CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Externato Santa Joana (Valongo)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Espaço sem utilização absolutamente nenhuma, sem acesso.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Dar uma utilidade ao espaço transformando o mesmo em uma sala de uala exterior.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
15000

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
60

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
retirar a grade com a porta; continuar a parede desde o início da área até ao terceiro pilar
rosa do lado oposto e mais duas paredes com portas no lado direito a conectar aquela
parede anterior mais a parede rosa; porém a uma parte que tem um poste de eletricidade
,então a parede ira fazer um curva para que o poste fique no exterior. O teto de acrílico emtoda a área(diferente da parede) igual ao do recreio da nossa escola, para mais luz solar; e
uma parede extra a meio do primeiro e segundo pilar com uma abertura no lado direito
para a projeção.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
construir uma sala permanente para o eco-escolas e para outros conceitos e
serviços com um espacinho ao ar livre par executar um jardim vertical e uma mini horta,
pois não há uma sala com mesas para o clube; e vai ser utilizado para atividades
pedagógicas e lúdicas e vai ser um espaço de utilização livre.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Serão os próprios alunos a fazer a manutenção responsável do espaço.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Pretendemos auxílio de parceiros locais e outros, tal como, recursos financeiros, materiais
e humanos. Este projeto terá impacto em toda a comunidade educativa pelo conforto, lazer, convívio e
aprendizagem.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Com este projeto reaproveitamos uma área da escola sem função alguma, temos uma
sala que caiba muita gente e aprendemos mais facilmente conteúdos do eco-escolas

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Terá início no principio do verão e terminará no final do verão.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Pretendemos auxílio de parceiros locais e outros, tal como, recursos financeiros, materiais
e humanos

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Ainda não conseguimos apurar a totalidade das despesas.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Frequência de alunos no espaço, manutenção e durabilidade do espaço.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Cumprimento dos prazos e angariação de verbas.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: