Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A nossa escola possui um espaço exterior localizado perto do pavilhão gimnodesportivo, com árvores do género Quercus e solo relvado que se encontra subvalorizado, uma vez que não constitui uma fonte de atração/entretenimento/lúdica/inclusiva que leve os alunos/comunidade educativa a disfrutar / usufruir deste espaço.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Os espaços que rodeiam a escola apresentam grandes áreas com diversos espaços verdes. Estas zonas são uma mais-valia, permitindo uma panóplia de atividades, entre elas, convívio, usufruto dos espaços verdes e contacto com plantas.
Com efeito, o espaço em causa possui uma mancha verde cuidada significativa, com árvores da família Quercus, que apresenta um grande potencial de sombra e proteção do solo, ajudando assim a mitigar as alterações climáticas, numa lógica do “Pensar Global, Agir Local”, promovendo assim, o desenvolvimento sustentável. Por outro lado, sendo um espaço de recreio dos alunos será importante potenciá-lo noutras dimensões.
Depois de requalificado, poderá vir a ser utilizado como sala de aula ao ar livre, onde se poderá realizar atividades que promovam o meio envolvente. Também poderá ser utilizado na ocupação de tempos livres (alunos, docentes, pessoal não docente), local de convívios da comunidade escolar e outras atividades que envolvam contacto com a Natureza.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
22964
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
400
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Tratando-se a nossa escola de uma comunidade educativa com um número significativo de alunos da Educação Inclusiva e multicultural, o espaço a intervencionar pretende-se que se torne uma valência em termos de estimulação dos órgãos dos Sentidos, ou seja, a criação de um Jardim Sensorial, aproveitando este espaço verde subvalorizado na escola para estimular a concentração e permitindo, a quem por ele passe, sentir o cheiro, descobrir formas e texturas através do toque, ouvir sons, ver o que há de mais belo no colorido , ou seja, saber observar a natureza em todas as suas dimensões.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de caracter permanente, pois os objetos a colocar ficarão, com a devida manutenção e supervisão, sempre no local.
De facto, o objetivo deste espaço é ser utilizado como espaço privilegiado para os alunos conviverem e realizarem jogos de carácter lúdicos (por exemplo: jogos tradicionais de dinâmica de grupo e mitigar a utilização excessiva dos telemóveis nos intervalos, hora de almoço, e restantes tempos livres), ou local de convívio e leitura. A ocupação do tempo livre dos alunos com as atividades, tem como intuito promover a adoção de comportamentos que promovam a saúde e o bem-estar.
O local poderá também ser um espaço para promover o contacto com a natureza, bem como a lecionação de aulas ao ar livre, com o objetivo de desenvolver diferentes competências na área dos Sentidos, por todos os alunos, numa lógica de inclusão e educação ambiental.
Especificar:
O Espaço a intervencionar, que terá um gongo, um carrilhão de vento, um carrilhão de baquetas, pavimento com diferentes texturas, uma pérgola de cores, um jardim vertical com paletes e cata-vento gigante colorido, bancos coloridos de paletes, e fitas em espirais coloridas, permitirá realizar atividades pedagógicas, tais como, atividades no espaço, relacionando temas das aulas de ciências, explorando a geometria nas aulas de matemática ou fomentando discussões sobre sustentabilidade e meio ambiente nas ciências e na geografia, alongar, praticar yoga nas aulas de educação física, por exemplo, e fomentar os sentidos em todas as áreas disciplinares , mas sobretudo com alunos da Educação Inclusiva. Poderá também ser um espaço que permitirá tranquilizar os alunos em momentos de maior stress ou perante comportamentos disruptivos. Poderá ser utilizado pelos clubes de Teatro, Desporto Escolar e, para desenvolver diferentes atividades. Também poderão dinamizar-se pequenos eventos para a comunidade local (crianças, jovens e idosos) de carácter cultural e pedagógicas.
Nas atividades lúdicas, este espaço permitirá momentos de relaxamento, de leitura, tempo de lazer de qualidade e terapêutico e também como espaço de utilização livre.
Explicite:
Sendo este espaço subvalorizado de espécies da família de Quercus, ao ser rentabilizado estar-se -á a preservar o espaço e a promover a biodiversidade do mesmo, ao mesmo tempo que, com o seu espaço de sombra, poder-se-á minimizar os impactos locais das alterações climáticas, de acordo com a premissa “Agir Local, Pensar Global”.
O projeto de um jardim sensorial que pretenderá despertar os sentidos (tato, audição, visão e olfato) por utilizar como metodologia diferentes texturas, sons imagens e cheiros, apresentam, não apenas benefícios terapêuticos, mas também educacionais, por tornar mais equitativo o sentido da aprendizagem, criando um ambiente de educação cooperativa e inclusiva.
Por outro lado, sendo um espaço mais silencioso, recatado e com os objetos supramencionado, poderá atrair a atenção, concentração dos alunos, diminuir o nível de stress e ansiedade, permitir desenvolver a curiosidade e criatividade, criando assim condições para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e da qualidade dos seus tempos livres.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A intervenção prevista será realizada pelos alunos, orientados pelos professores, com o intuito de promover o sentido de responsabilidade, desenvolver a consciência e responsabilidade ambiental e social dos alunos, promover o trabalho colaborativo entre docentes, alunos e pessoal não docente.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
A requalificação do espaço será realizada pelos alunos da Educação Especial, alunos voluntários de todas as turmas, encarregados de educação que queiram colaborar, sob a orientação dos professores/coordenadores do Eco-Escolas e professores da Educação Especial. Também contará com a colaboração de pessoal docente e pessoal não docente.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Os benefícios do projeto são visíveis a nível da saúde e do bem-estar, nomeadamente na saúde mental e no bem-estar emocional dos estudantes.
Este espaço de ambiente tranquilo e estimulante funciona como um refúgio, oferecendo um espaço para pausas relaxantes e momentos de contemplação.
Como aspeto inovador deste projeto, destaca-se a conexão com a natureza num sistema sensorial que, comprovadamente, reduz os níveis de stress e ansiedade, promovendo um ambiente propício também para a aprendizagem e o desenvolvimento emocional positivo.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início: janeiro de 2025 a maio de 2025.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O Agrupamento de Escolas, a Associação de Pais, a Câmara Municipal e Junta de Freguesia serão convidados a participar e a concretizar o projeto através do contributo material, humano e de divulgação do projeto junto de outras entidades parceiras destes mesmas, que poderão colaborar nesta iniciativa.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Os recursos financeiros necessários para a concretização do projeto rondarão os mil e quinhentos euros. Os recursos humanos serão os professores da escola, assistentes operacionais, alunos e encarregados de educação.
Os materiais a utilizar serão, sempre que possível, na sua grande maioria reutilizáveis e recicláveis.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Inquéritos de satisfação realizados a todos os intervenientes no projeto, especialmente aos alunos;
- Frequência da utilização do espaço pela comunidade educativa;
- Supervisionamento da correta utilização do espaço.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
As principais dificuldades poderão ser as de financiamento, atrasos no cumprimento dos prazos devido a falta de material (por exemplo), condições meteorológicas adversas e incompatibilidade de horários com os diferentes intervenientes na construção deste projeto, desde professores a encarregados de educação.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: