CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB1/JI Alto da Bandeira (Guimarães)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- A área exterior da escola tem o terreno em declive e possui áreas com grandes rochas que impedem a sua utilização em segurança.
- O espaço livre para brincar é diminuto para o número de alunos matriculados na escola

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- Deve ser mantida e melhorada a vegetação existente na escola – árvores e arbustos.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
5500m2

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
- 1 350m2

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
• Com este projeto pretende-se tornar uma área exterior, localizada na parte traseira da escola, que neste momento se encontra com vegetação espontânea, impedindo a sua utilização numa área de lazer em simultâneo com uma horta pedagógica.
• O espaço em estudo possui diferentes áreas que podem ser distribuídas de diferentes formas:
- Como se localiza nas traseiras do edifício do pré-escolar pretende-se a colocação de 2 depósitos para recolha de águas pluviais através dos caleiros aí existentes.
- Junto dos depósitos projeta-se a colocação de uma horta urbana em caixa de madeira, que poderá ser gerenciada e tratada pelos alunos, através da criação de equipas/brigadas.
- Pretende-se ainda colocar uma área para a criação de um bolotário visando a sementeira e crescimento de árvores com vista à reflorestação da escola e outras parcerias.
- Junto ao núcleo de rochas existentes no espaço criar uma área de lazer com pneus (sofás).
- Acima do núcleo rochoso criar um pequeno pomar, plantando árvores de fruto, visando a substituição das árvores abatidas ao longo dos anos.
- Na zona central do terreno criar diferentes áreas de lazer com mesas e bancos de silicone.
- Ajardinar as zonas junto aos muros com plantas aromáticas com o objetivo de atrair os polinizadores, complementando o projeto já existente na escola.
• Pretendemos em todo o processo promover a reutilização de diferentes materiais.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
• É de carácter permanente pois visa a melhoria de um espaço que poderá ser utilizado pela comunidade educativa em situações de aprendizagem ou de tempo livre.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
• Com este projeto pretende-se criar um local onde crianças e adultos possam partilhar aprendizagens. Um local aprazível que melhora a qualidade da aprendizagem através da participação e da experimentação. Um local onde se pode brincar e melhorar a qualidade das relações sociais e de amizade.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
• Os alunos terão o papel principal na manutenção do espaço e em todo o processo.
• Participaram na elaboração do projeto através da assembleia de alunos e com a elaboração dos seus projetos individuais para o espaço, de onde foram retiradas as ideias agora apresentadas.
• Serão intervenientes na criação e manutenção das hortas e bolotário.
• Serão os utilizadores/cuidadores do espaço.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
• A intervenção dos alunos ocorreu na assembleia de elaboração do projeto.
• Os alunos serão os interlocutores na comunicação escrita com o pedido de colaboração dos parceiros.
• Os alunos serão intervenientes ativos na construção das hortas e na sua manutenção.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
- Um local onde se pode brincar e melhorar a qualidade das relações sociais e de amizade, estar em contacto direto com a natureza, promover a educação ambiental e sustentabilidade.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
• Prevê-se o início da intervenção para o 2º período e finalização em setembro de 2025.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
• Será solicitada a ajuda da Câmara Municipal e Junta de Freguesia para as obras que implicam a limpeza do espaço e colocação de equipamentos.
• Será solicitado o apoio do Laboratório da Paisagem e Vitrus para sementes, árvores e arbustos.
• Será envolvida equipa da Associação de Pais no desenvolvimento do projeto.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Será solicitada a ajuda da Câmara Municipal , Junta de Freguesia, Laboratório da Paisagem, Vitrus e Associação de Pais no desenvolvimento do projeto.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Aprendizagens;
- Relações interpessoais;
- Educação Ambiental: sustentabilidade,

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
• A morosidade de resposta das entidades e parceiros contactados.
• A dificuldade de angariação de fundos ou materiais.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: