Escola EB 2,3 Dr. António Augusto Louro (Seixal)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- Degradação do espaço (escola com 40 anos, sem intervenções profundas);
- Falta de espaços lúdicos, apesar de ter muito espaço ao ar livre,
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- Diversidade da flora (espécies de plantas e árvores autóctones e de outros continentes);
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2000
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
120
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
No espaço "Jardim do amor"
Reabilitação dos bancos;
Reabilitação dos canteiros;
Plantação de mais espécies de flora;
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Caráter permanente.
Especificar:
Utilização do espaço para atividades letivas / outras atividades;
Explicite:
~Procuramos que os nossos alunos conviviam mais nos tempos livres e encontrem espaços de lazer agradáveis;
~Pretendemos que este espaço seja de todos - os que cuidam e os que utilizam.
~ Que cada aluno que participe na reabilitação e na manutenção se reveja no espaço e se orgulhe do resultado, sentido a escola mais "sua";
~ que os professores das diferentes áreas possam utiliza-lo.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos devem fazer a manutenção do espaço, como regar e limpar, assim como supervisionar e garantir que o espaço é utilizado segundo as regras de saber estar.
Devem ser os alunos a realizar pequenas manutenções, sempre que necessário.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Pretende-se o envolvimento dos alunos em todas as fases do projeto.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Com a limitação ao uso dos telemóveis no recinto escolar, conseguimos uma maior interação entre pares (alunos).
Já pintámos jogos no chão e pretendemos arranjar espaços ao ar livre, para que os alunos possam estar e conviver. Pretendemos arranjar mais bandos no espaço exterior, canteiros diversos, mas principalmente este espaço "Jardim do amor" para que os alunos se sintam bem e em harmonia.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início de dezembro até final de maio.
(ao longo do ano)
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Ainda estamos à procura de parceiros para a doação de material.
(madeiras, tintas, plantas)
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
A planificação ainda está em fase de elaboração, pelo que não temos esses dados.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- A frequência da sua utilização, pelos alunos;
- O Impacto visual;
- Interesse dos alunos em participarem nas equipas de manutenção do espaço.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Dificuldades financeiras;
- Tempo disponível para a sua concretização;
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: