Escola Básica Maria do Carmo Serrote (Sesimbra)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Grande parte do espaço exterior da escola encontra-se impermeabilizado e alguns dos espaços verdes estão degradados, mal cuidados e com pouca biodiversidade. Os espaços exteriores são pouco atrativos e não são bem aproveitados.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A grande dimensão do espaço exterior, diversidade de espaços que permite diversas utilizações. A existência de um espaço que tem alguma sombra natural e mesas de cimento. A existência de duas pequenas estufas e um pequeno charco.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
11000m²
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
Espaço A - 845m² Espaço B - 50 m²
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretende-se aumentar a biodiversidade do espaço A (junto às estufas) com a criação de pequenos canteiros de plantas autóctones, a criação de um pequeno jardim sensorial, bem como o melhoramento do charco. Instalação de ninhos e hotéis de insetos. Instalação de mais bancos e mesas para os alunos e professores. A instalação de um jardim sensorial será uma mais valia para trabalhar com os alunos das unidades de ensino estruturado, Centro de Apoio à Aprendizagem.
No espaço B, pretende-se instalar um jardim de polinizadores, com a instalação de plantas aromáticas, autóctones e com vasta floração. Desejamos ainda fazer a identificação das espécies com pequenas placas.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Grande parte da intervenção consiste na introdução de plantas autóctones resilientes, pelo que se pretende que estas sejam duradouras. Os canteiros terão uma bordadura em madeira que serve como proteção. O melhoramento do charco consistirá na instalação de uma bordadura com rochas (calcários). Existe sempre a necessidade de manutenção que ficará a cargo dos alunos, professores e funcionários no período de férias.
Explicite:
Promover a biodiversidade - Pretendemos plantar um número significativo de plantas autóctones e de espécies variadas. Vamos dar primazia às espécies que atraem polinizadores e instalar alguns hotéis de insetos. Estas medidas vão promover o aumento da biodiversidade.
Promover a inclusão - O jardim sensorial é um espaço inclusivo por excelência, projetado para proporcionar uma experiência multissensorial que beneficia particularmente alunos com deficiências, dificuldades de aprendizagem ou perturbações do desenvolvimento, como autismo. Este jardins estimulam o tato, o olfato, a audição e a visão e como terá plantas comestíveis pode estimular o paladar. Contribuem para a redução de stress e melhoram a concentração.
Melhorar as condições de aprendizagem - Os espaços ao ar livre, especialmente os jardins sensoriais e os canteiros de plantas autóctones, promovem uma aprendizagem multissensorial. Isso é particularmente importante para crianças que aprendem melhor através da experiência prática e da interação com o ambiente.
A jardinagem e o cuidado com as plantas são atividades físicas que permitem uma maior participação ativa dos alunos. Ao envolver-se com a natureza, eles aprendem "fazendo", o que reforça os conceitos de Ciências Naturais, como botânica, ecologia e o ciclo de vida das plantas.
melhorar a qualidade dos tempos livres - Os espaços verdes com bancos, mesas, com um charco e áreas de sombra criam ambientes naturais e agradáveis onde os alunos e professores podem relaxar e socializar durante os tempos livres. Proporciona ainda ambientes naturais para relaxamento; espaço acolhedor para socialização; exploração; atividades lúdicas ao ar livre; inspiração para Artes Visuais; experiências científicas, escrita criativa e reflexão.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Através de atividades que se pretendem desenvolver no âmbito do Clube de Ciência Viva na Escola, bem como em algumas aulas de 8ºano na disciplina de Ciências Naturais, e Clube de Artes Visuais, os docentes responsáveis, em conjunto com os alunos, irão garantir a sua instalação, acompanhamento e manutenção. Estas tarefas serão integradas no organograma dos respectivos clubes em articulação com a disciplina de Ciências Naturais, integrando a planificação da mesma, contando como atividade prática.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos irão ter um papel ativo em todas as fases do projeto, criação das estruturas para o jardim sensorial, e instalação das mesmas. Plantação das espécies, rega e manutenção. Identificação das espécies. Pretende-se ainda a colaboração de algumas associações locais.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A instalação de um jardim sensorial com plantas autóctones na escola traz diversos benefícios para a saúde e o bem-estar da comunidade. Este espaço permite que alunos, professores e funcionários se relacionem com a natureza, promovendo o relaxamento e a redução do stress. Ao explorar diferentes texturas, aromas e cores, o jardim estimula os sentidos, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Além disso, as plantas autóctones ajudam a preservar a biodiversidade local, incentivando a educação ambiental. O projeto é inovador por unir sustentabilidade e aprendizagem ativa, criando um ambiente natural que promove o bem-estar e o respeito ao ecossistema.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Data de início: Janeiro.
Data de fim: 20 de junho.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A Secil irá doar espécies autóctones características da nossa região e fornecer algumas pedras que serão integradas no jardim.
A ANIME associação local, irá colaborar nas atividades de propagação de espécies, instalação e identificação das mesmas.
Pretendemos ainda a colaboração da Câmara Municipal de Sesimbra para as construções das placas de identificação das espécies vegetais.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Os recursos humanos são os professores dos clubes de Ciência Viva e do Clube de Artes Visuais, bem como os professores da disciplina de Ciências Naturais do 8ºano de escolaridade, técnicos da ANIME. Recursos financeiros do Clube de Ciência Viva e CMS.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Redução de níveis de stress e ansiedade: Avaliar o bem-estar da comunidade escolar por meio de questionários aplicados antes e após a implementação do jardim. Isso permite medir o impacto do espaço na saúde mental dos utilizadores.
Aumento de conhecimento sobre Biodiversidade e Sustentabilidade: Aplicar testes de conhecimento sobre biodiversidade e preservação ambiental aos alunos, na disciplina de Ciências Naturais e realizar atividades de observação direta das práticas sustentáveis no espaço.
Número de Plantas instaladas.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
As principais dificuldades serão durante as férias letivas, uma vez que não existe rega automática. Nesse período terão que ser as funcionárias a regar.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: