Universidade Sénior de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
1.1 Um dos pontos fracos no espaço exterior da nossa instituição diria ser a acessibilidade. Tendo alguns utentes com mobilidade reduzida torna-se um bocado difícil todos terem a mesma facilidade ao seu acesso.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
1.2 Os espaços verdes e jardins, por estarmos ao ar livre e assim contrariamos a tendência de orientarmos todas as atividades para os espaços fechados. É nestes espaços também que se cria uma relação direta com o meio e com a natureza.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
371,50m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
100m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
O projeto de um Jardim Sensorial surgiu com a necessidade de recuperar um espaço exterior da instituição criando um espaço atrativo e funcional. Além desta vertente surgiu também a necessidade de conectar os nossos utentes a nível social assim como a nível pessoal através da estimulação sensorial.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente, pois seria um projeto que iria ser integrado na Universidade Sénior podendo ser criadas várias atividades para o aproveitamento do mesmo. Como também nas férias letivas dos alunos, poder servir de aproveitamento de tempo livre, fazendo com que os nossos alunos pudessem socializar e combaterem a solidão nesse período de tempo.
Explicite:
Um Jardim Sensorial permite envolver todos os sentidos dos utentes.
Por meio da interação com diferentes materiais e plantas, explorando texturas, aromas e formas, estimulando não apenas a visão e o tato, mas também o olfato e, em alguns casos, até mesmo o paladar.
Essa abordagem sensorial cria uma experiência imersiva que contribui para o desenvolvimento sensorial e motor, promovendo uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor.
Além de proporcionar estímulos sensoriais, o jardim sensorial pode ser uma ferramenta valiosa para práticas pedagógicas interdisciplinares.
Podemos incorporar atividades no espaço, relacionando temas botânicos a aulas de ciências, explorando a geometria das plantas em aulas de matemática ou fomentando discussões sobre sustentabilidade e meio ambiente.
Essa abordagem colaborativa entre disciplinas enriquece o aprendizado, conectando teoria e prática de maneira envolvente e significativa para os alunos.
Outro aspecto vital do jardim sensorial é seu impacto na saúde mental e no bem-estar emocional dos estudantes.
Esse ambiente tranquilo e estimulante funciona como um refúgio, oferecendo um espaço para pausas relaxantes e momentos de contemplação.
A conexão com a natureza em um sistema sensorial, comprovadamente, reduz os níveis de estresse e ansiedade, promovendo um ambiente propício para o aprendizado e o desenvolvimento emocional positivo.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Assim como qualquer outro tipo de jardim, um jardim sensorial requer cuidados e manutenção regulares para se manter saudável e bonito. É importante regar as plantas regularmente, podar as flores murchas e as folhas secas, adubar o solo periodicamente e controlar pragas e doenças. Além disso, é importante limpar e manter os elementos decorativos em bom estado, para garantir que o jardim permaneça atraente e funcional ao longo do tempo. Todas estas tarefas poderão ser executadas pelos nosso alunos seja voluntariamente seja por meio de alguma aula. ( ex: ciência, jardinagem..)
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os utentes participarão na fase de construção e elaboração do projeto bem como a escolha de todos os materiais e plantas necessárias para o jardim.
Após a escolha das plantas que serão meticulosamente escolhidas de modo a estimular os nossos sentidos:
Tato no seu Jardim Sensorial: folhas macias, espinhos delicados e cascas ásperas.
Olfato no Jardim Sensorial: escolher plantas aromáticas e criar ambientes perfumados, como por exemplo lavanda, manjericão, hortelã e jasmim.
Audição: aproveitar a tranquilidade proporcionada pelo som das plantas e fontes de água.
Paladar: cultivar ervas e frutas deliciosas para complementar sua experiência sensorial como por exemplo manjericão, salsa e tomilho, além disso, frutas como morangos, amoras e framboesas.
A fase seguinte que os utentes poderão participar será na plantação e construção do jardim.
Por fim participarão na manutenção do espaço e nos cuidados com todas as plantas.
Resumindo os utentes poderão fazer parte de toda a elaboração do projeto bem como usufruir do mesmo.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Um jardim sensorial beneficia a estimulação dos sentidos (visão, olfato, paladar, tato e a audição), sendo esta considerada a base das nossas aprendizagens. Portanto, o Jardim Sensorial e a diversidade de sensações transmitidas por este espaço promovem uma procura constante de novas interações, estimulando o desenvolvimento físico, mental e social/emocional de todas as pessoas, através dos sentidos.
O projeto pode servir como ferramenta de intervenção para os utentes com necessidades educativas (com diversas patologias). Para além da estimulação sensorial, podemos também trabalhar competências cognitivas , motoras e, ainda, de interação social/emocional.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Data de inicio: Janeiro 2025
Data de fim: Abril 2025
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A participação dos nossos parceiros é sempre essencial para o sucesso dos nossos projetos.
A Câmara Municipal ajudará na manutenção do jardim, cedendo recursos humanos (jardineiros) bem como as suas ferramentas de jardinagem.
A Junta de Freguesia também irá colaborar com recursos humanos, mas desta vez na vertente da construção.
O Teatro Metaphora ficará responsável pela estética do jardim garantindo que seja um espaço apelativo e relaxante aos seus usuários.
E por fim o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, onde poderemos adquirir informação e acompanhamento profissional, como também pedindo cedência de algumas plantas para constituírem o nosso jardim.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos Financeiros:600€
Recursos Humanos: Voluntários, utentes e parceiros
Recursos Materias:
-Kit 3 ferramentas de jardim pá, cultivador e enxada
-Tesoura de poda
-Luvas
-Pá
-Ripas de madeira
-Postes
-Corda
-Pregos
-Grava
-Casca de pinheiro
-Argila
-Calhau
-Substrato
-Sementes de plantas: manjericão, alfazema, salsa, coentros, hortelã, morangos, camomila e jasmim
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Indicadores de efetividade- aqueles que medem se as metas específicas do projeto foram atingidas ou não. Portanto, esse tipo de indicador aponta os efeitos sentidos pelos clientes do projeto a médio prazo
Indicadores de impacto- aqueles que medem os resultados obtidos a longo prazo com o projeto e mostram se a iniciativa atingiu o seu objetivo final
Indicadores de desempenho -que mostram o balanço final entre o que foi planejado e o que foi de fato realizado em um determinado período
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
As dificuldades que o projeto poderá enfrentar serão as de acessibilidade, meteorológicas, pois o espaço não é coberto, bem como a participação voluntária dos nossos utentes para a manutenção do espaço.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: