Escola EBI do Esteval (Montijo)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O espaço exterior a intervencionar insere-se numa zona com um pavilhão desportivo.
A área envolvente ao pavilhão praticamente não tem sofrido qualquer melhoria embora seja um espaço suficientemente amplo para a utilização de atividades lúdicas/desportivas, que tem sido assim, completamente desaproveitado. Esta zona tem também um portão para o exterior e que permite às associações locais o seu acesso e utilização de forma independente nos períodos em que as aulas não estejam em funcionamento. O acesso de alunos e professores é feito por um portão interno.
Trata-se ainda de um solo esquelético e pobre com algum entulho enterrado, mas muito compactado devido às obras de construção da escola. Tem por isso cobertura vegetal escassa e breve, pois apenas são visíveis alguns manchas de vegetação em meses mais chuvosos. Inicialmente teve projetado dois setores de rega cujas caixas ainda existem, mas que nunca foi terminado.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
O espaço a intervencionar é circundante ao pavilhão desportivo pelo que pode ser reconvertido para uma utilização desportiva/lúdica, pretendendo-se com este projeto a instalação de um pequeno circuito de manutenção com nove estações, onde todos aos alunos poderão desenvolver as suas capacidades físicas de uma forma harmoniosa e em constante harmonia com o meio ambiente. As infraestruturas de rega são preexistentes e a fase de reparação/conclusão está a ser avaliada pela Câmara Municipal do Montijo. Também já possui uma caixa de areia que pode ser incluída no circuito e a instalação de algumas árvores foi também já conseguida através do projeto eco escolas. A instalação de uma cobertura vegetal e aumento das espécies arbóreas e arbustivas em harmonia com as “estações” de treino a colocar no circuito, potenciaria uma zona atualmente abandonada num local mais atraente e convidativo da prática desportiva ampliando-se um leque de oportunidades e de oferta de exercícios que visam a força, resistência, agilidade e o equilíbrio, entre outros a toda a comunidade educativa.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
14 000
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
1360
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
As intervenções serão feitas nos seguintes níveis:
• construção das estações de treino utilizando de preferência materiais reciclados ou reutilizados como por exemplo postes de madeira que, entretanto, foram substituídos e são muitas vezes doados, pneus, etc...desenvolvendo-se competências no domínio da educação ambiental;
• reparação/conclusão dos setores de rega gota a gota, pois que as poucas árvores que o projeto tem vindo a instalar são atualmente regados a balde pela boa vontade de uma funcionária por se tratar de uma zona afastada da horta escolar cuja manutenção é feita por alunos dos 1.º e 2.º ciclos da Unidade de Apoio á Aprendizagem e cuja supervisão tem por isto que ser constante;
• continuação da plantação das árvores autóctones (oliveiras e sobreiros);
- instalação de cobertura vegetal do solo com a sementeira de espécies herbáceas adaptadas ao nosso clima e de preferência autóctones. Para uma maior eficiência hídrica, resistência ao pisoteio, auxílio na descompactação do solo através das raízes, incorporação de matéria orgânica por mulching, preconizamos a sementeira de consociação de diversas espécies de trevos. pensamos assim criar as condições favoráveis para o desenvolvimento de biodiversidade da flora e animal do solo;
-instalação de bancos de alfazemas;
-revestimento dos muros envolventes com a plantação de trepadeiras como glicínias e das paredes do pavilhão (frontal ao portão de entrada) com buganvílias .
Buscamos assim a renaturalização destes espaços maximizando a área vegetal usando como suporte as paredes do pavilhão e dos muros, a melhoria da estrutura de um solo pobre e sem vida e o aumento das as zonas de sombra pelo aumento do número de árvores. Deste conjunto resultarão áreas mais frescas e esteticamente mais agradáveis, ao mesmo tempo se que respondam às necessidades educativas específicas da comunidade escolar em oferta de condições para a prática desportiva ao ar livre, promotoras da diversidade e a inclusão, da interação intercultural e fomentadoras do bem-estar.
O espaço a intervencionar servirá para fins pedagógicos, uma vez que o circuito de manutenção a ser criado, servirá de apoio às aulas de Educação Física, a fim de promover as capacidades físicas dos alunos. Ao serem criadas áreas verdes, com árvores de sobra, convidará também os docentes das restantes disciplinas a ministrarem as suas aulas, ao ar livre, sem terem de ficar fechados numa sala.
Irá promover atividades lúdicas, uma vez que alunos ficarão com um espaço para conviver, ler, brincar, jogar... O circuito de manutenção terá a descrição de cada exercício em língua portuguesa e inglesa e possuirá, também, um QR Code. Assim, ficará um espaço de utilização livre, pois promoverá a realização de jogos/atividades entre alunos sem a necessidade da explicação de um professor.
As nove estações planeadas, ficarão espalhadas por três zonas distintas, ficando três estações em cada zona.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
• A intervenção é de caráter permanente pois que a implementação do projeto irá dotar a escola e a comunidade local de um espaço com maior oferta pedagógica e de lazer, esteticamente mais aprazível, ao mesmo tempo que são promovidos princípios de educação ambiental e sustentabilidade.
As árvores e os arbustos serão permanentes e os estratos herbáceos apesar de ciclos de vida mais curtos, dotarão o solo de um banco de sementes que lhe permitirá a renovação na estação seguinte.
As estações do circuito serão instaladas em definito.
Explicite:
Potencializar as capacidades físicas dos alunos, promover o bem-estar físico e mental dos discentes, proporcionar novas atividades desportivas aos alunos, sensibilizando para a prática de atividade física como promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A manutenção da componente vegetal será feita pelos alunos no que concerne á sementeira, plantação e eventuais operações de retancha.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
A elaboração e implementação deste projeto resulta da parceria entre o projeto eco escolas, grupo de educação física, alunos da horta escolar e Câmara Municipal do Montijo.
Nas fases de sementeira e plantação, á semelhança de anos anteriores desde que se iniciou o projeto eco escolas, serão envolvidos os alunos do pré escolar e 1.º ciclo com o apoio dos serviço municipal de jardinagem. Uma vez concluído, será integrado nas práticas de ensino-aprendizagem de todos os alunos de 2.º e 3.º ciclos através da disciplina de educação física e pela comunidade envolvente á escola através da Associação local de Moradores.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O principal aspeto diferenciador reflete-se neste cruzamento entre as preocupações ambientais e de sustentabilidade aliados á adoção de hábitos saudáveis pela promoção a atividade desportiva ao ar livre. Sob o ponto de vista estético, a transformação de uma área nua em área verde e desportiva promove o bem-estar geral da comunidade bem como a sua maior interação social.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Data de inicio: Janeiro 2025
Data de fim: Maio 2025
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A cooperação com os nossos parceiros tem sido uma marca imprescindível para o sucesso dos nossos projetos no âmbito do eco escolas e tem permitido uma significativa melhoria ao nível dos espaços exteriores e interiores da nossa escola. Entre estes salientamos a Casa do Ambiente da CMM e a agência regional de energia S. Energia.
Na implementação deste projeto em concreto, a Câmara Municipal ajudará cedendo algumas das plantas disponíveis nos seus viveiros bem como os jardineiros para apoio á plantação de árvores e bancos de arbustos e reparação/conclusão do sistema de rega preferencialmente gota a gota junto das espécies arbustivas e arbóreas.
Para a instalação/fixação das estações do circuito iremos também solicitar ajuda junto da autarquia.
Como prémio global atribuído no ano letivo anterior pela S. Energia pela participação do nosso projeto Eco escolas no Peddy App foi escolhida a parede de escalada que será montada numa das paredes do pavilhão desportivo. A horta escolar do projeto eco escolas irá participar com os seus alunos e ferramentas na instalação e manutenção da componente vegetal.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
-Postes
-Cordas
-Pregos
-Tintas
-Sementes de plantas
-Arbustos e árvores (alguns terão que ser adquiridos pois não existem no viveiro da autarquia)
-Adubo
-Pedras decorativas
-Casca de pinheiro
-Banco de jardim
-Substrato
-artigos desportivos para complemento dos exercícios nas estações do circuito
-O orçamento para o projeto que ronda os 800 euros
-Os recursos humanos que incluem alunos, professores, assistentes operacionais e autarquias
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
-Sobrevivência dos cobertos vegetais e consequente melhoria na estrutura do solo visualizando-se o
desenvolvimento da biodiversidade animal e vegetal do solo.
- Aumento das zonas de sombra e frescura do espaço.
- Utilização pela comunidade: Monitorização do número de atividades realizadas, frequência de
utilização do espaço e n.º de utentes.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
-Manutenção das plantas no meses de férias escolares, em particular nos meses quentes
-Intervenção encadeada das diferentes equipas das entidades parceiras ( jardins, águas, instalação de mobiliário etc.) cujos agendamentos poderão comprometer a calendarização
-Condicionantes edáfico climáticas
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: