ao espaço dos alunos do 1º ciclo. Este espaço encontra-se cuidado em, no entanto está reaproveitado.
Após requalificação pretende-se que seja uma zona de lazer e convívio os alunos do 1º ciclo, 2º e 3º ciclos.
Esta é uma área com bastante potencial, onde os alunos podem conviver nos intervalos, brincar, ler livros que temos disponíveis através do Projeto Frigoteca.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
O Colégio Helen Keller dispõe de um vasto espaço exterior, com zonas verdes bem cuidadas e preparadas para os alunos utilizarem em diferentes atividades (lazer, convívio, aulas de exterior, oficinas de jardinagem, entre outros). Para além dos espaços verdes, existem ainda parques infantis ecológicos integrados nas zonas de jardim.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
15 000 m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
82 m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretende-se que a zona a intervencionar passe a ser um espaço dinâmico e que contribua para os alunos sentirem a escola, cada vez mais, como um espaço de e para todos, onde se sintam acolhidos, felizes possam usufruir verdadeiramente do privilégio da localização geográfica do Colégio (Parque Natural de Monsanto).
A intervenção principal da zona a melhorar incluiu a eliminação do gradeamento de ferro, a colocação de duas rampas escorrega e a colocação de socalcos de madeira que sirvam de escadas para acesso às rampas e bancos corridos a simular um pequeno anfiteatro.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de caráter permanente, uma vez que o objetivo é ser utilizado como espaço privilegiado para os alunos conviverem, brincarem, lerem. A ocupação do tempo livre dos alunos com as atividades, é fundamental para promover a adoção de comportamentos saudáveis.
As rampas escorregada serão mais direcionadas aos alunos do 1º ciclo que poderão ser utilizadas logo pela de manhã, com a entrada na escola de uma forma divertida e diferente (as rampas têm acesso da zona da portaria para a zona do recreio do 1º ciclo), durantes os intervalos e até nas aulas de expressão e educação físico motora.
A zona dos socalcos em madeira poderá ser um espaço tanto para promover para promover atividades de lazer, contacto com a natureza e até para desenvolver diferentes competências em diferentes áreas curriculares através de aulas de exterior.
Especificar:
Utilizado em eventos/atividades no Plano Anual de Atividades destinadas os alunos e comunidade escolar de caráter cultural e pedagógico.
Explicite:
Promover competências sociais, pessoais que contribuam para o bem estar físico e mental dos alunos.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A manutenção do espaço intervencionado, ou seja, requalificação do espaço com a colocação de rampas escorrega e zona de socalcos em madeira, terá a colaboração dos alunos os quais terão um papel fundamental na dinamização de ações no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que envolvam dinâmicas para promover o sentido de responsabilidade e desenvolver a consciência e responsabilidade ambiental e social dos alunos, para que o espaço se mantenha limpo e agradável.
Os alunos terão ainda um papel fundamental na que respeita à plantação e cuidados a manter com as flores que forem cultivadas na zona circundante. Este será também um espaço a ser tratado e cuidado pelos alunos com necessidades especiais que beneficiam de adaptações curriculares significativas.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
A comunidade escolar mais especificamente, os alunos, terão um maior envolvimento na fase pós requalificação do espaço (após colocação das rampas e socalcos de madeira). Sendo um projeto destinado aos bem-estar dos alunos serão eles que terão um maior envolvimento e que usufruirão mais da zona requalificada.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A valorização do espaço será um recurso para o desenvolvimento das competências sociais, pessoais e académicas.
Beneficiar de zonas para brincar, de convívio/lazer, de leitura e até mesmo de espaço de aulas ao ar livre, aproveitando os espaços verde e ao ar livre da escola, é um fundamental para os alunos melhorarem o sentido de pertença em relação à escola, espaço onde passam várias horas do seu dia-a-dia.
Um ambiente acolhedor e inovador, pensado nas crianças e jovens é um pilar fundamental para o desenvolvimento integral dos aluno e potenciador de comportamentos saudáveis.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Pretende-se que o projeto seja iniciado no 2.º período e inaugurado no Dia da Árvore, dia 21 de março de 2025.
Esta data é muito significativa para o Colégio, neste dia é realizado um evento para toda a escola e com a presença da Direção o qual culmina sempre com a plantação de uma árvore no espaço escola.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O projeto não contará com parceiros.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Eco travessas madeira tratada – valor aproximado 50 €/palete
Rampa escorrega – valor aproximado 200€/escorrega
Mão de obra - contributo da equipa de manutenção do Colégio.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Número de atividades “formais” desenvolvidas no espaço;
- Tipo de atividades que os alunos realizam no espaço;
- Nível de satisfação dos alunos;
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de recursos financeiros.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: