CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB1 do Salgueiral (Guimarães)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
As áreas que carecem de intervenção são áreas que não estão a ser utilizadas por não estarem adaptadas adequadamente às necessidades da escola. Faltam espaços verdes ou zonas naturais na escola que tornam um ambiente mais saudável e atrativo para a aprendizagem. Estas zonas se forem devidamente equipadas e adaptadas com mesas, bancos, canteiros e material de lazer proporcionarão aos alunos uma excelente oportunidade de aprendizagem ao ar livre.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A área 1 possui uma área grande ao ar livre com capacidade de se tornar numa área de brincadeira e numa sala de aula ao ar livre fazendo oficinas criativas de expressão. A área 2 possui tamanho suficiente para construir uma horta pedagógica com um canteiro individual para cada turma e um espaço para compostagem podendo ser reaproveitados os resíduos orgânicos da cantina escolar, para servir de fertilizante natural.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2900 m2

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
Área 1 - 77 m2 Área 2 – 47,88 m2

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
O projeto engloba duas áreas distintas:
- a área 1 - uma área ampla de 11m x 7m
- área 2 – uma área comprida de 1,40m x 34,20 m
Pretende-se recuperar estes espaços desocupados sem utilidade prática dando-lhes uma nova vida. Proporcionar aos alunos um ambiente organizado e atrativo. Pretende-se aproveitar os espaços inutilizados transformando-os em espaços a sala ao ar livre, zona de brincadeiras e construção de uma horta pedagógica. Dotar a área de sala ao ar livre com bancos e mesas, a zona de brincadeira com um baloiço e um escorrega ambos decorados com árvores de fruto. No espaço da horta organizá-lo para criar uma horta pedagógica e promover a biodiversidade e o conhecimento pela fauna e flora.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de caracter permanente.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
- atividades pedagógicas - leitura ao ar livre; oficinas de expressões; cultivo de frutos e legumes;
- atividades lúdicas – relaxar; ler; conversar; ouvir música; dançar;
- espaço de utilização livre – promover a interação e convívio entre os alunos nos recreios;
- promover a biodiversidade – ao criar bebedouros, comedouros e casa de insetos são atraídas mais aves e insetos locais contribuindo para a conservação e aumento deste tipo de espécie animal
- melhorar a qualidade do ar – com mais espaços naturais promove-se o aumento da qualidade do ar com a libertação de mais oxigénio
- promover a inclusão - toda a comunidade escolar pode participar e beneficiar destes espaços
- melhorar as condições de aprendizagem – ambiente acolhedor e motivador
- melhorar a qualidade dos tempos livres - melhor a qualidade dos tempos livres; melhorar comportamentos.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
- Organização dos espaços
- Rega das plantas
- Cultivo de legumes e frutas
- Criação de bebedouros e comedouros para os pássaros
- Criação de uma casa para os insetos

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
A comunidade escolar terá participação tanto na organização, manutenção e criação de momentos criativos de utilização dos espaços.
A manutenção do espaço e o cultivo de frutos e legumes será feita pelos alunos. As zonas de lazer e aprendizagem serão usadas por todos os alunos da escola, fazendo uma gestão organizada dos espaços através calendarização.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O aumento de zonas verdes proporciona a melhoria da qualidade do ar, os espaços de lazer e aprendizagem em contacto com a natureza, permitem momentos de conforto, relaxamento e convívio melhorando o comportamento dos alunos e promovendo uma melhor saúde mental.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
De janeiro até junho de 2025.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
- Câmara Municipal de Guimarães– colocação de vedação de proteção lateral da área 1.
- Junta de freguesia – separação dos canteiros.
- Associação de Pais - construção de bancos com paletes na área 1.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Bancos
Mesas
Chão em ladrilho de borracha na área 1.
Escorrega
Baloiço
Vasos com árvores de fruto
Sementes
Caixa de compostagem

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Utilização do espaço em atividades pedagógicas e lúdicas.
- Melhoria na biodiversidade (avistamento de novas espécies).
- Indicadores de atividades realizadas.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Inviabilidade por falta de recursos financeiros.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: