Escola Básica Integrada Sá Couto (Espinho)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
As áreas que carecem de intervenção são duas áreas de recreio do 1º ciclo e um
espaço verde na entrada do edifício escolar. Faltam mais zonas de sombra,
bancos e jogos no recreio dos 3.º e 4.º anos, no recreio dos 1.º e 2.º anos faltam
jogos e requalificação do jardim e na entrada do edifício há um espaço verde que
precisa de uma requalificação. Estes espaços precisam de ser equipados e
adaptados às necessidades dos alunos e aproximar os vários ciclos de ensino da
escola.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
O espaço exterior da escola é muito extenso. Nesta 1.ª fase pretende-se intervir em 3 zonas e posteriormente serão pensadas outras intervenções.
A zona 1 possui uma área verde grande, junto à biblioteca e ao pbx. Nesta zona pretende-se criar um jardim comunitário com a participação dos diferentes ciclos de ensino presentes na escola, o qual irá conter um compostor (“alimentado” pelas cascas das refeições da cantina).
A zona 2 (recreio das turmas dos 1.º e 2.º anos) possui zona de sombra, bancos e um espaço verde com algumas árvores. Pretende-se nesta zona, pintar jogos no chão, criar hortas por turma, cantinho das aromáticas e plantar flores em garrafas, pendurando-as nas grades da escola. Para alimentar o espaço verde pretende-se ter um compostor (alimentado pelas cascas dos lanches dos alunos).
A zona 3 (recreio das turmas dos 3.º e 4.º anos) possui uma zona de sombra e tem um jogo pintado no chão. Pretende-se nesta zona, pintar mais jogos no chão, plantar 2 árvores autóctones (para criar mais sombras) e colocar bancos construídos com paletes.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
5000 m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
Zona 1 = 65 m2 Zona 2 = 410 m2 Zona 3 = 455 m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Intervenção em 3 zonas: Zonas 1 e 2 áreas amplas e Zona 3 área comprida.
Na zona 1 pretende-se criar um jardim comunitário com a participação dos diferentes ciclos de ensino presentes na escola, o qual irá conter um compostor (“alimentado” pelas cascas das refeições da cantina) e 5 laranjeiras anãs (ou outra espécie) em honra das Comemorações dos 50 anos do Dr. Manuel Laranjeira (cada uma representa uma década).
Na zona 2 pretende-se pintar jogos no chão, criar hortas por turma, cantinho das aromáticas e plantar flores em garrafas, pendurando-as nas grades da escola. Para alimentar o espaço verde pretende-se ter um compostor (alimentado pelas cascas dos lanches dos alunos).
Na zona 3 pretende-se pintar mais jogos no chão, plantar 2 árvores autóctones (para criar mais sombras) e colocar bancos construídos com paletes.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de caráter permanente.
Explicite:
- atividades pedagógicas - cultivo de frutos e legumes; plantação de árvores, flores e ervas aromáticas; rega dos cultivos e plantações.
- atividades lúdicas – brincar; jogar; conversar.
- espaço de utilização livre – promover a interação e convívio entre os alunos nos recreios;
- promover a biodiversidade – ao plantar flores e árvores, são atraídas aves e insetos locais.
- melhorar a qualidade do ar – a criação do jardim comunitário, bem como a plantação de árvores promove a libertação de oxigénio e a melhoria da qualidade do ar.
- promover a inclusão – o jardim comunitário é inclusivo, no sentido em que toda a comunidade escolar pode participar e beneficiar desse espaço.
- melhorar as condições de aprendizagem – aprender em contacto com a natureza, com as diferentes atividades pedagógicas que se pretendem desenvolver e com a observação diária das mudanças da natureza envolvente.
- melhorar a qualidade dos tempos livres – através dos jogos pintados no chão pretende-se melhorar a qualidade dos tempos livres.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
- Organização dos espaços
- Rega das plantas
- Cultivo de legumes e frutas
- Plantação de árvores e flores
- Vigilância dos espaços verdes
- Recolha das cascas e colocação no compostor
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos inicialmente farão a seleção de jogos a pintar nos recreios, que se pretendem ser pintados em articulação com a Associação de Pais.
Os bancos serão construídos por familiares dos alunos e pintados pelos alunos em horário letivo.
O jardim comunitário será dividido de acordo com as turmas que pretendam intervir no mesmo. Serão apresentados projetos por essas turmas (seguindo algumas regras, para tornar-se um local harmonioso) e depois com a parceria da Câmara Municipal e Junta de Freguesia serão adquiridos os materiais e espécies naturais para a sua concretização.
A manutenção do espaço e o cultivo de frutos e legumes e plantação das flores e árvores será feita pelos alunos.
A aquisição das árvores e terra será em parceria com a Associação de Pais, Junta de Freguesia e Câmara Municipal.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A criação de ambientes propícios para a aprendizagem ao ar livre, para a realização de atividades lúdicas, permitirão melhorar a qualidade do ar, responder às necessidades dos alunos e consciencializar os alunos para a importância da criação de ambientes sustentáveis.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
De novembro de 2024 até junho de 2025.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
- Câmara Municipal de Espinho – fornecer árvores.
- Junta de Freguesia de Anta – arranjar terra.
- Associação de Pais – pintura de jogos no chão dos recreios, zonas 2 e 3.
- Lipor – fornecer 2 compostores.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
16 paletes (gratuito)
Tintas, pincéis e trinchas – 100 euros
2 árvores autóctones (gratuito, fornecido pela Câmara)
5 laranjeiras anãs - 150 euros
Garrafas e garrafões de plástico (trazidos pelos alunos)
Terra (gratuito, fornecido pela Câmara)
Substrato universal – 100 euros
Substrato biológico para horta – 30 euros
Sementes variadas – 20 euros
Casca de pinheiro – 100 euros
Pedras/seixos brancos – 100 euros
2 compostores (Lipor)
Limpeza de terrenos (jardineiros da Junta de Freguesia/Câmara)
Outros – 100 euros
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Propiciar a atividades pedagógicas e lúdicas ao ar livre.
- Melhorar a biodiversidade dos espaços exteriores.
- Promoção de convívio entre todos e articulação entre a comunidade educativa.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Indisponibilidade das parcerias.
Falta de recursos financeiros.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: