Escola EB da Avenida Heróis do Ultramar (Évora)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A nossa escola possui um pátio com áreas bastante generosas. No entanto necessita de sombras, zonas de lazer e de refeição.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Devem ser mantidos o espaço de jogos coletivo, bem como a zona de brincadeiras e a horta escolar.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1270
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
260
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Os alunos comem o seu lanche sentados no chão, não havendo mesas ou qualquer suporte para colocar os seus alimentos. Na ZonaZen, havendo mesas e bancos, poderiam lanchar e também utilizá-las para a realização de jogos de tabuleiro ou para leitura. Temos um projeto, já em fase de execução, de uma biblioteca exterior e este espaço a ser intervencionado seria o seu complemento.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de caráter permanente dado que as mesas se irão manter por muitos anos, bem como o depósito para reciclagem de tampas.
Explicite:
Colocação de mobiles com metais nas pontas para que os ambientes sonoros naturais se criem através do vento, pedimos ainda a colocação de casas para pássaros, abrigos para morcegos e ginásios para os gatos que visitam a nossa escola, promovendo a biodiversidade e a convivência entre os animais e a comunidade escolar. Para melhorar o uso eficiente da água pretendemos colocar nos beirados grandes contentores para aproveitar a água e os telheiros da ZonaZen serão elaborados com a recuperação de garrafas PET de 1,5l forradas com renda feita pelos nossos avós. Promovemos a economia circular ao promover a reciclagem com o nosso depósito para tampas plásticas. A inclusão promove-se assim com a possibilidade de todos conviverem à mesma mesa e funcionará como elevador social pois este espaço de convívio é para todos e melhoraremos as condições de aprendizagem.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
As medidas de manutenção previstas para o espaço intervencionado, são apenas de cuidados das plantas e, ocasionalmente, aplicação de verniz de proteção nas mesas e bancos.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
As fases do projeto são as seguintes: pintura do mural, montagem do toldo de sombra, pintura e colocação de casas para pássaros, construção de um ginásio para gatos, pintura dos contentores para água e sua colocação, colocação das mesas e bancos no espaço e pintura do contentor para tampas plásticas.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Como a ZonaZen irá promover o convívio entre todos tal constituirá uma mais valia na promoção do bem estar mental dos nossos alunos. É um projeto inovador no sentido de conseguir englobar de forma muito simples diversos aspetos que irão fazer uma enorme diferença no dia a dia das crianças.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início: 2º período, março de 2025
Conclusão: Maio 2025
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O papel dos parceiros passaria pela construção de uma estrutura metálica para colocação de tampas plásticas com intuito de promover a reciclagem e na aquisição das mesas e bancos.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Os recursos financeiros estariam relacionados com a aquisição das mesas e bancos, tintas acrílicas, pincéis e trinchas, contentores para aproveitamento de águas pluviais, cordas e troncos. Também na confecção em metal da estrutura do contentor para reciclagem.
Os recursos humanos seriam toda a comunidade educativa, ou seja: alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e familiares dos alunos.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
A ocupação do espaço com atividades lúdicas.
Aproveitamento de toda a área exterior.
Envolvimento da comunidade educativa.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
As dificuldades prendem-se unicamente com o financiamento para a aquisição dos elementos necessários.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: