Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Neste momento a Escola está a ser alvo de intervenção (requalificada) pelo que existem espaços no recreio sem estarem ajardinados. Por esse motivo, tendo em conta que o solo possui características arenosas e específicas para o desenvolvimento de determinadas plantas, nesses espaços poderiam ser plantadas espécies adequadas, de médio a grande porte. Esse processo seria concebido com todos os alunos de 8º anos, onde existem várias etnias, no âmbito dos Domínios de Articulação Curricular (DAC), envolvendo disciplinas como: Educação Visual, Educação Tecnológica, Matemática, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, entre outras e em articulação com projetos desenvolvidos pela Escola como Plano Nacional das Artes, Clube Ciência Viva, …
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Tendo em conta que se trata de um local principal no exterior, aproveitar-se-ia este ponto forte tornando-o um local mais atrativo. O facto de ser criado por alunos seria uma mais-valia, no futuro, para a sua preservação e manutenção.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
16000
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
260
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Dado se tratar de um solo pouco fértil a intervenção a realizar seria a de instalar comunidades vegetativas adaptadas ao local, nomeadamente, plantas de longa duração por forma a facilitar a manutenção do espaço a médio longo prazo. Por outro lado, na disciplina de Educação Tecnológica seriam produzidos abrigos de aves para aumentar a biodiversidade, bancos para descanso e um móvel para colocação de livros promovendo, assim, a leitura.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção seria de carácter permanente, uma vez que o objetivo é ser usado como uma ferramenta que potencia, não só o lazer, como também o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos, ao nível do estudo da influência dos fatores abióticos nas plantas e interação entre seres vivos.
Explicite:
As plantas introduzidas nestes espaços iriam estabelecer relações com os fatores do meio (fatores abióticos nas plantas) e interação entre outros seres vivos (o caso de abrigos para aves), o que a médio-longo prazo iria promover o aumento da biodiversidade e o embelezamento do exterior.
Por se tratar do aumento da área ocupada por espaços verdes, o efeito das alterações climáticas seria, assim, minimizado.
Por se tratar do incremento de espécies vegetativas adequadas aos espaços verdes, o uso da água seria minimizado e mais eficiente dada a pouca necessidade de água destas espécies.
A melhoria da qualidade do ar seria uma vantagem dado que as plantas funcionam como sumidouros de carbono.
Verificando-se nas turmas a existência de diferentes alunos (etnias) e de alunos com dificuldades especiais de aprendizagem, o projeto iria promover a inclusão.
As condições de aprendizagem iriam melhorar significativamente dado que o estudo dos fatores abióticos poderia ser investigado “in loco”. Um espaço atrativo também promove o contacto com a natureza proporcionando bem-estar aos alunos.
O espaço seria transformado num local mais aprazível funcionando como um espaço de leitura.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
O envolvimento dos alunos seria uma mais-valia, responsabilizando-os por selecionarem e plantarem as espécies vegetativas mais adaptadas às condições do meio. Por outro lado, a manutenção do espaço seria mais eficaz por se tratar de um espaço criado pelos alunos.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
As famílias e os alunos poderão participar, respetivamente, na doação de plantas e na plantação das espécies doadas.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Criação de um espaço inovador de leitura e de aprendizagem, mas também de socialização, envolvendo a comunidade educativa.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O projeto aqui em causa tem, até ao momento, uma componente exclusivamente proponente para os órgãos dirigentes da escola e autarquia. Iria iniciar assim que a escola conseguisse a verba necessária para a concretização do projeto.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Pretende-se envolver projetos existentes na escola como o Plano Nacional das Artes, Clube Ciência Viva, entre outros, bem como, a Câmara Municipal da Chamusca. No primeiro caso para implementar atividades no enquadramento do Programa Educação Ambiental. No segundo para obter outros recursos necessários para a criação de um “produto final” apelativo.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Em termos financeiros será preciso, aproximadamente, dois a três mil euros.
No que respeita a recursos humanos serão suficientes os professores, alunos e alguns assistentes operacionais envolvidos.
Relativamente a materiais, será preciso colocar uma livraria de madeira, bancos de leitura, painel para informações, projetos e listas, pedras decorativas de pequenas dimensões, vasos em barro, material em madeira para construção de abrigo, bancos de madeira…
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Envolvência da comunidade educativa/ Número de alunos envolvidos ;
- Impacto na formação dos alunos/ feedback direto dos alunos e encarregados de educação;
- Concretização dos objetivos.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de financiamento.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: