Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A nossa escola possui um espaço central de intervenção prioritária, uma vez que é constituído por uma área significativa com solo para ajardinar, mas que se encontra como depósito de resíduos de vários tipos.
Esta área é ainda suportada lateralmente por um muro de vertente que também deverá ser intervencionado. Este espaço é contiguo a uma área de arrecadação onde se encontram materiais produzidos no Eco-escolas e noutros projetos.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Trata-se de um espaço com uma localização de fácil acesso, central em frente à entrada principal da escola. É um lugar de passagem de muitos alunos para o campo de futebol e frequentadores de vários projetos que utilizam a arrecadação.
É um espaço com potencial de intervenção ao nível plantação e da intervenção plástica numa lógica de pensar global, agir local promovendo a proteção do solo contribuindo para mitigar as alterações climáticas. Nesta perspetiva o espaço central seria aproveitado para criar uma sala de aula ao ar livre.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
125
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
500
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Tratando de uma comunidade educativa multicultural com uma tradição de educação ambiental (bandeira verde desde há muitos anos) é muito importante a reabilitação deste espaço para dar continuidade à promoção e sensibilização para a educação ambiental na escola. Pretende-se também, que este espaço central se torne diferenciador e atrativo para os alunos, podendo ser usado também como sala de aula ao ar livre.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção e de carácter permanente, pois as plantas e a pintura do muro ficarão com a devida manutenção e supervisão.
Explicite:
Melhorar significativamente a qualidade do espaço exterior da escola, mostrando que a sua reabilitação é um processo de intervenção multidisciplinar que proporciona melhorias na qualidade de vida de toda a comunidade escolar.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os delegados ambientais, escalonados por ano letivo, ficarão encarregues da supervisão do espaço ao nível da plantação, rega, limpeza e sentido estético do local.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
De acordo com um cronograma que será implementado ao longo do ano letivo, os delegados ambientais, com a ajuda e supervisão dos professores envolvidos no Eco-escolas, vão em primeiro lugar pesquisar sobre as plantas aromáticas/outras a plantar no referido espaço; mapear o espaço onde as vão colocar; regar e limpar. Relativamente ao muro, os alunos irão projetar as imagens alusivas à Educação ambiental/Eco-escolas que vão pintar.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Tratando-se a saúde como o estado de completo bem estar físico, mental e social, a existência de espaços verdes aliados à componente estética, que proporcionam o convívio social e a própria concretização do projeto como contributo para um sentimento de pertença ao local. Entendemos que deste modo a saúde na sua plenitude pode ser estimulada através desta intervenção na nossa comunidade educativa. A criação de uma sala de aula ao ar livre também será uma mais valia para comunidade escolar.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início – outubro de 2024
Fim – junho de 2025
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Comunidade educativa: professores, alunos, direção do agrupamento, associação de pais, auxiliares da ação educativa e Junta de freguesia em todas as fases do projeto.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Solo, água, plantas, sistema de rega, adubos biológicos, tintas, pincéis, pranchas, bancos.
800 euros
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Indicador estético, ambiental, cultural e pedagógico.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Sub-orçamentação; pragas/doenças das plantas; não cumprimento do cronograma por parte dos alunos e falta de apoio dos parceiros.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: