Escola EB1/JI Serpente (Vila Nova de Gaia)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Apesar de possuir uma área generosa no que diz respeito ao espaço exterior, os alunos não têm acesso a sombras naturais durante os dias de sol. O piso do espaço exterior encontra-se degradado, o que não oferece total segurança para os alunos correrem livremente no recreio.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Nos últimos anos, têm sido implementadas várias melhorias no aproveitamento dos espaços exteriores, para usufruto dos alunos. Graças ao contributo da Associação de Pais, Câmara Municipal e Parque Biológico de Vila Nova de Gaia assim como das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Eco-Escolas, a escola possui uma mini horta, um jardim com várias espécies de plantas, uma caixa de compostagem, um hotel de insetos, abrigos para pássaros, mesas de madeira, espaços do recreio pintados com percursos variados, muros pintados lembrando as várias temáticas abordadas todos os anos. Todas essas valências continuam a ser preservadas para os alunos poderem usufruir de espaços verdes, coloridos e com cheiro agradável.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2100
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
190
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Com este projeto, pretende-se aproveitar um espaço verde com a plantação de árvores de fruto variadas (macieira, figueiras, diospireiros, entre outras) e ervas aromáticas. Com isto, pretende-se resolver a falta de espaços com sombras naturais e permitir aos alunos ter acesso a fruta totalmente biológica. Para além disso, com as ervas aromáticas, os alunos terão acesso a aromas diversificados e agradáveis.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de caráter permanente e poderá demorar algum tempo até atingir os objetivos pretendidos, uma vez que as árvores terão de crescer até serem capazes de oferecer sombra e frutos.
Explicite:
O projeto irá contribuir para promover a biodiversidade da escola uma vez que, para além da diversidade de plantas introduzidas, poderão surgir insetos e aves associados a estes tipos de plantas. Para além disso, irá minimizar os impactos das alterações climáticas no espaço escolar, uma vez que os alunos terão acesso a sombras naturais e os espaços com vegetação são, por norma, mais frescos. Pretende-se também contribuir para melhorar a qualidade do ar porque, tal como os alunos já sabem, as árvores são purificadoras do ar. Por último, a qualidade dos tempos livres irá aumentar significativamente, uma vez que os alunos poderão contemplar todas as fases de crescimento da árvore assim como das flores e dos seus frutos.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
No que diz respeito à manutenção, os alunos poderão contribuir, uma vez ou outra, na limpeza das folhas secas para colocar na caixa de compostagem. Na altura da colheita é que se pretende envolver todos os alunos da escola. Em casos de excesso de produção, poderão ser organizadas feirinhas abertas à comunidade escolar.
Toda a restante manutenção será feita por professores e funcionários da escola.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos poderão participar na plantação das árvores e das ervas aromáticas assim como na aplicação de fertilizante na nossa caixa de compostagem. A comunidade escolar poderá ser envolvida, caso a produção leve a excedente de fruta e seja necessário organizar feirinhas, com a colaboração da Associação de Pais.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Com a criação de espaços com sombras naturais e plantas com aromas variados, toda a comunidade acabará por usufruir dos benefícios do contacto com a natureza e espaços verdes.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A iniciar assim que a escola consiga a verba necessária para a concretização do projeto.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Para a concretização deste projeto, prevê-se a colaboração da junta de freguesia (para a disponibilização das ferramentas necessárias), da Associação de Pais (para ajudar na divulgação do projeto e envolvimento dos encarregados de educação) e do Parque Biológico (que poderá oferecer algumas espécies de ervas aromáticas).
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Com a colocação de 8 árvores e, pelo menos, 5 tipos de plantas aromáticas diferentes (tomilho, salsa, hortelã, alecrim, coentro), prevê-se uma despesa entre 200€ e 250€. Para além disso, serão necessárias ferramentas apropriadas para o efeito.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Poderemos avaliar o sucesso do projeto com a observação dos seguintes fatores: quantidade de fruta recolhida, número de horas em que os alunos usufruirão do espaço e feedback direto dos alunos e encarregados de educação.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Consideramos que a única dificuldade que poderá comprometer a concretização do projeto é que alguma das árvores ou plantas não se desenvolva.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: