CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica de Arreigada (Paços de Ferreira)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
• Falta de Estruturas para Atividades Lúdicas e Educativas
Escassez de espaços variados para brincadeira
Ausência de equipamentos para desenvolvimento cognitivo e social das crianças
• Baixa Biodiversidade e Conexão com a Natureza
Ausência de habitats para fauna local
Ausência de elementos naturais
• Deficiência de Sombra e Abrigo
Exposição ao sol
Falta de abrigos para chuva
• Espaços de Convivência Limitados
Poucos locais de socialização
Necessidade de zonas de leitura e tranquilidade
• Escassez de Recursos Pedagógicos ao Ar Livre
Espaço exterior pouco integrado no currículo
Ausência de sinalização educativa
• Falta de Iniciativas de Sustentabilidade Visível
Ausência de projetos de reutilização de materiais
Necessidade de mais práticas de sustentabilidade
• Espaço Pouco Inclusivo para Crianças com Necessidades Especiais
Falta de acessibilidade
Ausência de atividades sensoriais

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Dentro do recinto escolar não existe qualquer elemento arbóreo ou de interesse biológico que possa ser mantido. Toda a zona precisa de intervenção e colocação de elementos naturais, ecológicos e biodegradáveis que fomentem, não só a biodiversidade, mas também, toda a paisagem envolvente.
No entanto podemos explorar alguns pontos fortes da escola, tais como:
• Conexão com a Natureza e Áreas Verdes Existentes
Presença de áreas verdes
Sensibilização ecológica
• Espaço Seguro e Amplo para Atividades
Segurança e organização do espaço
Áreas amplas para atividades em grupo
• Comprometimento e Interesse por parte da Comunidade Escolar
Participação ativa de professores e alunos
Vínculo com a comunidade local
• Infraestrutura para Projetos de Sustentabilidade
Existência de algumas infraestruturas sustentáveis
Aproveitamento de materiais locais
• Espaços de Convivência e Socialização
Zonas de encontro e interação
Acessibilidade e inclusão
• Interesse pela Aprendizagem ao Ar Livre
Envolvimento em atividades ao ar livre
Espaço para explorações práticas
• Identidade Ecológica da Escola
Reputação como Eco-Escola
Projetos premiados e inovadores

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2106

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
1793

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção a realizar no espaço exterior do Centro Escolar de Arreigada é a criação do Eco-Pátio.
A proposta do Eco-Pátio aborda problemas fundamentais, como a falta de estruturas para atividades educativas ao ar livre e a baixa biodiversidade .
Outro ponto crítico a resolver é a falta de locais de convivência e lazer específicos . E
Assim, o Eco-Pátio não apenas transforma o recreio num ambiente lúdico e educativo, mas também inspira práticas sustentáveis e uma maior ligação das crianças com o meio ambiente, reforçando o compromisso da escola com a sustentabilidade.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A Intervenção do Eco-Pátio é de cariz permanente
As infraestruturas propostas, como caixas-ninho, hotel para insetos, charco para anfíbios, biblioteca de jardim e estruturas de madeira natural, foram projetadas para serem sustentáveis e de longo prazo, com materiais reforçados e adaptados ao ambiente exterior. Esta abordagem garante que o Eco-Pátio continue a oferecer benefícios ecológicos e educacionais às futuras gerações de alunos, promovendo continuamente a biodiversidade e a aprendizagem em contacto.
Além disso, a permanência do Eco-Pátio reforça o compromisso da escola com as práticas de sustentabilidade e o legado do programa Eco-Escolas, consolidando a identidade da escola como um espaço inovador em educação e conservação da natureza e do património natural.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
A criação do Projeto Eco-Pátio da Escola Básica de Arreigada assenta em três eixos primordiais, sendo eles:
• A importância do Eco-Pátio para o desenvolvimento integral das crianças;
• Sustentabilidade e biodiversidade;
• Inovação no contexto escolar;
O Eco-Pátio é mais do que um espaço de lazer; é uma extensão da sala de aula que oferece um ambiente sonoro e educativo. Este espaço permite que as crianças explorem e compreendam a natureza, enquanto desenvolvem competências sociais e emocionais ao interagir com colegas de forma criativa e cooperativa. Elementos como a biblioteca de jardim e os bancos de troncos incentivam a leitura e a partilha de conhecimentos em grupo, promovendo o desenvolvimento cognitivo das crianças em contexto “fora da sala de aula”.
Além disso, o ambiente natural e os elementos de brincadeira feitos a partir de materiais reciclados e orgânicos, como o baloiço de tronco e a casa de hobbit, estimulam a criatividade e o pensamento crítico das crianças, permitindo-lhes aprender de forma lúdica e prática sobre o meio ambiente e sobre formas sustentáveis e ecológicas permitindo um conhecimento holístico sobre a importância da natureza.

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
O Eco-Pátio incorpora infraestruturas essenciais para a biodiversidade, funcionando como um ecossistema em miniatura que acolhe e sustenta várias espécies. Elementos como as caixas-ninho, o hotel para instruções e a sebe de madeira morta são um convite para a observação direta da fauna local, permitindo que as crianças aprendam sobre as necessidades e o comportamento das aves, informações, répteis e anfíbios. O carvão para os anfíbios, por exemplo, vai sensibilizar os alunos para o ciclo de vida dos animais e a importância da água nos ecossistemas.
Ao cuidar desses espaços e ao aprender sobre os seus habitantes, os alunos desenvolvem um sentido de responsabilidade ambiental e de preservação da natureza, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e ativos na defesa do património natural.
O Eco-Pátio é uma verdadeira ferramenta de aprendizagem prática que promove a comunicação, a cooperação, e a resolução de problemas entre os alunos. Ao interagirem com diferentes infraestruturas e habitats, as crianças desenvolvem competências de observação, investigação e análise, fundamentais para o pensamento científico.
Para além disso, o Eco-Pátio fomenta competências e sociais, já que os alunos aprendem a respeitar e a cuidar do espaço, a partilhar recursos e a trabalhar em conjunto. Assim, o projeto promove um ambiente de aprendizagem multidimensional que prepara os alunos para desafios futuros e para uma cidadania mais comprometida com os valores sociais, culturais e naturais.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Serão os próprios alunos, principais utilizadores, que zelarão pela manutenção e conservação dos espaços. As estruturas a construir têm durabilidade. Contudo, sempre que seja necessário reconstruir ou “compor” alguma das estruturas, há sensibilidade por parte dos órgãos autárquicos, nomeadamente Junta de Freguesia e Município, para colaborar na manutenção deste espaço que se prevê de referência no concelho e até, quiçá, nacional.
Semanalmente a brigada dos recreios fará a “inspeção” aos espaços, verificando o seu estado de conservação.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Serão os próprios alunos que construirão, com a ajuda dos adultos (professores, assistentes operacionais e técnicos do Observatório Ambiental) todas as estruturas previstas. Construir com as suas mãos é uma forma de se apropriarem da sua obra e de reforçarem o sentido de pertença.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O Eco-Pátio distingue-se pelo seu conceito inovador que alia o recreio à educação ambiental e ao desenvolvimento de competências. Em vez de equipamentos de recreio casualmente, o projeto utiliza elementos naturais, como troncos de árvores para criar bancos, baloiços e até uma biblioteca de jardim. Estes elementos são adaptados ao espaço escolar de uma forma que promove a sustentabilidade e o contato direto com a natureza, permitindo uma vivência
A inclusão de um reptilário e de uma casa de hobbit estimula a imaginação das crianças e a criação de um ambiente de brincadeira que respeite a identidade natural do espaço. Este conceito responde às exigências do ensino moderno ao proporcionar um ambiente de aprendizagem que vai além das quatro paredes da sala de aula e que é inclusivo, integrador e inovador.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
4/11/2024- Iniciaremos com o charco;
Sendo um projeto bastante ambicioso, não podemos prometer a conclusão neste ano letivo.
Contudo, no final do ano letivo 2024/2025 (junho), pretendemos ter concluído o seguinte: baloiço de tronco, biblioárvore (biblioteca de jardim), bancos de troncos, caixas-ninho, sebe de madeira morta, hortas, trilho sensorial, abrigo para répteis e mamíferos, bug-hotel, teia de rede para trepar, charco, saltar troncos e, se possível, ou o megafone na floresta ou a escalada na floresta. Num sonho quase impossível, pois temos consciência das dificuldades, terminaríamos tudo, inclusive a casa na árvore e a caverna do hobbit. Com estas duas últimas não nos podemos comprometer pois sabemos que poderemos ter que as concluir apenas no ano letivo seguinte.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Os nossos parceiros são fundamentais: encarregados de educação e comunidade em geral, que poderão ajudar na construção no dia aberto à comunidade. Mas essenciais são também as Juntas de Freguesia que nos ajudam a arranjar materiais e o Município. Parceiro imprescindível é o Observatório Ambiental e os seus técnicos que nos orientam na construção de todas as infraestruturas e nos acompanham na sua execução.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos humanos: alunos, pessoal docente e não docente; 2 técnicos do Observatório Ambiental; alguns pais;
Recursos materiais: essencialmente tudo será feito à base de madeira; já temos alguns troncos, faltam os materiais para completar...rede, corda, portas para a biblioarvore...falta também madeira para algumas construções ...
Recursos financeiros: ainda sem uma ideia específica do que vamos gastar, uma vez que iremos utilizar muitos elementos naturais, temos a certeza de que para construir o nosso eco-pátio precisaremos de alguns milhares de euros, mas que estimamos rondar os 2000€.
Recursos financeiros

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Nº de utilizações dos espaços livremente (de forma lúdica- recreios);
- Nº de utilizações dos espaços como recurso para a atividade letiva;
- Nº de utilizações dos espaços pela comunidade educativa.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Dificuldade em arranjar materiais;
-Falta de verba para adquirir os materiais;

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: