CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Secundária de Amarante (Amarante)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A nossa intervenção recairá essencialmente em dois espaços distintos, com características diferenciadas. No designado espaço A (280m)- Área da mobilidade acessível, pretendemos criar um corredor ajustado ao número de utilizadores, de resto já acentuadamente recalcado pelo excesso de carga frequente. Este espaço será harmonizado com as espécies arbustivas existentes (santolina) recuperando todo o espaço envolvente, por forma criar uma mobilidade funcional, dando resposta às necessidades diárias de toda a comunidade educativa, por sua vez a intervenção no segundo espaço, designado de espaço B (220m) - Área de renaturalização prende-se dar continuidade à requalificação de um talude sombreado por algumas arvores de grande porte, que divide dois blocos de salas de aula e que fruto do uso indevido, por parte dos alunos, o solo apresenta sinais de erosão superficial e perda acentuada de biodiversidade.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Incrementar a instalação de diversas espécies florestais autóctones não só arbóreas, mas também arbustivas, aromáticas, medicinais, melíferas proporcionando a médio prazo um ecossistema natural biodiverso, para isso pretende-se recorrer essencialmente a uma seleção criteriosa de materiais florestais de reprodução e também à utilização de técnicas de engenharia natural para reduzir o impacto do edificado no campus escolar.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
7300

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
500

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
As principais intervenções são:
No espaço A - definir um percurso funcional com pavimento natural em saibro dimensionado e ladeado por arbustos autóctones já existentes no local. Esta intervenção prende-se com a necessidade de criar uma clara melhoria na mobilidade de toda a comunidade escolar, aperfeiçoando não só as acessibilidades entre equipamentos escolares e ao mesmo tempo permitir o contacto direto com a vegetação e a paisagem.
No espaço B - pretende-se combater a erosão, renaturalizando o talude. O solo será objeto de cobertura com tela de solo, para evitar a erosão imediata por ação da pluviosidade mais intensa e simultaneamente o pisoteio. Proceder-se-á ao preenchimento com densidade adequada de pequenos arbustos, nomeadamente rosmaninho, alecrim, gilbardeira, santolina, buxo, que terão uma tripla função, se numa primeira fase melhoram esteticamente o espaço, serão também potenciadores da fixação do solo e um chamariz para a biodiversidade.
Ambas as iniciativas visam também aumentar a eficiência e qualidade dos espaços exteriores com espécies mais resilientes, que exigem menor manutenção e cuidados face aos recursos disponíveis.
Assim acreditamos que estes espaços melhorados possam vir a ser utilizados como meio pedagógico, favorecendo assim uma sã convivência social e a promoção da saúde mental de toda a comunidade escolar.
Aleado a tudo isto pretende-se essencialmente sensibilizar/ inspirar toda a comunidade para que a mensagem passe os portões da escola e contagie a sociedade civil amarantina e quem nos visita.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Pretende-se que a intervenção em causa seja de caráter permanente, e extensível, no futuro, à reabilitação de outros espaços existentes.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
Espaço de reflexão
Espaço de aclimatação

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Com a plantação de espécies de árvores e arbustos autóctones promove-se a criação de habitats para os pequenos mamíferos, repteis, aves e insetos.
- Inclusão social e cidadania ativa: Espaço acessível a todos os alunos, promovendo interação e inclusão.
- Condições de aprendizagem: Melhoria nas condições para o estudo prático da ecologia, sustentabilidade e educação ambiental.
- Melhoria ativa da mobilidade acessível e inclusiva da nossa escola.
- Melhoria do sentimento de comunidade.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Relativamente às medidas de manutenção pretende-se um envolvimento para uma coordenação criativa entre professores, pessoal não docente e naturalmente os alunos.
O papel dos alunos será crucial, pois serão os principais agentes de aprendizagem e os responsáveis, durante o período letivo, por zelar pelo espaço, garantindo a sua preservação, bem como consciencializar os demais para uma Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Pretende-se que os nossos alunos tenham um papel preponderante em todas as fases do projeto, desde a sua conceção (esta requalificação foi identificada na última auditoria ambiental pelos próprios alunos), passando pela implementação, uma vez que serão parte ativa em todo o processo prático de instalação, manutenção e preservação dos mesmos.
Por último, mas não menos importante como principais beneficiadores da fruição dos espaços.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
É bem sabido a importância da existência de espaços verdes na redução direta do stresse e fadiga mental e no restauro da saúde psicológica e bem-estar.
Numa época em que se dá especial ênfase à saúde mental dos jovens e ao cansaço psicológico de uma classe docente envelhecida e com elevados níveis de burnout, a existência de espaços verdes na escola bem delineados, singulares, mas expressivos reveste-se de extrema importância para toda comunidade escolar.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Novembro 2024 – Preparação e marcação do terreno;
Dezembro 2024 e Janeiro 2025 – Plantação de espécies arbustivas
Março/Maio 2025 – Aplicação de pavimentos (Brita mais saibro)

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Esta iniciativa tem a colaboração do Viveiro Florestal de Amarante (ICNF) que procederá à orientação técnica e execução dos trabalhos de engenharia natural e fornecimento de algumas espécies de plantas, em conjunto com a CMA que fornecerá os diversos materiais como a tela de solo, paus tratados, entre outros.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Pretende-se levar a efeito o envolvimento de todos, com a colaboração dos alunos, professores e pessoal não docente.
Com os parceiros que fornecerão gratuitamente a mão de obra especializada e o recurso à reutilização de materiais em stock o investimento para a nossa escola será nulo.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Desenvolvimento da biodiversidade de espécies arbóreas e arbustivas autóctones poderá permitir a medio prazo transformar o Campos Escolar da E.S.A. num Jardim botânico de referência pedagógica.
Melhoria efetiva do microclima especialmente no que concerne à qualidade do ar, a amenização da temperatura, proteção contra os ventos e/ou ondas de calor na área envolvente da escola permitindo atividades ao ar livre quase todo o ano.
Grau de satisfação da comunidade escolar e local no desenvolvimento de atividades curriculares e extracurriculares ao ar livre.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
A descontinuidade na ação especialmente em períodos de férias escolares por falta de envolvimento de todos.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: