CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB1 de Loureiro 2 (Vila Nova de Gaia)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A área de intervenção deste projeto é de 1200 metros quadrados, sendo a área total exterior de 2243 metros quadrados.
Pontos Fracos: 60% das áreas a jardinar não têm qualquer planta; aspeto dos muros da escola sem valor estético ou pedagógico; sombras sem condições de usufruto ou inexistente; quantidade de lixo nos espaços exteriores; organização pedagógica do espaço inexistente.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Pontos Fortes: Apenas 252 metros quadrados do espaço exterior estão impermeabilizados (área de entrada e saída de veículos); Inexistência de poluição sonora e atmosférica; facilidade de renaturalizar/reorganizar as áreas já existentes;

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2243

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
1200

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
- Desafiar as escolas a utilizar o exterior da escola para projetos de aprendizagem ativa em trabalho de campo; construir ferramentas pedagógicas ao longo do ano letivo;
- Conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que “visitam” os espaços exteriores da escola;
- Desenvolver as competências inerentes à aprendizagem baseada em projetos;
-Incentivar a ligação à natureza pela comunidade educativa : conhecer para proteger;
- Sensibilizar para a necessidade de colocar o lixo em recipientes próprios;
- Construir e dinamizar espaço sensorial para apreensão e reflexão do conhecimento científico e disciplinar por meio do pensamento interacionista ser humano/natureza, buscar alternativas para exercitar a fruição de sentidos;
- Renaturalização dos espaços exteriores da escolas maximizando a área vegetal usando como suporte as paredes, solo (redução das superfícies impermeabilizadas) e espaços livres exteriores da escola. O uso da vegetação, em conjunto com outras estratégias para aumentar as zonas de sombra e mitigar efeitos de ilha de calor, proporcionando áreas mais frescas.
A parceria com o Parque Biológico de Gaia permitiu substituir as 3 árvores de grande porte abatidas no ano letivo anterior, no mês de outubro. No entanto , como ainda são muito pequenas, não permitem os locais de sombra que as anteriores proporcionavam assim como a proteção do solo. Assim, a principal alteração será a cobertura total do solo com relva plantada pelos alunos para evitar a erosão constante do solo.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção no nosso pátio exterior será de caráter permanente, sendo apenas as atividades a desenvolver que sofrerão alterações ao longo do ano.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
Observação, conservação e plantação de diversos tipos de plantas: silvestres, rizomas, bolbos, suculentas;
- Área dos troncos em decomposição com observação de fungos
- Observação de aves (dinamização de espaços para as atrair em maior quantidade)
-Observação de insetos com utilização de caixa de invertebrados e hotel de insetos.
2.3.2 – Atividades lúdicas
-Sessões de yoga para crianças no relvado;
-Hora do Conto no Jardim
-Observação livre da fauna e flora com utilização de lupas espalhadas pelo espaço exterior
2.3.3 – Espaço de utilização livre
- todo o espaço exterior é de utilização livre

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Um espaço verde de 1220 m2irá contribuir para diminui a ilha de calo que a impermeabilização de espaços provoca.
A recolha de água da chuva irá contribuir para menor gasto de água e sensibilizará a comunidade escolar para a implementação destes sistemas em casa.
A oficina de papel artesanal contribuirá para uma redução de cerca de 60% do gasto de papel: a dinamização de um ecoponto no interior da escola permitirá tornar os valores de não reciclagem residuais.
O espaço estará preparado para que todas as crianças o possam utilizar sem dificuldades de mobiildade e de relacionamento com os pares. A vertente sensorial do jardim permitirá alunos mais calmos, mais atentos.
Melhorar o relacionamento casa/escola; melhorar as condições de recebermos atividades dinamizadas pelas instituições circundantes com quem fazemos parcerias para concertos de música e dança.
Irá proporcionar novas formas de brincar.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Sendo a nossa instituição uma eco-escola, todos os alunos estão sensibilizados para a limpeza e manutenção do espaço. A única atividade que não será realizada pelo discentes será o corte da relva.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
ervas aromáticas. Os alunos do 4º ano irão desenhar e concretizar o design das placas identificadoras do espaço. À restante comunidade escolar será pedida ajuda, no inicio do projeto para recolha das plantas para os canteiros, preparação da terra para os novos canteiros assim como realização de estruturas de proteção das novas árvores.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
sala aos alunos, onde poderão vivenciar as suas aprendizagens.
A função de jardim sensorial, também objetivo deste projeto, permitirá a retomar dos sentidos dos sentidos, avivando a perceção adormecida assim como proporcionará um clima de aprendizagem mais sereno e atento.
Exemplo: aulas de ioga na relva

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A requalificação do espaço começou em outubro do ano letivo anterior com a plantação de 8 árvores autóctones: uma aveleira, uma canforeira,…Estas substituíram o corte de 4 árvores de grande parte do nosso recreio.
Março de 2025:plantar os pés da relva escolhida
jardim estará preparado pa a uso total em setembro de 2025

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Os parceiros locais, como a junta de freguesia de Perosinho, serão essenciais para transporte de materiais e manutenção da flora no que diz respeito à utilização de máquinas de jardinagem.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros Abbae; Associação de Pais
Recursos humanos; Jardineiros da Junta de Freguesia; Encarregados de Educação, alunos, corpo docente e não docente
Recursos materiais: 400 pés de relva; Material de jardinagem;2 sistemas de retenção de água; Troncos de árvore(já existentes pelo aproveitamento das árvores abatidas); hotel de insetos em madeira, 1 compostor de 100 l; 1 caixa de decomposição;2 caixas de 150 l para recolha de secos(folhas, galhos secos, pedras)
Floreira de acesso adaptado para cadeira de rodas;
Estuda de 20 metros quadrados
Máquina escavadora;
projeto.
Recursos financeiros Abbae; Associação de Pais 1300€
Recursos humanos Jardineiros da Junta de Freguesia;
Encarregados de Educação
Alunos
Corpo docente e não docente
Recursos materiais 400 pés de relva;
Material de jardinagem;
2 sistemas de retenção de água
Troncos de árvore(já existentes pelo aproveitamento das árvores abatidas)
Caixa de observação de invertebrados com funil
1 compostor de 100 l
1 caixa de decomposição
2 caixas de 150 l para recolha de secos(folhas, galhos secos, pedras)
Floreira de acesso adaptado para cadeira de rodas
projeto.
Recursos financeiros Abbae; Associação de Pais 1300€
Recursos humanos Jardineiros da Junta de Freguesia;
Encarregados de Educação
Alunos
Corpo docente e não docente
Recursos materiais 400 pés de relva;
Material de jardinagem;
2 sistemas de retenção de água
Troncos de árvore(já existentes pelo aproveitamento das árvores abatidas)
Caixa de observação de invertebrados com funil
1 compostor de 100 l
1 caixa de decomposição
2 caixas de 150 l para recolha de secos(folhas, galhos secos, pedras)
Floreira de acesso adaptado para cadeira de rodas

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Aumentar em 50 % quantidade de aves
- Observar 10 animais diferente para além dos já observados(caracóis, sapos, aranhas, formigas, abelha)
- Diminuição da quantidade de água gasta

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
As principais dificuldades serão a nível financeiro e o risco de a relva não apresentar qualidade suficiente para ser utilizado o seu espaço.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: