CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- Escassez de áreas sombreadas, o que aumenta a sensação térmica nos dias quentes.
- Falta de uma estrutura eficiente para a compostagem e gestão de resíduos orgânicos.
- Baixa biodiversidade de espécies vegetais e presença reduzida de plantas autóctones.
- Pouco envolvimento da comunidade escolar nas atividades da horta.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- Horta pedagógica já em funcionamento, oferecendo experiência prática em agricultura aos alunos.
- Espaço exterior bem localizado e com boa exposição solar, favorável para expansão e plantação de diversas espécies.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
17200

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
1010

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
O projeto visa a reabilitação da horta pedagógica e a expansão do seu papel educativo e ambiental, através das seguintes intervenções principais:
1. Expansão da Área Verde e da Biodiversidade Vegetal:
- Ampliar a horta com áreas de plantação vertical nas paredes próximas e canteiros elevados, reduzindo as áreas impermeabilizadas.
- Introduzir espécies autóctones e plantas resistentes que favoreçam a presença de polinizadores, aumentando a biodiversidade e reforçando a resiliência do ecossistema local.
2. Espaços de Sombra e Microclimas Frescos:
- Instalar estruturas de sombreamento natural, como trepadeiras e árvores de médio porte, para criar microclimas frescos e reduzir a sensação térmica nas áreas de trabalho da horta.
- Integrar cobertura verde em partes da área de compostagem para manter o ambiente arejado e protegido do calor excessivo.
3. Gestão de Resíduos Orgânicos e Tratamento de Compostagem:
- Criar uma área dedicada à compostagem dos resíduos orgânicos gerados na escola e na horta, com compartimentos específicos para acelerar o processo.
- Implementar um sistema de tratamento de resíduos, que possa ser gerido pelos próprios alunos com o apoio dos professores, promovendo a educação ambiental e a consciência sobre o ciclo dos resíduos.
4. Espaço de Educação Ambiental e Interação Social:
- Criar um pequeno anfiteatro verde com assentos de materiais naturais ou reciclados, onde os alunos possam ter aulas de ecologia e participar em atividades interativas relacionadas com a horta.
- Ampliar o uso da horta pedagógica para que se torne um espaço de intercâmbio cultural e promoção de inclusão, com atividades que envolvam todos os membros da comunidade escolar.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será permanente, visando um impacto a longo prazo na sustentabilidade ambiental e na educação da comunidade escolar, alinhando-se com os objetivos de resiliência ecológica e social.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
Atividades pedagógicas: O espaço será utilizado para aulas práticas e atividades de educação ambiental, incluindo sessões sobre compostagem, gestão de resíduos e biodiversidade.
Atividades lúdicas: Serão promovidas atividades ao ar livre relacionadas com jardinagem, criação de habitats para polinizadores, jogos educativos e momentos de convivência.
Espaço de utilização livre: O espaço será aberto à utilização livre dos alunos, como área de descanso e lazer, reforçando a interação com a natureza.
Outras utilizações: Servirá como local para eventos temáticos e feiras ecológicas, promovendo o intercâmbio cultural e a consciencialização ambiental junto da comunidade escolar.

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Promover a biodiversidade: A introdução de plantas autóctones e espécies que atraem polinizadores cria microhabitats, incentivando assim o aumento da biodiversidade vegetal e animal na escola.
Minimizar os impactos das alterações climáticas: O uso de vegetação para criar áreas sombreadas e reduzir as superfícies impermeabilizadas ajuda a mitigar o efeito de ilha de calor, diminuindo a temperatura e os efeitos das alterações climáticas.
Uso mais eficiente da água: Serão instalados sistemas de recolha de água da chuva para rega da horta, aumentando a eficiência hídrica e reduzindo o consumo de água canalizada.
Melhorar a qualidade do ar: A plantação de árvores e outras plantas contribui para a absorção de dióxido de carbono e aumento da oxigenação do ar, melhorando a qualidade atmosférica.
Minimizar o ruído: A densidade de vegetação atuará como barreira acústica, reduzindo o ruído externo e criando um ambiente mais calmo e propício à concentração.
Promover a economia circular: A compostagem permitirá reaproveitar resíduos orgânicos, criando um ciclo de nutrientes que sustenta a fertilidade da horta e incentiva práticas de economia circular.
Promover a inclusão: O espaço será concebido para todos os alunos, com áreas acessíveis e adaptadas que promovem a inclusão e o envolvimento de alunos com diferentes necessidades.
Melhorar as condições de aprendizagem: As atividades na horta pedagógica proporcionam uma aprendizagem prática e significativa, aproximando os alunos dos conceitos de sustentabilidade, ecologia e responsabilidade ambiental.
Melhorar a qualidade dos tempos livres: O espaço oferece aos alunos uma alternativa saudável e envolvente para ocuparem os tempos livres, promovendo o contacto com a natureza e o bem-estar.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
As principais medidas de manutenção incluem:
- Regas semanais, especialmente nos meses secos, aproveitando a água da chuva armazenada.
- Monitorização da compostagem e dos resíduos orgânicos, realizada pelos alunos com apoio dos professores, assegurando que os materiais são devidamente integrados.
- Poda e cuidado das plantas, a cargo de grupos de alunos em regime rotativo, desenvolvendo senso de responsabilidade e trabalho em equipa.
- Rotatividade nas tarefas relacionadas com a manutenção do anfiteatro verde e dos canteiros, promovendo o envolvimento constante de toda a comunidade escolar.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O envolvimento será promovido desde a fase de planeamento, incentivando os alunos a colaborar na conceção do projeto e a propor melhorias. Durante a implementação, realizar-se-ão workshops e atividades práticas de plantio e instalação da compostagem. Após a implementação, o espaço será gerido e mantido com o envolvimento direto dos alunos, que participarão nas tarefas de monitorização e em atividades educativas regulares. A comunidade escolar será convidada a participar em eventos como feiras ecológicas e dias temáticos de manutenção e troca de conhecimento.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Benefícios de saúde e bem-estar: O contacto direto com a natureza promove a saúde mental e reduz o stress dos alunos e professores. A exposição à luz natural e a prática de jardinagem contribuem para o bem-estar físico, oferecendo um espaço onde podem relaxar e interagir num ambiente saudável.
Aspetos diferenciadores e inovadores: O projeto destaca-se pela integração entre práticas de ensino, sustentabilidade e bem-estar. A introdução de sistemas de recolha de água da chuva e de compostagem facilita a aprendizagem prática sobre economia circular e autossuficiência. A horta não só reforça a aprendizagem teórica, mas também promove uma conexão emocional com o espaço, incentivando os alunos a serem agentes de mudança em prol do ambiente.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A melhoria do espaço da horta, de forma a criar espaços multifuncionais, tem vindo a ser implementada de forma lenta, desde o ano letivo anterior, atendendo às restrições orçamentais com que nos deparamos.
Montagem e colocação de bebedouros para pássaros
A intervenção almejada terá início assim que estiver concretizada a colheita das culturas que se encontram neste momento em crescimento, para não haver nenhum desperdício. A intervenção estará concluída em junho de 2025.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
São nossos parceiros: a Junta de Freguesia de Loures que contribui com trabalhos de limpeza e o lavrar do terreno antes da plantação das novas culturas; a Cooperativa Agrícola de Loures na disponibilização de algumas sementes e vegetais para plantação; a Associação de Pais e Encarregados de Educação bem como o pessoal docente e não docente na aquisição dos produtos nas feiras realizadas para angariação de mais algumas verbas complementares.
O projeto conta também com o apoio de pequenas verbas angariadas, no ano letivo anterior, nos concursos ECOvalor, Separa e Ganha no azul e no amarelo, patrocinados pela Valorsul.
Green Cork – Quercus - participação na campanha Reciclar para Reflorestar

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos materiais necessários:
- Material de construção: madeiras / paletes, pregos, parafusos, colas, silicones: 200 €
- Tintas e pincéis: 300 €
- Árvores autóctones (essencialmente árvores de fruto: laranjeiras, alfarrobeira, aveleira/ avelâzeira e sobreiro), alfazema, capuchinha e coroas imperiais, e algumas sementes: 400 €
- Compostores: 200 €
- 2 Bidões de água: 100 €
Recursos financeiros necessários: 1 200 €
Recursos humanos: assegurados entre alunos, docentes e pessoal não docente. Contamos ainda com a ajuda de alguns pais/encarregados de educação.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- aumento do interesse dos alunos pelas aulas na horta e sua efetiva concretização;
- a satisfação da comunidade escolar na utilização livre do espaço;
- aumento e diversificação da produção da horta.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- adiamento da melhoria de todo este espaço se não conseguirmos o financiamento.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: