CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica e Secundária Dom Martinho Vaz de Castelo Branco (Vila Franca de Xira)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
• O espaço exterior apresenta áreas com lixo acumulado, solo desnivelado e ausência de vegetação organizada, o que reduz sua atratividade e funcionalidade.
• Presença de plantas invasoras e estruturas de madeira caídas, que representam riscos à segurança dos alunos e prejudicam o uso do espaço.
• Alguns pontos têm o solo exposto, o que contribui para a erosão e dificulta a drenagem adequada da água.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
• Algumas áreas verdes com árvores já estabelecidas, que podem servir de base para atividades ecológicas e educativas.
• Espaço amplo com potencial para atividades ao ar livre, recreativas e pedagógicas, além de espaços onde a vegetação pode ser restaurada para melhorar a biodiversidade.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
• Cerca de 200 a 300 m2

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
--

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
• A intervenção principal envolve a limpeza do local, remoção de lixo e plantas invasoras, nivelamento do solo e introdução de vegetação adequada para melhorar o aspeto e funcionalidade do espaço.
• Instalação de estruturas seguras, como bancos, mesas de madeira, casa ninho e a criação de áreas delimitadas para atividades pedagógicas e lúdicas.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
• A intervenção será de caráter permanente, com o objetivo de melhorar o ambiente escolar de forma duradoura e sustentável, proporcionando um melhor ambiente de familiaridade entre os alunos.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
• Atividades pedagógicas: Criação de uma hortinha ou jardim onde os alunos possam aprender sobre biodiversidade e sustentabilidade; Casas ninho; Criação de Ecossistemas (formigueiros por exemplo).
• Atividades lúdicas: Instalação de áreas de lazer para promover o bem-estar dos alunos.
• Espaço de utilização livre: Áreas abertas para recreio e convivência entre os alunos.

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
• Promover a biodiversidade: Plantio de espécies nativas e criação de habitats para pequenos animais.
• Minimizar os impactos das alterações climáticas: Árvores e vegetação auxiliarão no controle de temperatura e aumento de áreas verdes.
• Uso eficiente da água: Instalação de um sistema de captação de água da chuva para irrigação das plantas.
• Melhorar a qualidade do ar: As novas áreas verdes contribuirão para a purificação do ar.
• Promover a economia circular: Uso de compostagem para reciclar resíduos orgânicos gerados na escola (maioritariamente provenientes do refeitório)
• Melhorar as condições de aprendizagem: O ambiente ao ar livre servirá como um espaço educativo que vai proporcionar aprendizagens práticas em áreas como CD, geografia, ciências naturais e biologia/geologia, contribuindo para a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem/outras.
• Melhorar a qualidade dos tempos livres: Criação de áreas para relaxamento e convivência.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
• Os alunos serão responsáveis por ajudar na manutenção da horta, limpeza das áreas verdes e cuidado com as plantas, promovendo o senso de responsabilidade ambiental. O envolvimento de toda a comunidade escolas, nomeadamente os alunos, professores e pessoal não docente apresenta um papel fundamental na preservação e manutenção deste espaço.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
• A comunidade escolar será envolvida em todas as fases, desde o planeamento até a execução. Os alunos podem participar de atividades como a plantação, construção de elementos do projeto, e até a remoção das plantas invasoras, reforçando a aprendizagem prática. Essas ações podem ser interligadas com as disciplinas de cidadania e desenvolvimento (CD) e oficina criativa (OC).

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
• Aumentará o contato com a natureza, reduzindo o stresse e promovendo o bem-estar dos alunos. O projeto também contribuirá para um ambiente escolar mais acolhedor e sustentável, o que poderá ter efeitos positivos na saúde mental e física da comunidade escolar. Essas ações vêm proporcionar uma maior socialização entre toda a comunidade, já que todos estão a trabalhar para o mesmo fim, a restauração do “cantinho perdido”.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
• Início: A definir, dependendo da autorização e fornecimento dos recursos necessários.
• Fim: Aproximadamente seis meses após o início, considerando as etapas de planeamento, execução e manutenção inicial, ou seja, entre janeiro e junho 2025.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
• Parceiros locais: Câmara Municipal de VFX e/ou Junta de Freguesia da Póvoa de Santa iria/Forte da Casa (Fornecimento de Metodologias e Ensinamentos por parte dos jardineiros empregues nos serviços da CMVFX); Empresas locais do Ramo da Jardinagem

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
• Financeiros: Compra de plantas, adubos, materiais de jardinagem, instalação de bancos e manutenção inicial, tintas, entre outros gastos.
• Humanos: Envolvimento de professores, pessoal não docente (funcionárias(os)) e alunos.
• Materiais: Ferramentas de jardinagem, materiais para compostagem; estruturas de lazer (mesas, cadeiras, bancos, entre outros).

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
• Sintonia e Envolvimento de toda a comunidade escolar.
• Redução do lixo, melhoria da qualidade do solo, aumento dos espaços verdes.
• Aumento do espaço exterior às salas de aula na instituição escolar (extremamente necessário para aumento das áreas naturais de convívio dos alunos, promotoras da saúde mental).

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
• Falta de financiamento adequado, manutenção contínua, e possível resistência inicial dos alunos para participar das atividades de jardinagem e cuidado ambiental. Para isso, teremos a necessidade de proporcionar os ensinamentos necessários aos alunos que vão participar na restauração do espaço envolvente para que a restauração do espaço exterior seja bem-sucedida.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: