Escola EB1/JI Silves nº 2 (Silves)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Pontos Fracos:
- Conflitos que geram indisciplina no recreio.
- Não existência de um espaço para os alunos se recriarem, intervirem, brincarem e conversarem
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Pontos Fortes:
- Espaço exterior ( recreio) extenso
- Campo de futebol
- Parque infantil onde podem trepar, equilibrar e balançar
- Bancos de jardim à volta de todo o recreio
- Canteiros com algumas árvores de fruto
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
700m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
150 m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Perante os pontos fracos apresentados, consideramos importante:
- Estabelecer relações relações positivas entre pares
-Reduzir a indisciplina no receio
- Trabalhar as competências pessoais e sociais
Toda esta problemática foi analisada e discutida com os alunos, que propuseram a construção de uma Eco Aldeia, onde cada turma irá construir a sua casa com material reciclável, utilizando para as paredes garrafas de plástico 1,5l, para o telhado pacotes de leite de 1,5l, toda a estrutura das casas será feita com madeiras reaproveitáveis. No total serão construídas 5 casas. Cada casa terá 1,80 m de altura e 1,5 m de largura. Iremos também recolher a água da chuva, através de caleiras colocadas no telhado e um depósito que irá armazenar a água. O intuito da recolha da água será a rega do jardim. Teremos a colaboração da comunidade escolar, principalmente dos Encarregados de Educação.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de carácter permanente. Cada turma terá a responsabilidade, durante quatro anos, de cuidar, tratar, dinamizar o seu espaço da casa, compartilhar com os seus colegas jogos e brincadeiras.
Ao fim dos quatro anos, os alunos que transitam ao 2º ciclo deixam a sua casa para os novos alunos, com todos os segredos e mensagens de atividades, brincadeiras, tarefas.
Explicite:
Todo o espaço intervencionado vai ser utilizado para aprenderem a trabalhar em grupo, em equipa, saberem resolver os conflitos sem se agredirem. Como espaço lúdico de utilização livre porque os alunos irão organizar esse espaço, guardar na casinha o que considerarem importante, cuidar da limpeza, organização e criatividade. Também será um espaço de " consciencialização ambiental", através da prática ( casas com materiais recicláveis, aproveitamento da água da chuva e rega do jardim) e por meio de brincadeiras. O importante de todo este projeto é que os alunos aprendam a valorizar-se, a valorizarem os outros e a importância da reciclagem.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Medidas de manutenção:
- Desde o inicio houve o envolvimento dos alunos porque foram eles que perante todos os pontos fracos do recreio, decidiram o como resolver o problema, " A Eco Aldeia"
- Também irão participar na construção de cada casa com a ajuda dos professores e dos Encarregados de Educação.
- O espaço intervencionado é um espaço já definido e limitado com o chão de terra e árvores variadas..
- Cada casa terá de ser cuidadada, sendo da responsabilidade dos alunos de cada turma.
- Relativamente aos depósitos com a água da chuva, os alunos terão que regar o jardim, tendo um mapa de tarefas organizado por cada turma.
- Em todas as tarefas de organização, manutenção os alunos irão participar com a ajuda dos professores, encarregados de educação.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Para a montagem da estrutura de cada casa iremos pedir a colaboração dos encarregados de educação. A recolha dos materiais recicláveis será feita por toda a comunidade educativa.
Para a construção das paredes com garrafas de 1,5 l será da responsabilidade dos alunos. Os alunos mais velhos (3º e 4º anos) terão maior envolvimento nesta parte da construção.
Na montagem do telhado e caleiras de cada casa, será feita pelos alunos com a ajuda dos professores e dos pais.
A construção do jardim será uma tarefa dos alunos e professores.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A nível da saúde e bem-estar, estamos a contribuir para um mundo mais sustentável porque as casas serão construídas com plásticos reciclados. Estamos a promover a importância da reciclagem, na recolha dos plásticos. Estamos a separar o lixo. Estamos a contribuir para a poupança da água através do aproveitamento da água da chuva para a rega do jardim. Os aspetos diferenciadores e inovadores do projeto baseiam-se:
- Partimos de um problema detetado pelos alunos e professores.
- Os alunos criaram uma solução original que engloba aspetos socioemocionais, interação no recreio, o direito a brincar, envolvimento de toda a comunidade educativa no projeto, a contribuição a consciência ambiental.
- A continuidade do projeto com os mesmos objetivos.
- O entusiasmo doa alunos porque tudo partiu deles.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
data prevista de inicio: dezembro de 2024
data prevista da conclusão: fevereiro 2025
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
papel dos parceiros:
- elaboração da maquete das casas : encarregado de educação, professores ( escola)
- montagem da estrutura das casas: Câmara Municipal, encarregados de educação (escola)
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos materiais: materiais recicláveis ( garrafas de 1,5 l, pacotes de leite de 1,5 l, madeiras reaproveitáveis), plantas autóctones.
Recursos humanos: alunos, encarregados de educação, pais, comunidade em geral.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Os 3 indicadores que permitem avaliar o projeto:
1- Desempenho de prazo, prazos preestabelecidos
3- Números de alunos que participaram em todas as fases do projeto
2- Se as metas do projeto foram atingidas ou não
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Principais dificuldades:
- Cumprir os prazos estipulados
- Recolha dos materiais necessários
- Poucos hábitos de trabalho em grupo por parte dos alunos
-
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: