Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Os principais aspetos que carecem de melhoria no espaço exterior da nossa escola são a ausência de espaços adequados que proporcionem o brincar, a convivência, a criatividade, a aprendizagem e o contacto com a natureza.
Falta de áreas de sombra, tornando o espaço desconfortável em dias de calor.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A escola conta com uma vasta área exterior composta por algumas zonas verdes que oferecem um excelente ambiente para brincadeiras, jogos e atividades ao ar livre. A potencialização desse espaço, mantendo o seu carácter natural, será uma mais-valia para todas as crianças da escola, com a criação de espaços adequados e organizados.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
3.823 m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
231,20 m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção consiste em requalificar a área para criar espaços multifuncionais que podem ser utilizados tanto para atividades pedagógicas quanto lúdicas. O objetivo é a criação de um espaço com vista à promoção e acolhimento de atividades de ar livre e/ou de ações devidamente enquadradas em programas educativos, quer da Educação Pré-Escolar quer do 1º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se de um espaço no exterior da escola – zona de recreio, que atualmente é utilizado pelos dois ciclos (Pré-escolar e 1º CEB) e que necessita de plantas nativas, áreas de sombra, e zonas de lazer, melhorando a sustentabilidade ambiental e o bem-estar dos alunos.
Tais como:
- Árvores de médio porte;
- Parede de música;
- Placa de obstáculos com carrinhos;
- Lagarta em pneus;
- Floreiras com paletes;
- Horto aromático vertical;
- Banco em madeira;
- Casinha de madeira;
- Jogos – tronco de árvores; Pintura de muro.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de caráter permanente, uma vez que o objetivo é ser utilizado como espaço privilegiado para os alunos conviverem e realizarem jogos de carácter lúdico.
Explicite:
Como já foi descrito em pontos anteriores, este espaço é adequado para atividades pedagógicas, lúdicas e de utilização livre.
O projeto pretende criar mais espaços verdes cuidados e ordenados no recinto escolar, contribuindo para melhorar a qualidade dos tempos livres, favorecendo as condições para um convívio dos alunos ao ar livre, melhorando a qualidade do ar.
No intuito de promover a biodiversidade, iremos utilizar plantas naturais, como algumas ervas aromáticas para a decoração do espaço.
Aprender brincando será um dos lemas deste cantinho, pois ao realizarem a leitura, assim como os jogos lúdicos/pedagógicos irão aprender de uma forma mais significativa, melhorar a qualidade dos seus tempos livres e minimizar o ruído.
Pretende ser um espaço de Inclusão e cidadania ativa ou seja um espaço acessível a todos os alunos, promovendo interação e inclusão.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos terão um papel ativo na manutenção do espaço, participando em atividades práticas de monitorização e plantação, promovendo a cidadania ativa e o respeito pelo meio ambiente, como por exemplo com a organização de “Brigadas de limpeza” (equipas responsáveis pela limpeza e organização do espaço).
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
As crianças e os alunos participarão:
- Pintar as paletes;
- Pintar vasos para as plantas;
- Participar na elaboração dos jogos:
- Plantar/semear as plantas;
- Reconstruir a casinha de madeira;
- Fazer floreiras com pneus e paletes;
- Construir a parede de música (madeira).
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Os recreios estruturados em espaços lúdicos são essenciais para apoiar o crescimento integral das crianças, beneficiando o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo. Além disso, favorecem um ambiente escolar mais harmonioso e incentivam a criação de laços de amizade e colaboração entre os alunos.
Principais benefícios para os alunos:
- Desenvolvimento Físico: Atividades no exterior incentivam as crianças a movimentarem-se, correndo e pulando.
- Redução do Stresse e Ansiedade: Um recreio organizado em um espaço lúdico permite que os alunos relaxem e aliviem o stresse, o que melhora o humor e o bem-estar emocional.
- Aprimoramento das Habilidades Sociais: Espaços organizados permitem que as crianças participem de jogos e atividades colaborativas, promovendo habilidades sociais como a cooperação, a empatia e a comunicação. Brincadeiras em grupo ensinam a importância de compartilhar, trabalhar em equipa e respeitar os colegas.
- Estímulo ao Comportamento Positivo: Em recreios bem organizados, com opções lúdicas e estruturadas, os alunos mantêm-se ocupados com atividades divertidas e envolventes. Isso pode reduzir comportamentos indisciplinados e conflitos, promovendo um ambiente escolar mais tranquilo e produtivo.
- Desenvolvimento Cognitivo e Criatividade: Brincadeiras ao ar livre e atividades estruturadas ajudam as crianças a desenvolverem habilidades de resolução de problemas, criatividade e raciocínio lógico.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início em janeiro e termino em maio.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Parcerias com:
- Encarregados de Educação - apoio de sugestões, mão de obra e alguns materiais, como por exemplo: pneus, troncos de árvores; madeiras, …
- Junta de Freguesia - para a disponibilização das ferramentas e mão de obra necessárias;
- Equipa Eco-Escolas - contributo no desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental da escola;
- Outro parceiro muito importante será o Horto local (Cultiflor), que connosco idealizará e apoiará na aquisição de espécies aromáticas/árvores que se adequem ao espaço, quer em termos de seleção como de plantação e manutenção;
Empresas locais - apoio com materiais.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
- Recursos Humanos: Para a concretização deste projeto, prevê-se a colaboração da Junta de Freguesia, Professores/Educadoras/Auxiliares de Ação Educativa, Equipa Eco-Escolas, dos Encarregados de Educação, do Horto Local (Cultiflor) e outras empresas locais que nos possam auxiliar na execução do nosso projeto.
- Recursos Materiais: Plantas nativas, flores, troncos de árvore (para jogos), paletes, pneus, relva sintética, …
- Recursos Financeiros: 900€ para materiais e infraestruturas.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Taxa de Utilização dos Espaços Criados, através de observações e registos.
- Nível de Satisfação dos Utilizadores: com a aplicação de inquéritos ou questionários, onde os participantes classificam a sua experiência com o espaço.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
As dificuldades prendem-se unicamente com o financiamento para a aquisição dos elementos necessários.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: