Escola Básica Fernão de Magalhães (Sabrosa)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Necessidade de sombreamento de uma parte do espaço exterior,onde já existem bancos e mesas de madeira exterior e que não pode ser utilizadas a partir da primavera face á exposição ao calor;
Criar um espaço natural para pássaros, no pomar e horta biológica, de forma a contribuir para a conservação as diversas espécies, proporcionando alimentação e abrigo para atrair mais pássaros.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- Manter aos bancos e mesas de madeira existente no referido espaço e aplicar algunss cuidados de conservação das madeiras;
- Potenciar a biodiversidade de espécies de pássaros, no nosso pomar e horta.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
8336
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
400
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
- Criar um sombreamento com vegetação, na zona exterior onde se encontram mesas e bancos de madeira, mas que acabam por não ser usada a partir da primavera. Para tal serão necessários postes/ traves de madeira e plantas trepadeiras;
- Potenciar o pomar e a horta com uma maior biodiversidade da fauna e flora, pois pretende-se também plantar especies vegetais que atraiam mais pássaros.
Pretende-se assim incitar a curiosidade natural dos alunos para os novos espaços criados, possibilitando aos mesmos conhecer essa biodiversidade e perceber a importancia da sua ação nesta simbiose. Assim, serão criados abrigos, comedouros e bebedouros,para pássaros reutilizando materiais e serão plantadas outras plantas para atrair pássaros.
Estas intervenções visam tornar o espaço exterior um espaço mais apetecível e motivador, tanto para os alunos como para os professores e rico em potencialidades e oportunidades educativas, num incentivo a uma cidadania ativa. Os novos espaços
criarão também oportunidades novas de brincadeiras, aprendizagens e, consequentemente promoveram o desenvolvimento de competências sociais.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de caracter permanente, pois tenciona-se criar e conservar as estruturas e plantas novas, não só para manter o coberto vegetal, como para alargar a biodiversidade da fauna e flora e proporcionando um leque variado de temas a trabalhar e sempre num contacto direto com a natureza.
Explicite:
Resposta já referida na 2.1 e 2.2
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
- Os alunos ficarão responsáveis por cuidar das plantas; repor e limpar os comedouros, bebedouros e abrigos destinado aos pássaros e conservar as estruturas e materiais construídos, assim como manter o espaço limpo.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
_ Alunos, pessoal docente e não docente- na fase inicial selecionar as intervenções e esboço do projeto; na concretização: trazer plantas e materiais reutilizáveis ou reciclaveis e ajudar na construção dos materiais/acessórios... e posteriormente preservação/manutenção das estruturas, limpeza dos espaços e materiais, repor os alimentos e água e cuidar das plantas.
- Comunidade educativa-.oferta de plantas e alimentos para os pássaros, participar na construção dos abrigos, comedouros e bebedouros, fornecer materiais vários para a realização do projeto.
_ Autarquia - recursos humanos e materiais, necessários para a concretização do projeto.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Melhoria da qualidade do espaço educativo, possibilitando o bem estar (físico e mental) de todos os utilizadores, tanto pelo sombreamento como por tornar o espaço mais aprazivel e relaxante com a introdução da vegetação, convidadando ao uso mais frequente do mesmo. Também a presença e o canto dos páassaros potenciará o interesse dos alunos em conhecer a diversidade de pássaros que por aqui passarem e promoverá o bem estar e momentos para melhor usufruir e relaxar na natureza.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início em novembro e decorrerá ao longo do ano.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Autarquia de Sabrosa- recursos materiais e humanos;
Viveiros locais- fornecimento de plantas;
Comunidade educativa- Plantação e construção de materiais reutilizaveis ou reciclaveis para os abrigos comedouros e bebedouros, fornecimento de alimentos para os pássaros...
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Autarquia- recurso financeiro, humano e materiais para a construção da estrutura em madeira, para as trepadeiras (material previsto: 25 postes e 30 travessas de madeira tratada,100 metros de fio de aço) ;
Viveiros locais/Pais: plantas e sementes variadas para os pássaros.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Participação dos alunos na concretização do projeto;
- Uso dos espaços para abordagens pedagógicas pelos docentes e alunos;
- Exploração pelos alunos nos tempos livres;
- Uso pelo pessoal docente, não docente e discente como espaço para relaxar
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Tempo climatérico e alguns contratempos da Autarquia para a aquisição dos materiais e disponibilização de trabalhadores.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: