CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB1/JI da Vendinha (Évora)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
. A Escola do Ensino Básico/ Jardim de Infância da Vendinha dispõe de um espaço exterior frontal ao edifício composto grandes “canteiros” de terra repletos de árvores e delimitados por caminhos de cimento. As suas características físicas impedem uma utilização lúdica pelos alunos, embora proporcionem sombra boa climatização da escola.
O espaço concreto a ser intervencionado encontra-se subaproveitado, não tendo qualquer utilidade prática para os alunos ou comunidade escolar. Apresenta ainda um pequeno declive que dificulta a sua utilização.
. Este espaço é composto por seis árvores dispostas nos espaços limites da área a ser intervencionada. São árvores diferentes entre si, que atraem algumas espécies de aves e insectos.
. O pátio frontal da escola tem uma área bruta aproximada de 500 metros quadrados. Neste espaço está já inseria a horta escolar desenvolvida anteriormente com a Eco-Escola e um espaço arborizado.
O espaço a intervencionar tem aproximadamente 50 metros quadrados, não tendo sido alvo de qualquer intervenção ao longo dos anos.
Assim, pretende-se revitalizar um espaço inutilizado, dando-lhe vida e funções lúdicas e pedagógicas.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
. Este espaço é composto por seis árvores dispostas nos espaços limites da área a ser intervencionada. São árvores diferentes entre si, que atraem algumas espécies de aves e insectos.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
500

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
50

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
2.1 – Pretende-se transformar este espaço, criando um pequeno lago artificial com cerca de 3 metros quadrados de superfície e 30 centimetros de profundidade. Colocação de um banco de madeira no interior do espaço. Criação de quatro canteiros, feitos com pneus parcialmente enterrados, com plantas autóctones. Colocação casa de madeira para aves, casa de madeira para morcegos e um hotel de isectos, todos colocadas nas árvores presentes no espaço. Pintura das palavras “BIODIVERSIDADE” e “VIDA” nos muros adjacentes ao espaço.
Com esta intervenção pretende-se revitalizar um espaço sem uso na escola. Pretende-se atrair uma maior quantidade e diversidade de aves, insectos e morcegos.
Deseja-se transformar este espaço num laboratório de observação e aprendizagem ao vivo .

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Pretende-se que esta seja uma renovação de caracter permanente que permita o estudo e conhecimento da fauna e flora da região; potenciar a aproximação dos alunos às características ecológicas da Aldeia, permitir usufruir mais tempo ao ar livre em contacto com o espaço rural dentro da escola.
As características físicas do terreno, e do projecto a desenvolver permitem também ao seu carácter permanente ao longo das diferentes estações do ano, sem que seja necessária uma intervenção humana permanente:
Inverno: o declive natural do terreno e a presença de um tudo de escoamento no muro adjacente impedem o alagamento do terreno e a renovação da água existente no lago;
Verão: A presença das árvores, fornecendo sombra, impedem uma evaporação acelerada da água, podendo facilmente ser reposta, se necessário em virtude das suas dimensões.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
Partilha de trabalhos e experiências com os diversos elementos da Comunidades Educativa.

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Contribui para a biodiversidade – fauna e flora autóctone.
Minimizar os impactos das alterações climáticas – introdução de flora autóctone;
Uso mais eficiente da água – agua recolhida no lago para rega das plantas e sobrevivência da fauna presente no espaço da escola e espaço envolvente.
Melhorar a qualidade do ar – presença de mais espaços verdes com produção de oxigénio.
Melhorar as condições de aprendizagem – ver e estudar in loco conteúdos programáticos e maior conhecimento local.
Melhorar a qualidade dos tempos livres – utilização livre do espaço com actividades de observação da fauna e flora; utilização de espaço verde requalificado e antes subaproveitado.
Maior interacção entre os alunos do Primeiro Ciclo e Jardim de Infância pela partilha de actividades a desenvolver no espaço.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
O espeço a intervencionar requer pouca manutenção, podendo a mesma ser realizada maioritariamente pelos alunos – remoção de folhas mortas, limpeza dos canteiros a colocar de eventuais ervas daminhas, possível enchimento parcial do lago artificial nos meses de Verão.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Todo o projecto será desenvolvido com o acompanhamento e intervenção directa dos alunos.
Na primeira fase do projecto pretende-se construir pequenas casa de madeira para as aves e insectos – a realizar nas aulas de artes e com a participação de familiares que trabalham em madeira. Pesquisa anterior para a realização destas estruturas.
Interacção com elementos da comunidade escolar no estudo e selecção das plantas a aplicar.
Na Fase de concretização os alunos poderão contribuir na preparação do terreno para instalação do lago, assim como na instalação dos canteiros a aplicar e plantação das plantas autóctones.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Este projecto pretende proporcionar aos alunos a oportunidade de passarem mais tempo num espaço verde natural, retirando-os do interior da escola ou do campo de jogos. Estas pequenas medidas ajudam os alunos na manutenção da sua saúde usufruindo de ar mais puro e de sombras naturais onde permanecerem.
Com a colocação de um banco tentamos proporcionar a partilha de um espaço natural a toda a comunidade que se desloque à escola, nas mais diferentes situações, usufruindo das condições mencionadas.
De igual forma, este projecto pretende diferenciar-se ao estimular o crescimento da biodiversidade autóctone, sem introdução de espécies invasoras. Almeja-se criar uma maior conexão entre os alunos e as suas raízes, cimentar um maior conhecimento do território envolvente.
Este projecto pretende inovar ao promover uma simbiose entre o estímulo da biodiversidade, a pertinência pedagógica, a utilização lúdica e a partilha entre gerações dentro e fora da escola.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A iniciação do projecto está prevista para a primeira semana de Novembro, com o estudo das plantas a aplicar e a realização dos projectos dos “hotéis de insectos”, casas para aves e morcegos. O dia concreto da semana está dependente da disponibilidade de um familiar dos alunos que irá partilhar com os alunos os seus conhecimentos da flora local.
A fase de concretização está prevista para o final do mês de Novembro, com a colaboração de familiares dos alunos na plantação e execução do lago artificial.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
3.2 – Para a concretização deste projecto, contamos com a colaboração de familiares dos alunos na identificação, recolha plantação das plantas autóctones a aplicar. Contamos ainda com a colaboração da junta de freguesia para realizar a pintura do muro da escola anexo ao espaço a intervencionar e empréstimo de ferramentas necessárias. Com professores de Artes para a realização das casas para as aves e hotel de insectos, assim como para a pintura das palavras Biodiversidade e viva no muro adjacente ao local da intervenção.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Para a concretização deste projecto contamos com recursos materiais existentes na escola. Estes materiais serão reutilizados, pois foram usados em projectos anteriores:
Tela plástica – A aplicar no fundo do lago impermeabilizando o terreno e retendo a água - Existente na escola;
Pneus usados – Estes pneus foram usados para a realização de uma horta, encontrando-se sem aplicação actual. Serão enterrados em grande parte de forma a serem utilizados como canteiros para as plantas autóctones, evitando que alastrem de forma descontrolada;
Banco - Existente uma palete pintada em desuso na escola, anteriormente usada como suporte de utensílios para a horta – Conversão da mesma num banco a colocar no espaço (banco com pequena altura para que seja utilizado pêlos alunos do Jardim de Infância);
Casas para aves, hotel de insectos – Restos de madeiras usados anteriormente na identificação de produtos hortícolas plantados na escola (a horta escolar mantem-se, embora com uma dimensão ligeiramente reduzida);
Os recursos humanos a ter em conta centram-se essencialmente nos professores e alunos da Escola Básica/ Jardim de infância. Contamos ainda com a colaboração de familiares dos alunos, de forma voluntaria.
Não estamos a contemplar recurso financeiros para a realização deste projecto uma vez que todos os materiais a aplicar serão reutilizados ou reciclados. Os instrumentos necessários para a execução deste projecto serão emprestados pela Junta de Freguesia – pás e enxadas.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
A avaliação do impacto deste projecto poderá ser mensurada pêlos seguintes indicadores:
- Aumento das espécies animais presentes no espaço a intervencionar;
- Uso do espaço pêlos alunos de forma livre/ lúdica;
- Uso do espaço pelo corpo docente enquanto meio de estudo, ou uso em momentos de aprendizagem ao ar livre.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Os principais riscos para a execução deste projecto prendem-se com a possível criação adequada do lago e com a obtenção de resultados práticos na atracção das aves e insectos ao espaço criado.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: