CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A escola tem poucos espaços não cimentados, pelo que a utilização da horta é de extrema importância para uma melhor noção da importância dos espaços verdes para os alunos e comunidade em geral. Além do aspeto da horta, que nem sempre está cuidada, também há a vertente da produção para utilização na própria escola. Sempre que conseguimos tratar da horta, retiramos alimentos que os alunos podem consumir e/ou vender em feiras que realizam. Uma das dificuldades é a rega, pois não tem água próxima e o facto de o espaço não estar vedado, pelo que os alunos, por vezes, passam por cima das plantas que colegas da escola tanto trabalho tiveram para semear e cuidar.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A localização da horta, e a existência de um compostor são fatores a favor e a manter

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2556

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
34

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção seria a colocação de uma vedação em madeira, com um ou dois portões para limitar os estragos na horta. Também seria adquirir alguns materiais/ utensílios necessários para o cultivo e manutenção e para a separação de espaços (com pedras, por exemplo). Também pretendíamos colocar um depósito de água de 1000 litros, com torneira, para facilmente ser regada pelos próprios alunos envolvidos.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente, pois o objetivo é que todos os anos a horta seja cuidada por diferentes turmas, professores e Encarregados de Educação.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Na horta serão semeadas diferentes espécies, tais como, couves, alfaces, plantas aromáticas, feijão-verde, cebola, alho, tomate, entre outras). Com um depósito de água seria possível utilizar de forma eficiente a água, pois os alunos terão mais noção do que gastam. Com a produção da horta e o compostor promovemos a economia circular.
Os alunos da Unidade de Educação Especial e do ATL vão participar na dinamização deste espaço, aproveitando para promover o contacto com o meio ambiente.
As aulas de Ciências Naturais e Cidadania também serão muito mais interessantes e produtivas com o envolvimento das turmas em todas as etapas da preparação e manutenção da horta.
Os Encarregados de Educação e o Município disponibilizaram-se para a ajudar a preparar o terreno para as plantações.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos de diferentes turmas (com apoio dos professores e de alguns Encarregados de Educação) serão responsáveis, de acordo com uma calendarização, pela rega, por retirar invasoras que vão surgindo, recolha de produtos, colocação de resíduos no compostor, fertilização do espaço com o composto.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos participarão no cultivo, na rega, na fertilização e na recolha de forma regular. As aulas de Ciências Naturais e de Cidadania de algumas turmas (principalmente do 2º ciclo) terão, sempre que possível, momentos na horta. Os alunos das restantes turmas serão convidados a ajudar sempre que quiserem. Os alunos do ATL ajudarão em todos os momentos e os alunos da Unidade de Educação Especial também serão integrados nas atividades. É uma oportunidade para promover o respeito pela Natureza e a importância da agricultura. As aulas ao ar livre são uma mais valia para a aprendizagem, integração e desenvolvimento interpessoal dos alunos.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A possibilidade de desenvolver aprendizagens fora da sala de aula é uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento pessoal, interpessoal e cultural dos alunos. A saúde e o bem-estar dependem, também, do saudável contacto com a Natureza. O desenvolvimento da responsabilidade nos alunos envolvidos e a interação com os colegas da Unidade de Educação Especial promovem uma maior empatia e compreensão acerca das capacidades adquiridas quando se trabalha em grupo. De relevar que os alunos, cada vez menos, se interessam pela agricultura. Aqui terão uma oportunidade para valorizarem os produtos agrícolas, principalmente os autóctones.
Serem agentes ativos da mudança e da manutenção da escola enquanto eco-escolas é mais um dos benefícios a referir e valorizar.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
As atividade serão iniciadas em novembro e pretende-se que se mantenham todo o ano letivo com continuidade nos seguintes.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A Câmara Municipal poderá ajudar na preparação do terreno e na disponibilização de alguns materiais em falta.
Os Encarregados de Educação também se disponibilizaram para ajudar na preparação inicial do terreno e, depois, sempre que lhes seja solicitado.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Materiais necessários:
vedação em madeira com 1 ou 2 portões; depósito de água (1000litros) com torneira, sementes diversas, regador, luvas, mangueira, balde, ancinho, enxada...
Financeiramente, serão necessários cerca de 800 euros.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- nº de aulas dinamizadas na horta;
- nº de alunos e turmas envolvidas;
- quantidade de produtos recolhidos;
- valor dos produtos vendidos.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Falta de verba para o desenvolvimento do projeto (colocação da vedação, por exemplo, que será o mais dispendioso);
- Condições climatéricas.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: