CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- Falta de mobiliário adequado: Não há bancos, mesas ou espaços confortáveis para sentar e ler.
- Carência de uma área reservada com sombra: Apesar da vegetação existente junto ao muro, o pátio é muito exposto ao sol, e não contem um espaço mais reservado onde seja viável a instalação de uma cobertura, como uma pérgula ou toldo, para atividades mais recatadas.
- Ausência de áreas delimitadas para atividades específicas: As atividades no pátio não são organizadas, e não há espaços claramente destinados para leitura ou estudo.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
• Áreas com plantas e árvores que proporcionam sombra, ajudam a refrescar o ambiente, reduzem o stress e melhoram a qualidade do ar.
• As áreas da cozinha de lama, construções com madeiras e área das cordas. Estas três áreas permitem que as crianças explorem livremente, utilizem a imaginação e desenvolvam habilidades de resolução de problemas. Por outro lado, contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora e desenvolvimento de habilidades específicas (fina e grossa). Além disso, o contacto e exploração dos materiais naturais e ao ar livre reforça o contato com a natureza e promove a educação ambiental.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
+- 280 m2

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
- 6 a 8 m2

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
- Criar um ambiente acolhedor no pátio da escola, destinado à leitura e ao lazer, utilizando materiais sustentáveis, como paletes reutilizadas, um frigorífico transformado em biblioteca e decoração com plantas. O espaço será um local de incentivo à leitura, convivência e contato com a natureza.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Pretende-se que a instalação de um espaço de leitura no recreio como forma de melhorar o espaço seja de caráter permanente.
- Criação de um espaço acolhedor e estimulante: que vá além das atividades físicas habituais, permitindo que os alunos possam desfrutar de momentos de tranquilidade e desenvolver o gosto pela leitura em contacto com a natureza.
- Integração com o Currículo Escolar: Este espaço pode ser utilizado para apoiar atividades educativas ligadas ao currículo escolar, como aulas de ciências, projetos de leitura em grupo e workshops sobre meio ambiente.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
• O uso de plantas autóctones é fundamental para promover a biodiversidade, porque são adaptadas ao clima e solo local.
• As plantas autóctones atraem e sustentam a fauna local, como insetos polinizadores (abelhas, borboletas), pássaros e outros pequenos animais, que dependem delas para alimentação e abrigo. Dessa forma, o projeto ajuda a criar um pequeno ecossistema no pátio da escola, estimulando a presença de diferentes espécies.
• O espaço pode ser utilizado como uma "sala de aula ao ar livre", onde os alunos aprendem sobre plantas autóctones, a importância da conservação da biodiversidade e os benefícios dos ecossistemas locais.
• As crianças e adolescentes poderão observar diretamente as interações entre plantas e animais, entendendo melhor a importância de manter e promover a diversidade biológica.
• As plantas autóctones, ou seja, nativas da região, têm uma grande capacidade de filtrar o ar, absorvendo dióxido de carbono (CO2) e libertando oxigénio (O2) durante a fotossíntese. Elas também podem capturar poluentes atmosféricos, contribuindo para reduzir a poluição no pátio e nas áreas circundantes.
• O uso de paletes de madeira para fazer bancos ou mesas evita que esses materiais sejam descartados e desperdiçados. Ao reaproveitar as paletes, reduz-se a necessidade de produzir novos materiais, economizando recursos naturais e diminuindo a geração de resíduos.
• Ao transformar um frigorífico antigo numa estante de livros, dá-se um novo uso a um objeto que, de outra forma, poderia ser descartado e contribuir para o acumular de lixo eletrónico.
• Ambiente acolhedor: Ao criar um espaço dedicado ao convívio e à leitura, promove-se a socialização entre os alunos, independentemente de suas origens, habilidades ou interesses. O canto de leitura torna-se um ponto de encontro onde todos são bem-vindos.
• Biblioteca diversificada: O frigorífico adaptado para biblioteca irá conter livros em diferentes idiomas e sobre diversas culturas, refletindo a diversidade da comunidade escolar. Isso incentiva os alunos a conhecerem e respeitarem culturas diferentes das suas, promovendo uma visão inclusiva e multicultural.
• Espaço de partilha e colaboração: Este canto pode ser utilizado para atividades colaborativas, como rodas de leitura ou discussões em grupo, onde cada voz é ouvida e respeitada, fomentando a inclusão de todas as opiniões e perspectivas.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
- “Brigadas de limpeza” – Semanalmente serão criadas equipas responsáveis pela limpeza e organização do espaço.
- “Cuidados com as Plantas” – Mensalmente e de forma rotativa, cada grupo/turma da escola deverá cuidar e tratar das plantas.
- “Biblioteca Comunitária” – Os livros da biblioteca podem ser levados livremente para casa. Periodicamente será realizada uma campanha para doação de novos livros e organização dos existentes.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
As crianças e os alunos participarão:
 Pintar as paletes;
 Concurso para ilustração do frigorífico;
 Pintar o exterior do frigorífico com a(s) ilustração(ões) eleitas;
 Decorar letreiro identificativo;
 Pintar vasos para as plantas;
 Plantar/semear as plantas.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
- Promoção do Bem-Estar Mental e Emocional: O contacto com a natureza no bem-estar social e emocional. A combinação de natureza com áreas de leitura proporciona um ambiente acolhedor e tranquilo, ajudando a melhorar o humor, a concentração e as relações sociais dos alunos. Por outro lado, a diversificação de áreas de interesse no pátio da escola contribui para a diminuição dos conflitos.
- Conexão com a Natureza: Um dos aspetos inovadores do projeto é a utilização do recreio como uma extensão do ambiente natural, que reforça a ligação entre as pessoas e a natureza. A inclusão de árvores, plantas e espaços ajardinados incentiva o contacto com o ambiente natural, o que pode aumentar a consciência ecológica e o respeito pelo meio ambiente.
- Benefícios para a Saúde Física: Além dos benefícios para a saúde mental, o ambiente ao ar livre estimula as pessoas a passarem mais tempo fora de portas, o que pode aumentar a atividade física, melhorar a qualidade do ar e promover um estilo de vida mais saudável.
- A reutilização de materiais: O uso de materiais sustentáveis para a criação dos bancos e a plantação de espécies nativas que requerem pouca manutenção torna o projeto ecologicamente responsável. A preocupação com a sustentabilidade é um aspeto diferenciador que reflete um compromisso com a preservação do ambiente e a promoção de práticas ecológicas.
- Convivência escolar: Fortalecimento dos laços entre alunos, desenvolvimento do sentido de comunidade.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
- O projeto iniciou em setembro com a pintura das paletes para os bancos e a oferta de um frigorífico para a biblioteca. Prevê-se que seja finalizado em janeiro de 2025.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Parcerias com:
- Associação de Pais e Encarregados de Educação para instalação do toldo;
- Pais e encarregados de educação com oferta de paletes e frigorifico;
- Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e Transição Energética da Câmara Municipal de Sintra (GSAT) e Junta de Freguesia com a oferta de plantas

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
- Toldo e materiais para a instalação, custo aproximado: 100 euros
- Tintas: 100 euros

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Taxa de Utilização dos Espaços Criados, através de observações e registos diários durante um mês.
- Nível de Satisfação dos Utilizadores: com a aplicação de inquéritos ou questionários, onde os participantes classificam a sua experiência com o espaço, incluindo perguntas sobre o conforto dos bancos, a variedade de livros, e a perceção de bem-estar ou relaxamento.
- Impacto na Leitura e Atividades ao Ar Livre: Monitorizar a quantidade de livros lidos ou emprestados da biblioteca/frigorífico e o tempo que os utilizadores passam no espaço verde.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Falta de financiamento para instalação do toldo e compra de floreiras para colocação no espaço

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: