CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Secundária Campos Melo (Covilhã)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O espaço murado da escola tem imensos espaços livres (impermeabilizados ou não) e alguns deles encontram-se com um uso um pouco aquém do considerado necessário. A impermeabilização de muitos espaços, o difícil acesso de alguns devido ao declive acentuado do terreno, a dificuldade de manutenção de outros devido a árvores de grande porte e a necessidade de muita mão de obra para manter espaços extensos não impermeabilizados.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Os espaços externos da escola por comportarem grandes áreas, são uma mais-valia, permitindo várias utilizações, entre elas, convívio, espaços verdes, vistas desafogadas e ainda alguns lugares abrigados do vento e da forte insolação aquando do verão.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
7280

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
231m pátio (18 m estufa)

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretende-se recuperar/revitalizar um espaço subaproveitado/devoluto, um antigo pátio de um infantário da escola e conferir-lhe uma nova vida. Por não ter utilidade, nos últimos anos encontra-se maltratado e vítima do arremesso de objetos que não o dignificam e que lhe retiram o encanto que possui.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Uma intervenção desta natureza pretende ser permanente, contando necessariamente com um trabalho de manutenção vindo de professores, alunos e pessoal não docente. Ficando ligado a programas, clubes e grupos disciplinares, este projeto ganha consistência temporal.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Propõe-se a construção de uma estufa, com cerca de 18m², na qual se pretende promover atividades de germinação de espécies arbóreas no âmbito do projeto Eco-Escolas, mas também o plantio de alguns vegetais para o Clube de Cozinha Divertida e no apoio a atividades dinamizadas pelas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia.
Um projeto desta natureza, contribui para a manutenção/dignificação do espaço envolvente da estufa, assegurando a manutenção da biodiversidade animal e vegetal que a rodeia, mas também a germinação de espécies arbóreas a doar à Câmara Municipal e Junta de Freguesia para espaços públicos ou áreas a reflorestar.
Ao garantir a manutenção de um espaço arborizado e livre de superfícies impermeabilizadas, terá um papel decisivo no combate às alterações climáticas e às ilhas de calor tão comuns em meio urbano.
A água utilizada na estufa poderá ser obtida por uma ou mais barricas de receção e acumulação de águas pluviais ou pela rede pública, através de mangueira e com o apoio de regador. Este espaço terá também algo a dizer pela promoção da qualidade do ar, uma vez que garante a preservação das espécies vegetais espontâneas, assim como as que se pretendem plantar e ver crescer.
Ao promover atividades associadas a programas e clubes da escola, assim como iniciativas pedagógicas com um caráter mais prático por parte de algumas disciplinas poderão promover a inclusão escolar e social de mais alunos.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Através das atividades que se pretendem desenvolver na estufa, os docentes responsáveis poderão garantir a sua manutenção, comprometendo os alunos na sua manutenção (rega, remoção de ervas daninhas, limpeza do espaço envolvente) através de uma mapa de compromissos, que de acordo com o seu grau de cumprimento, o trabalho dos alunos deverá ser devidamente recompensado pela atribuição de diplomas e na valorização de alguns itens de avaliação a algumas disciplinas.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos poderão ter um papel de colaboração aquando da montagem da infraestrutura, no transporte de consumíveis para a estufa (fertilizantes, turfa, terra, vasos,...), na rega, remoção de ervas daninhas e limpeza do espaço. Mas também em atividades de germinação e colha de plantas e vegetais.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Parece consensual que toda e qualquer atividade inserida em espaços naturais tem proveitos na saúde mental e na motivação pelo cumprimento de programas e atividades por parte de quem os frequenta e explora. Para além disso, a valorização deste espaço confere uma componente prática a Programas, Clubes e Disciplinas da responsabilidade da escola.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O projeto aqui em causa tem, até ao momento, uma componente exclusivamente proponente para os órgãos dirigentes da escola e autarquia. E torna-se evidente que os valores propostos pela iniciativa "Eco-Pátios", para os projetos vencedores, fazem-nos sonhar em relação à possibilidade de concretização das ideias por nós propostas.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Como parceiros deste projeto podemos elencar a Câmara Municipal da Covilhã, principalmente em tarefas de construção e financiamento de alguns equipamentos. A mesma é, por sinal, entidade parceira e colaborante na candidatura da escola na edição de 2024/2025 do programa Eco-Escolas.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
- Estufa -179 euros
- Estantes - 180 euros (duas)
- Tela para o chão da estufa - 56,5 euros
- Mangueira - 13,5 euros
- Regador - 9 euros
- Minigrua - + 500 euros (para içar materiais para o pátio (sacos de terra, fertilizante; ...)
- Contributo (mão de obra) de professores, alunos e pessoal não docente na construção e na manutenção do projeto.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Número de alunos envolvidos com a estufa, através do Eco-Escolas, Cozinha Divertida e aulas de disciplinas como Ciências Naturais e Biologia;
- Número de plantas germinadas;
- Limpeza e arrumação do espaço.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Não haver quem se comprometa a regar as plantas durante o mês de agosto, bem como a possibilidade de arremesso de objetos da via pública, com uma localização sobre-elevada, em relação ao patamar onde se pretende colocar a estufa. Por estar num local, apenas, acessível por rampa ou escada, exige um esforço físico redobrado no transporte de materiais, nomeadamente, sacos de fertilizantes, turfa e terra (proposta da "minigrua").

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: