CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Melhorar a estética dos espaços escolares exteriores, os jardins circulares trazem uma estética agradável, transformando espaços verdes em áreas mais atraentes e coloridas.
Utilização eficiente do espaço, os Jardins verticais ocupam pouco espaço, sendo ideais para embelezar e substituir o arvoredo envelhecido tornando a vedação da escola mais atrativa.
Paredes meias com a escola, junto ao pomar, existe uma cabine de equipamentos elétricos que se encontra com a pintura em mau estado, quer nas paredes voltadas para o interior da escola, quer na parede voltada para a via pública pretendendo-se fazer um mural com elementos alusivos à natureza.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Reutilização de materiais, o uso de pneus, paletes e garrafas PET promove a reciclagem e a consciência ecológica, além de reduzir o desperdício. Isso contribui para um impacto ambiental positivo.
Conservação da flora e fauna local, ao criar bebedouros e comedouros para aves e insetos e aproveitando para suporte as árvores de fruto, o projeto ajuda a preservar e atrair a fauna local, melhorando a biodiversidade.
Pintura de murais numa cabine de equipamentos elétricos existente no interior da escola que se encontra com a pintura em mau estado.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2500

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
1500

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
O gradeamento da escola muitas vezes é um espaço não aproveitado. Utilizá-lo para os jardins verticais dá uma função produtiva a essa área, sem ocupar espaço no chão melhorando a estética e a qualidade do ar.
Consciência ambiental, ao utilizar materiais reciclados como paletes, pneus e garrafas PET, o projeto incentiva à reciclagem e ao reaproveitamento de resíduos, promovendo uma educação ambiental prática para os alunos.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
É de carácter permanente. A proposta de reutilizar materiais e criar áreas verdes que melhorem a flora e a fauna não é apenas uma intervenção temporária, mas uma ação que consolida uma mudança cultural na escola, promovendo a consciência ecológica de forma contínua. Os jardins verticais assim como os bebedouros e comedouros para aves e insetos têm impacto ambiental e estético que se mantém ao longo do tempo. Se bem cuidados, os espaços verdes continuarão a beneficiar a escola com mais biodiversidade, qualidade do ar e embelezamento.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Os bebedouros e comedouros servirão para atrair aves e insetos locais contribuindo para a conservação e aumento deste tipo de espécie animal.
Os jardins verticais e circulares permitem aumentar a quantidade de plantas no ambiente, mesmo com espaço limitado, melhorando a estética e contribuindo para a purificação do oxigénio.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Embora os pneus, paletes e garrafas PET sejam bons materiais reutilizáveis, eles podem degradar-se com o tempo. Pintura ou tratamentos podem ser necessários para evitar que os pneus e as paletes fiquem visualmente desgastados ou quebrem com o tempo. Os alunos são responsáveis por estas e outras tarefas importantes. Inicialmente ajudam na construção dos elementos, na plantação e na organização das plantas, tanto nos jardins circulares quanto nos verticais, aprendendo sobre as espécies e suas especificidades. São ainda responsáveis pela rega das plantas, garantindo que recebem água suficiente para crescerem de forma saudável. Em relação aos bebedouros e comedouros para aves e insetos, os alunos irão construí-los, fazer a sua montagem nas árvores e mantê-los limpos e abastecidos com água fresca e alimentos apropriados para as aves e insetos locais.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Comunidade Escolar: (professores, Direção, assistentes operacionais) pode colaborar no desenvolvimento do conceito do projeto, na sua aprovação e sugerindo locais para a instalação dos jardins e bebedouros, identificando os recursos necessários e definindo objetivos de sustentabilidade.
Alunos: podem ser envolvidos desde o início, participando nos espaços a intervencionar, as espécies de plantas que serão utilizadas e a escolha dos alimentos mais adequados para atrair as aves e insetos, na execução, na manutenção e divulgação do projeto.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Os jardins verticais e circulares ajudam a purificar o ar, já que as plantas absorvem dióxido de carbono e outros poluentes, libertando oxigénio. Isso melhora a qualidade do ar nas áreas circundantes, reduzindo a exposição a partículas nocivas. Um ambiente com melhor qualidade do ar contribui diretamente para a saúde respiratória dos alunos, professores e funcionários. A presença de espaços verdes na escola promove relaxamento e alivia a inquietação. A observação de aves e o som de seu canto podem reduzir a ansiedade e promover o bem-estar mental.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Data de início: 17 de outubro de 2024
Data de conclusão: 6 de junho de 2025

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Os parceiros locais, como a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Empresas e a Comunidade Local, desempenham papéis complementares no sucesso do projeto de jardins verticais, circulares e de comedouros e bebedouros para aves e insetos. Cada parceiro contribui com recursos, conhecimento ou apoio logístico, promovendo um ambiente escolar sustentável, inovador e saudável para todos. O envolvimento desses parceiros reforça o caráter colaborativo e de longo prazo do projeto, ampliando os seus benefícios para além da escola e transformando-o num exemplo de boas práticas ambientais e educacionais para a comunidade.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Os recursos financeiros estimados podem variar mediante os materiais utilizados, mas é possível identificar as principais despesas: Aquisição de plantas: o custo dependerá da quantidade e do tipo de plantas escolhidas (preferencialmente nativas). Jardins verticais e circulares podem exigir plantas com diferentes características de crescimento e manutenção. O suporte e os vasos são feitos com materiais reciclados e ou reutilizáveis.
Estimativa: Entre 50€ a 100€, dependendo do porte das plantas e da área a ser coberta.
Comedouros e bebedouros para aves e insetos: A confeção de bebedouros e comedouros será feita com materiais recicláveis/reutilizáveis. Os alimentos específicos para atrair as espécies locais.
Estimativa: 20€ a 50€ para a compra de alimentos.
Decoração e materiais artísticos: Pintura de murais numa cabine de equipamentos elétricos existente no interior da escola que se encontra com a pintura em mau estado, quer nas paredes voltada para o interior da escola, quer na parede voltada para a via pública. A decoração dos comedouros e bebedouros, jardins circulares e verticais e outros elementos criativos podem ser adicionados ao projeto.
Estimativa: 300€ a 700€.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Biodiversidade Aumentada
- Número e variedade de espécies de aves e outros animais atraídos pelos comedouros e bebedouros, bem como pela presença dos jardins.
Bem-Estar e Participação da Comunidade Escolar
- Grau de envolvimento dos alunos, professores e membros da comunidade local nas atividades de manutenção e uso dos jardins e dos espaços verdes.
Consciencialização e Educação Ambiental
- Nível de conhecimento e sensibilização dos alunos em relação a temas ambientais e de sustentabilidade, com foco em biodiversidade, preservação e impacto ecológico.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Manutenção a Longo Prazo
- Após a fase inicial de entusiasmo, pode haver pouca motivação da comunidade escolar para manter os jardins e os bebedouros/comedores de pássaros. A manutenção regular, como rega e limpeza, pode ser negligenciada, resultando no descuido das áreas verdes e na deterioração das estruturas.
Falta de Recursos Financeiros e Materiais
- A manutenção do projeto pode exigir recursos financeiros contínuos, quer para a substituição de plantas, reparação de estruturas ou reabastecimento de alimentos para as aves e insetos. Se esses recursos não estiverem garantidos, o projeto pode ficar estagnado ou deteriorar-se.
Condições Climáticas e Ambientais Adversas
- Dificuldade/Risco: O clima pode ter um impacto direto sobre o sucesso do projeto, especialmente em regiões sujeitas a secas, geadas ou chuvas intensas. Estes fatores podem prejudicar o crescimento das plantas e a sobrevivência das aves e insetos, além de causar danos às estruturas dos jardins circulares, verticais e aos comedouros e bebedouros.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: