EB1/JI da Praceta (Portalegre)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Foram identificados como pontos fracos a escassez de equipamentos no espaço exterior, para ocupação dos tempos livres e espaços cobertos insuficientes para abrigar um grande número de alunos em dias de muito calor ou em dias de chuva.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Como pontos fortes destaca-se a existência de árvores ao longo da vedação do edifício e as dimensões generosas do espaço exterior.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1200
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
600
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção incidirá na criação de mais equipamentos lúdicos criados a partir de elementos naturais, essencialmente provenientes de madeiras reutilizadas e sobrantes da limpeza das florestas.
Pretende-se também criar mais espaços verdes que poderão vir a criar mais sombras e ajudarão a criar um ambiente mais natural.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção planeada pretende ser permanente e contínua, procurando-se sempre que existirem condições, ir acrescentando elementos, privilegiando sempre os de origem natural.
Explicite:
A implementação de mais equipamentos lúdicos no espaço exterior irá melhorar não só a qualidade dos tempos livres, mas também das aprendizagens, pois esperamos que ao diversificar os mesmos e existindo maior escolha, as situações de conflitos possam ser reduzidas. Desta forma, também as aprendizagens melhorarão, pois, a redução dos conflitos possibilitarão um ambiente de aprendizagem mais tranquilo.
O aumento de espaços verdes possibilitará promover a biodiversidade, não só nas plantas, mas também dos insetos e animais que poderão atrair; melhorarão a qualidade do ar e com o progressivo crescimento virão a proporcionar mais espaços com sombra, o que no Alentejo é uma necessidade.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Com vista à preservação e manutenção do espaço, serão criadas brigadas rotativas que ficarão responsáveis pelo zelo e manutenção dos mesmos, assim como fazerem uma sensibilização em todas as turmas. Quando for necessário, também será solicitada a colaboração dos pais e familiares e dos restantes parceiros.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
À semelhança do que foi feito no ano letivo transato, no âmbito do projeto Eco-Escolas, iremos realizar reuniões periódicas com os representantes de alunos, encarregados de educação e parceiros, quer para dar a conhecer o projeto quer para ir monitorizando a sua implementação.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A criação de mais equipamentos, e de origem natural, serão relevantes para melhorar as competências ao nível da motricidade e proporcionarão um maior contacto com a Natureza, o que é relevante numa época em que as crianças brincam menos tempo ao ar livre e caminham cada vez menos.
A criação de mais espaços verdes melhorará a qualidade do ambiente e possibilitará o envolvimento dos alunos no conhecimento e cuidado dos mesmos.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
No ano letivo de 23/24, já se iniciou o melhoramento do espaço, com a pintura de jogos no pátio frontal. Este ano iremos continuar com os melhoramentos, apontando o mês de janeiro de 2025 para dar início ao projeto. Prevê-se que o mesmo esteja concluído no mês de junho do mesmo ano.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Para o desenvolvimento do projeto será solicitado o apoio dos parceiros locais, tais como: Autarquia, Águas do Norte Alentejano, Areanatejo, Parque Natural da Serra de São Mamede, Valnor e Associação de Pais e Encarregados de Educação. Procurar-se-á a colaboração na recolha dos materiais, na instalação e futura manutenção dos equipamentos e espaços verdes; a realização de ações de sensibilização assim como a contribuição monetária para aquisição de materiais.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros: 2500€
Recursos humanos: alunos, pessoal docente e não docente, pais, familiares e representantes e colaboradores dos parceiros mencionados.
Recursos materiais: madeiras reutilizadas e sobrantes da limpeza da floresta, materiais de fixação, trepadeiras/arbustos e plantas resistentes e de baixa manutenção.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
-Realização de auditoria aos alunos, encarregados de educação e pessoal não docente;
-Realização de reuniões periódicas para avaliar a evolução do projeto;
-Realização de auditoria aos docentes sobre o impacto das melhorias implementadas, no ambiente de aprendizagem na sala de aula.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
A principal dificuldade que poderá vir a surgir, será a falta de colaboração dos parceiros.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: