CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica de Runa (Torres Vedras)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Recanto nas traseiras (exterior) da escola junto a uma porta de entrada de sala que necessita de sombra e que gostaríamos de aproveitar para executar uma parede sonora com pérgola.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Perto deste recanto, no ano transacto, foram plantadas três árvores e uma pequena horta. A construção desta parede seria para potenciar uma relação direta com o meio e com a natureza, e para as crianças terem mais um espaço de brincadeira.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
670

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
2,88

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretendemos dinamizar uma parte do pátio da escola em que as crianças tenham contacto direto e interventivo com a natureza e onde se possam divertir estando mais sensibilizados para a área da música.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente. E conta com um trabalho de manutenção vindo de alunos, pessoal docente e não docente.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Lançamos esta proposta para as crianças terem um espaço acolhedor e apelativo que contribui para o desenvolvimento individual e coletivo de forma lúdica. Desta forma, promove a consciencialização para a reutilização de materiais.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Verificação da Estrutura e dos objetos que dela fazem parte, inspecionando-os regularmente para detetar danos ou desgastes, pois com o uso se vão deteriorando.
Manter o espaço limpo e agradável, bem como, cuidar da buganvília que irá embelezar e dar sombra ao espaço.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Serão os alunos que irão cuidar do espaço e usufruir do mesmo.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Permite salientar a importância do brincar no espaço exterior escolar para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e, realçar a importância da sua regularidade na prática pedagógica diária, dotando-o com equipamentos lúdicos, que desafiam as crianças a brincar, promovendo
um ambiente de aprendizagem saudável e de qualidade no contacto com a natureza.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
1.º semestre. (Início : novembro 2024 fim: janeiro 2025)

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Junta de Freguesia.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Estaca aplainada 9x9 cm: 287,88 €
Molho de ripas: 9, 99 €
Bucha parafuso: 6, 18€
Parafusos Tirafond: 10, 37€
Parafusos Standers: 10,36€
Paletes (já recolhidas): 0€
Buganvília: 30€

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
-Número de frequência com que é utilizado o espaço;
- Cuidar do espaço.
- Interação dos alunos na interação do espaço.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
A execução do projeto.
Não haver orçamento para a concretização do projeto.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: