Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A escola possui espaços verdes que poderiam ser mais rentabilizados, constatando-se que várias das infraestruturas existentes nos espaços exteriores, tais como bebedouros de água, bancos de madeira, têm sido alvo de vandalização por parte dos alunos ao longo dos anos, encontrando-se por isso em mau estado.
O crescimento de ervas daninhas e a manutenção dos espaços verdes tem sido também um problema difícil de contornar ao longo dos últimos anos, sendo a verba atribuída, pelas entidades oficiais, para a manutenção dos espaços exteriores manifestamente insuficiente, condicionando deste modo a utilização dos mesmos.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Os espaços exteriores da escola apresentam grande potencial, pois nos espaços verdes existentes encontram-se várias espécies vegetais com a possibilidade de criação de zonas de convívio, para os alunos e restantes membros da comunidade escolar.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
14348
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
196
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A nossa escola tem aderido há já vários anos ao Projeto Eco-Escolas. Nas Auditorias Ambientais realizadas no âmbito deste projeto, alguns alunos têm referido que gostariam de ter mais espaços para convívio nos espaços exteriores da escola e outros referem ainda que gostariam de poder fazer umas hortinhas na escola e um ginásio ao ar livre.
Deste modo, no ano letivo anterior, a equipa do Eco-Escolas lançou mãos à obra e iniciou a reabilitação de um espaço exterior tendo em vista a criação de um espaço multifuncional onde os alunos pudessem criar um jardim/horta, ter aulas ao ar livre, usufruírem de um espaço de convívio e onde poderiam inclusive fazer as suas refeições ao ar livre que diminuiria os constrangimentos da sobrelotação dos espaços às horas das refeições, onde muitos alunos optam por trazer o almoço de casa. Neste espaço existiriam hortas verticais e um jardim de suculentas onde seriam colocadas mesas e cadeiras para serem utilizadas em atividades lúdicas e letivas, nomeadamente em aulas ao ar livre, dando seguimento ao preconizado no PROGRAMA XXIV GOVERNO CONSTITUCIONAL “Incentivar a implementação de práticas educativas interdisciplinares, realizadas ao ar livre, em espaços verdes e em contacto com a natureza”.
Verificou-se uma boa adesão por parte dos alunos cuja participação foi efetuada nas aulas em Par Pedagógico das disciplinas de Físico-Química/Ciências Naturais e ainda na disciplina de Educação Física. Não sendo possível estar sempre a retirar os alunos da sala de aula para participar na reabilitação do espaço, a equipa de docentes afeta a este projeto e à qual se associaram também outros docentes, juntaram-se por diversas vezes, no seu tempo livre, dando assim um maior andamento ao projeto iniciado. Refira-se que foi dada especial relevância a este projeto por parte dos docentes de Educação Especial dada a dificuldade que têm de realizar atividades na escola, fora da sala de aula com os seus alunos. Deu-se o primeiro passo com a limpeza do terreno com a ajuda dos alunos, depois da limpeza do terreno e com o acumular das chuvas, a vegetação cresceu de novo e houve necessidade de efetuar novamente a limpeza do espaço. Apesar de todo o esforço realizado, a limpeza das ervas daninhas que continuaram a crescer nos rebordos dos mosaicos do chão revelou-se uma tarefa infrutífera e desgastante e não se conseguiu avançar mais com o projeto, pois voltámos sempre à estaca zero. Associou-se também a esta reabilitação, a construção de uma pérgula, com materiais doados à escola por um dos docentes. Foi pedido à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, substrato para colocar no terreno e que já se encontra na escola e foram colocadas telas para evitar o crescimento das ervas daninhas no terreno, facilitando deste modo a manutenção deste espaço no futuro. Neste momento, o processo de intervenção encontra-se parado, pois não temos meios para ultrapassar este impasse. Deste modo a aquisição de uma roçadeira para efetuar a desmatação já nos permitiria avançar com o projeto. Necessitávamos também de adquirir mesas e cadeiras para o exterior, para os alunos poderem realizar as atividades previstas para este espaço, bem como resguardos para o Sol, pois quando está Sol, torna-se difícil a permanência neste espaço.
Este Projeto (interturmas e interciclos) envolve igualmente os alunos de Educação Especial, promovendo para tal a articulação entre o Eco-Escolas, a Educação Especial (designadamente através das áreas Atividades de Vida Diária e dos Planos Individuais de Transição), a Biblioteca Escolar, os serviços de Psicologia do nosso Agrupamento e as disciplinas de Cidadania, Físico-Química, Ciências Naturais, Educação Física e outras que se queiram associar ao projeto e visa: potenciar a autonomia, a saúde mental e o bem-estar, através do ensino outdoor; descobrir, aprender e brincar com os sentidos e as emoções, em contexto outdoor; potenciar o espaço natural como essencial para o desenvolvimento de habilidades cognitivas motoras e sociais; desenvolver as relações como meio ambiente e ao nível intra e interpessoal (aprendizagem sobre si mesmo e como interagir com os outros.
Neste contexto, projetam-se atividades como: sessões de leitura com exploração do espaço natural da escola e dos livros da Biblioteca Escolar e valorização do jardim da Biblioteca Escolar; dinâmicas exploratórias, para promover os sentidos, as emoções e as relações interpessoais; realização de um peddy paper, com base na leitura do livro O mundo é a nossa casa, de Júlio Moreira, António Sena da Silva, Cristina Reis e Margarida d`Orey; realização e manutenção do Jardim das Suculentas; manutenção e pintura do material referente ao Eco-Pátio do nosso Agrupamento.
Os espaços verdes desempenham um papel fundamental na promoção da sustentabilidade e no bem-estar das comunidades escolares. Ao integrar áreas verdes nas escolas, não apenas enriquecemos o ambiente físico, mas também proporcionamos benefícios significativos para a saúde, a educação e a convivência social.
Neste sentido, pretendemos também a criação de um ginásio ao ar livre, destinado à prática de atividades físicas na natureza. Este espaço deverá ser equipado com aparelhos de musculação, barras para exercícios, etc. E tem como objetivo favorecer a saúde física e mental, a redução do stress e a convivência social.
Os espaços verdes nas escolas são essenciais para construir um futuro mais sustentável. Ao promover a saúde, a educação e a convivência, esses ambientes tornam-se verdadeiros oásis que enriquecem a experiência escolar.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Pretende-se que a intervenção neste espaço seja de caráter permanente e contribua para estimular/ incentivar a reabilitação de outros espaços existentes na escola e fomentar na comunidade escolar o gosto pelo contato com a natureza.
Especificar:
• ensino outdoor
• sessões de leitura com exploração do espaço natural
• dinâmicas exploratórias, para promover os sentidos, as emoções e as relações interpessoais
• peddy paper
Explicite:
• Realização e manutenção do Jardim das Suculentas, por parte dos alunos de Educação Especial em articulação com as respetivas turmas, num trabalho a desenvolver entre turmas, interciclos, com mobilização da Educação Especial através das áreas Atividades de Vida Diária e Planos Individuais de Transição e das disciplinas de Cidadania, Físico-Química, Ciências Naturais, Educação Física e outras que se queiram associar ao projeto.
• Manutenção e pintura do material referente ao Eco-Pátio do nosso Agrupamento.
• Transformação do Jardim da Biblioteca Escolar num local de leitura, com exploração do espaço natural.
• Realização de um peddy paper, para os alunos de Educação Especial, com base na leitura do livro O mundo é a nossa casa, de Júlio Moreira, António Sena da Silva, Cristina Reis e Margarida d`Orey.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Tal como foi feito no ano letivo transato, várias turmas deslocaram-se ao local e efetuaram a limpeza do espaço, por outro lado, temos na escola uma outra atividade que é realizada com todas as turmas da escola, no âmbito do Projeto Eco-Escolas, na qual, no horário da disciplina de Cidadania, os alunos percorrem a escola e recolhem o lixo existente no chão. Esta atividade é do agrado dos alunos, pelo que cremos que poderá estender-se também à manutenção dos espaços exteriores.
Refira-se ainda, que o envolvimento dos alunos nas atividades realizadas no âmbito do Projeto Eco-Escolas é devidamente reconhecido pela escola e no final do ano letivo, é emitido um certificado de participação que consta no processo individual do aluno.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos, acompanhados pelos respetivos docentes, entrarão em todas as fases do projeto, a saber, colocação do substrato no terreno, plantação das suculentas e outras plantas, germinação de suculentas em colaboração com os docentes de Ciências Naturais/Biologia, e manutenção do espaço. No que se refere às regas das plantas contamos com a colaboração do pessoal não docente que tem prestado um grande apoio à implementação deste projeto na escola.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
É bem sabido a importância da existência de espaços verdes na redução do stresse e fadiga mental e no restauro da saúde psicológica e bem-estar. Numa época em que se dá especial ênfase à saúde mental dos jovens e ao cansaço psicológico de uma classe docente envelhecida e com elevados níveis de burnout, a existência de um espaço com estas caraterísticas na escola reveste-se de extrema importância para a comunidade escolar.
Por outro lado, cremos que a criação de um espaço multifuncional, com estas caraterísticas é bastante inovador.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O início da intervenção do espaço foi no ano letivo transato 23/24 e pretende-se terminar esta intervenção, no presente ano letivo.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A Câmara Municipal para além de viabilizar a inscrição da escola neste projeto, forneceu o substrato para colocar no terreno e efetuou uma limpeza às ervas daninhas. A Associação de Pais contribuiu também com a aquisição de vasos para as hortas verticais.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
- 1 Roçadeira- aproximadamente 200 euros
- 2 bancos de jardim – aproximadamente 200 euros
- Plantas Suculentas – aproximadamente 100 euros
- Vasos ornamentais e floreira ornamental– aproximadamente 40 euros
- Pedras decorativas para jardim de diferentes tipos – aproximadamente 80 euros
- Guarda Sol para jardim – aproximadamente 120 euros
- Conjunto de mesa e cadeiras para exterior– aproximadamente 300 euros
- Tenda para atividades no exterior – aproximadamente 150 euros
-1 Power Station- aproximadamente 1500 euros
- Contributo (mão de obra) de professores, alunos, familiares dos alunos e pessoal não docente na construção e na manutenção do projeto.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Número de alunos envolvidos em atividades letivas nos espaços
intervencionados;
-Número de alunos que frequentam os espaços intervencionados em horário livre;
- Manutenção dos espaços verdes.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
A manutenção do espaço após o final do ano letivo que terá de ficar a cargo do pessoal não docente.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: